PROJETO ALECRIM
PROJETO ALECRIM GRUPO III/2º SEMESTRE/2002 PRINCIPAIS ÁREAS INTEGRADAS AO PROJETO: CIÊNCIAS, LINGUAGEM E ARTES PROFESSORAS: FÁTIMA SABOIA E JÓYCE DE BRITO PERÍODO:4 MESES
MOMENTO DA PROBLEMATIZAÇÃO TEMA SUGERIDO PELAS PROFESSORAS (EXPLORAR EM FORMA DE ESTUDO, A ÁREA VERDE EXISTENTE NO NDC E NO PICI); CONHECIMENTOS PRÉVIOS DAS CRIANÇAS SOBRE ALGUMAS PLANTAS (ALECRIM – DETONADOR); PROPOSTA DE PESQUISAS SOBRE O TEMA
OBJETIVOS AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DAS CRIANÇAS SOBRE A IMENSA VARIEDADE DE PLANTAS EXISTENTES NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE; IDENTIFICAÇÃO DA FUNÇÃO DE ALGUMAS DELAS (MEDICINAIS/ALIMENTÍCIAS);
CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS (PINTURAS, PAINÉIS COLETIVOS, DESENHOS); UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM CIENTÍFICA NA ORGANIZAÇÃO, EXPRESSÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA SOBRE O TEMA.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO APRESENTAÇÃO DA MÚSICA ALECRIM: ALECRIM, ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO SEM SER SEMEADO FOI MEU AMOR, FOI MEU AMOR QUEM ME DISSE ASSIM QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM
1 - VISITA AO HORTO MEDICINAL AULAS-PASSEIO: 1 - VISITA AO HORTO MEDICINAL OBSERVAÇÃO DOS CANTEIROS; IDENTIFICAÇÃO DOS NOMES DAS PLANTAS NAS PLACAS; COLETA DE ALGUNS EXEMPLARES (ALECRIM, AGRIÃO, BABOSA, MALVARIÇO);
PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO; ATIVIDADES ARTÍSTICAS DE REPRESENTAÇÃO DO PASSEIO; SOCIALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS REALIZADAS.
PESQUISANDO NO HORTO MEDICINAL
2 – VISITA À HORTICULTURA OBSERVAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE PLANTAS; IDENTIFICAÇÃO DAS ÁRVORES FRUTÍFERAS, DEGUSTAÇÃO DE FRUTAS; REGISTRO DOS NOMES DAS PLANTAS ATRAVÉS DE DESENHOS E ESCRITAS;
AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
1 – GERMINAÇÃO DE FEIJÕES EXPERIÊNCIAS 1 – GERMINAÇÃO DE FEIJÕES GERMINAÇÃO DE FEIJÕES EM VIDRO (MATERIAL NECESSÁRIO); OBSERVAÇÃO DIÁRIA DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS; REGISTRO DIÁRIO DAS TRANSFORMAÇÕES ATRAVÉS DE DESENHOS E ESCRITAS; APRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA POR CADA CRIANÇA.
GERMINAÇÃO DE FEIJÕES
2 – PINTURA COM FLORES PASSEIO NOS ARREDORES DO NDC PARA COLETA DE FOLHAS E FLORES; IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL COLETADO; PRODUÇÕES ARTÍSTICAS COM AS FLORES COLHIDAS/CONFECÇÃO DE UM PAINEL.
PASSEIO AOS ARREDORES DO NDC (COLETA DE FOLHAS E FLORES)
3-COLORAÇÃO DO CRISÂNTEMO OBSERVAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS COM OS CRISÂTEMOS; REPRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE DESENHO E ESCRITA;
CONFECÇÃO DE INSTRUMENTO MUSICAL CONFECÇÃO DE UM MARACÁ COM O JIRIQUITI COLETADO NA AULA-PASSEIO À HORTICULTURA; - APRESENTAÇÃO DA MÚSICA ALECRIM COM OS MARACÁS
RODA DE MÚSICA COM O MARACÁ CONFECCIONADO COM “JIRIQUITIS”
CONSTRUÇÃO DOS CANTEIROS DO NDC ESCOLHA DAS PLANTAS PARA OS CANTEIROS (FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES E MEDICINAIS); CONVERSA COM UM AGRÔNOMO SOBRE O PLANTIO; PLANTIO REALIZADO POR CADA CRIANÇA; PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO.
OS CANTEIROS DO NDC
TEXTOS COLETIVOS (PASSEIO AO HORTO MEDICINAL E CONFECÇÃO DOS CANTEIROS DO NDC)
PRODUÇÕES ARTÍSTICAS - DESENHOS DO ALECRIM; CONFECÇÃO DE UM PAINEL COLETIVO COM OS DESENHOS E PINTURAS DAS CRIANÇAS; REPRESENTAÇÃO DAS AULAS-PASSEIO CONFECÇÃO DE UM PAINEL COM PINTURAS COM FLORES; DESENHO E PINTURA DA CAMISETA.
PINTURAS DO ALECRIM
PAINÉIS COM AS PESQUISAS
PINTANDO A CAMISETA
AS PLANTAS E A ALIMENTAÇÃO CONVERSA SOBRE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL; A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO CORRETA PARA O DESENVOLVIMENTO; RECEITA DE UM SANDUÍCHE (MONSTROQUEIJO); DEGUSTAÇÃO DE TODOS OS INGREDIENTES UM A UM E DO SANDUÍCHE.
FAZENDO O MONSTROQUEIJO
COMENDO O MONSTROQUEIJO
Boas Férias!!!