Texto expositivo & argumentativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
TCC: Monografia e/ou Artigo
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
Ensaiando um ensaio.
Curso de Especialização
ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores.
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
Montagem de Textos Dissertativos
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
O texto argumentativo.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Panorama geral sobre Artigo de Opinião
A estrutura do artigo de opinião
TEXTO E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
DISSERTAÇÃO.
Professora Camile Baccin
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
GênerosTextuais Tipos textuais.
Artigo de Opinião GT6.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Resenha Produção de texto.
Prof.ª Irislane Figueiredo
GÊNEROS JORNALÍSTICOS Professor Marlos Pires Gonçalves
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.
CARTA ARGUMENTATIVA CARACTERÍSTICAS E EXEMPLO Professora Ana Carolina
REDAÇÃO TURMA 22.
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
O texto argumentativo.
Tipologia Textual: Textos Argumentativos Definição
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
REDAÇÃO.
Professora Aline Duarte
GÊNEROS TEXTUAIS: MANIFESTO, ARTIGO DE OPINIÃO E NOTÍCIA
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Texto Dissertativo Argumentativo
Facilitadora: Marcela Alves
Redigindo a opinião do grupo.
Artigo de opinião.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
A dissertação: esmiuçando o gênero
RESENHA.
A Dissertação.
Leitura e interpretação de texto
DESMISTIFICANDO... Escrever não é dom.
Descrição, exposição e dissertação Gloriosas 3m1, 3m2 e 3m3!
Leitura e interpretação de texto
TIPOLOGIA TEXTUAL.
Carta do leitor Jornais, revista, sites, etc. Beatriz Paulino é a autora da carta. Não é preciso ser um profissional jornalístico para escrever esse gênero.
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Crônica argumentativa
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Como redigir um bom texto?
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
 Como diz o nome, ela tem a função de adicionar informações ou algo relativo ao texto. E NÃO SÓ MAS TAMBÉM NEM.
Tipologia textual Dissertação.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
PROJETOS PESSOAIS 1ª FASE: COMO CONSTRUIR O SUMÁRIO E A INTRODUÇÃO???
Transcrição da apresentação:

Texto expositivo & argumentativo Professora: Rosimeire

O QUE É TEXTO EXPOSITIVO? O texto expositivo é aquele que apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, descrevendo e enumerando suas características. Remete à ideia de explicar um assunto, tema, coisa, situação ou acontecimento, que se pretende apresentar. Deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.

É importante apresentar bastante informações, caso se trate de algo desconhecido para o leitor. O texto expositivo deve ser abrangente e deve ser compreendido por diferentes tipos de leitores. Quando se trata de temas polêmicos, a apresentação de argumentos se faz necessária para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.

Na organização do texto expositivo, é necessário: escolher o tema a desenvolver, definir o propósito e objetivos do texto, conhecer o destinatário da exposição, pesquisar a informação sobre o tema, selecionar os dados de interesse.

O texto expositivo pode apresentar recursos como a: - instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas; - informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido; - descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;

- definição, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando; - enumeração, quando envolve a identificação e apresentação sequencial de informações referentes àquilo que estamos escrevendo; - comparação, quando o autor quer garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer;

- o contraste, quando, ao analisar determinada questão, o autor do texto deseja mostrar que ela pode ser observada por mais de um ângulo, ou que há posições contrárias.

A exposição escrita surge, com frequência, sob as formas de texto informativo-expositivo ou expositivo-argumentativo.  O informativo-expositivo: transmite informações e indicações que digam respeito a fatos concretos e referências reais; o expositivo-argumentativo: defende uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Anotem isso daí!!!

TEXTO ARGUMENTATIVO A tipologia textual argumentativa, é geralmente aplicada em redações do Enem e vestibulares em geral, inclui diferentes gêneros. Por exemplo: dissertação, artigo de opinião, carta argumentativa, editorial, resenha argumentativa, etc.

Todo e qualquer texto argumentativo, visa ao convencimento de seu ouvinte/leitor. Sempre se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende veicular e a respeito do qual se pretende convencer esse interlocutor. Nos gêneros argumentativos escritos, convém que essa tese seja apresentada, de maneira clara, logo de início e que, depois, através de uma argumentação objetiva e de diversidade lexical seja sustentada/defendida, com vistas ao mencionado convencimento.

Estrutura Geral do texto argumentativo Introdução: é a parte do texto argumentativo em que apresentamos o assunto de que trataremos e a tese a ser desenvolvida a respeito desse assunto. Desenvolvimento: é a argumentação propriamente dita, correspondendo aos desdobramentos da tese apresentada. É o ‘coração’ do texto, por isso se desdobra em mais de um parágrafo. De modo geral, cada argumentação em defesa da tese geral do texto corresponde a um parágrafo. Conclusão: a parte final do texto em que retomamos a tese central, agora já respaldada pelos argumentos desenvolvidos ao longo do texto.

Referências: http://www.infopedia.pt/$texto-expositivo http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm http://www.profteresa.net/oficinaescrita/Of_Escrita_Ficha21_txtexpos_arg.pdf http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/argumentacao.html