ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUIPAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL.
Advertisements

DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Ativo Imobilizado e Amortização Afonso Rodrigo de David
Cap. 15- Ativo Permanente e Depreciação
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Depreciação, exaustão e amortização
Depreciação Capítulo 13 Depreciação e Amortização Depreciação
Ativo Imobilizado Fontes bibliográficas:
ANÁLISE DOS BALANÇOS EXERCÍCIO 2012 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Contabilidade Intermediária
A ESTRUTURA DO SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS (Cont.): AS TRUs Sílvia Helena G. de Miranda LES-ESALQ LES 200 – Contabilidade Social Setembro 2015.
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Capítulo III Contas Nacionais: Problemas de Mensuração.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Análise das Demonstrações Contábeis Prof.Dr. Denis Dall’ Asta ECONÔMICO X FINANCEIRO Ter lucro, mas não ter dinheiro, e vice-versa, é mais comum do que.
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
DIREITO EMPRESARIAL Regula as atividades dos empresários (pessoas físicas) e das sociedades empresárias (pessoas jurídicas) no desenvolvimento de suas.
Exercício 5.14 No Balancete de Verificação da Cia. Itamaracá Ltda constavam, em X5, os saldos das seguintes contas (em $) : Caixa ; Clientes.
Currículo resumido do professor: Mestre em Administração de Empresas UNIFECAP SP, Especialista em Estatística UFJF MG, Graduado em Administração UFV MG.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Tributação Direta das Pessoas Jurídicas
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Criação de Novos Negócios.
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO Tema: A importância do profissional contábil diante das inovações na Contabilidade Aplicada ao Setor.
Estabelecimento Empresarial. Para explicar o que vem a ser aviamento, é necessário ponderar que o estabelecimento tem condições de produzir lucro para.
Contribuição ao PIS e COFINS Roberto Quiroga Mosquera Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello.
Aula Teórica nº 2 Sumário: 2. Medição da Actividade Económica e das Variáveis Económicas 2.1. Medição do produto e do desemprego Medição do produto.
Profa. Leonice Oliveira CONTABILIDADE CONTINUAÇÃO.
1/6/20161 RESERVA LEGAL Art. 193 da Lei 6.404/76 – não modificado pela Lei de 27 de dezembro de 2007 e Lei de 27 de maio de 2009 Professor:
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 15.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Noções Introdutórias Facilitador: Antomar de Oliveira Rios.
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Resultados 1º trimestre Relações com o Mercado Lucro Líquido Lucro Líquido de R$ 1,723 bilhão, sendo R$ 650 milhões em Seguros, Previdência e Capitalização.
2/6/ AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PELO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Professor: José Raymundo Sobrinho UCAM - UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Avaliação de Investimentos em outras Sociedades IRPJ 2013.
Investimentos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Balancete de Verificação Relação de todas as contas Patrimoniais e de Resultado Serve para verificar : saldo de cada conta após o registro dos fatos contábeis.
ATIVO. Definição do Ativo A qualificação de um elemento como ativo está limitada a sua forma de aquisição. O ativo compreende as aplicações de recursos.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Integração IRPJ, IRPF e IRF IRPJ
Nova Estrutura do Balanço: Grupos, Contas e Extinção EQUIPE: Adenilson Marcos João Pedro Laura Brandão Sirley Almeida Sarah Aguiar.
Tecnologia em Gestão da Qualidade Contabilidade Introdutória Setor de Educação Profissional e Tecnológica Setor de Educação Profissional e Tecnológica.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
1 Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Prof. Dr. José Carlos Marion 1 CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 09- Contabilidade por Balanços Sucessivos.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
André Amorim. DFC Três Grupos: 1 – Atividades Operacionais; 2 – Atividades de Investimento; 3 – Atividades de Financiamento;
D R E  - Ao final de cada exercício social, conforme Lei das S/A a contabilidade elabora o retorno resultante do investimento dos donos da empresa.
MBA EM CONTROLADORIA Gestão Tributária Profª. Adriana Aluno: João Paulo Cerrone.
Questionário 1 - Qual definição de ativo? E ativo industrial? R: Ativo é todo bem ou direito que a empresa possui em um determinado momento, resultante.
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
AULA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
PROF. ROGER MÜLLER apres1 DAGEE GESTÃO DE CUSTOS II.
Condomínio Conjunto Residencial dos Estados
BALANÇO PATRIMONIAL.
Transcrição da apresentação:

ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo, Subgrupo do Ativo Permanente.

Definindo o Imobilizado: De acordo com Marion, “Imobilizado são as aplicações que tenham por objetivo bens destinas à manutenção da atividade operacional da empresa, tais como: imóvel (onde estar sediada a empresa), instalações, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos (no caso de indústria), marcas e patentes, etc.”

Classificando o Imobilizado São os bens e direitos, tangíveis e intangíveis, utilizados na consecução das atividades-fim da entidade. Bens Tangíveis (aqueles que tem corpo físico, tais como terrenos, máquinas, veículos, benfeitorias em propriedades arredadas, direitos sobre recursos naturais, entre outros. Bens Intangíveis (aqueles cujo o valor reside não em qualquer propriedade física, mas nos direitos de propriedade legalmente conferidos aos seus possuidores, tais como: patentes, direitos autorais, marcas entre outros. Também são integralizados no Imobilizado, construção em andamento, mesmo que ainda não em operação.

Gastos do Período: São os que devem ser agregados às contas de despesas do período, pois beneficiam somente um exercício e são necessários para manter o imobilizado em condições de operar, não aumentando os valores, tais como manutenção de equipamentos. Gastos no Imobilizado Gastos de Capital: São os que irão beneficiar mais de um exercício social e devem ser agregados no Imobilizado, como aquisição de bens.

Itens do Ativo Imobilizado Terrenos (Verdadeiramente utilizados pela empresa; Edifícios (idem ao terrenos); Instalações (integradas os Edifícios: hidráulicos, contra- incêndios, elétricas, sanitárias, etc.) Máquinas e Equipamentos (para realizar as atividades da empresa); Móveis e Utensílios (mesas, cadeiras, arquivos, etc.)

Itens do Ativo Imobilizado Veículos (utilização para cargas, vendas, administração); Ferramentas (com vida útil superior a um ano); Benfeitorias em Propriedade Arrendadas (construções, instalações em prédios de terceiros); Direito sobre Recursos Naturais (aquisição de direito para exploração); Marcas e Patentes (gastos com registros, nome, gastos de aquisição de direitos e etc.)

Definindo Correção Monetária É o reajuste periódico de certos preços na economia pelo valor da inflação passada, com o objetivo de compensar a perda do poder aquisitivo da moeda. Art Nas demonstrações financeiras deverão ser considerados os efeitos da modificação no poder de compra da moeda nacional sobre o valor dos elementos do patrimônio e os resultados do exercício.

Art Correção Monetária – Sociedades de Economia Mista – Sas. § 1º. Serão corrigidos, com base nos índices de desvalorização da moeda nacional reconhecidos pelas autoridades federais: a) o custo de aquisição dos elementos do ativo permanente, inclusive os recursos aplicados no ativo diferido, os saldos das contas de depreciação, amortização e exaustão, e as provisões para perdas; b) os saldos das contas do patrimônio líquido.

Depreciação É um acontecimento contábil que divulga a perda de valores do imobilizado sofrem no tempo, por força de sua ocupação na gestão. Podemos conceituar depreciação como sendo a diminuição do valor dos bens corpóreos que integram no Ativo Permanente, em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência ou perda da utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência.

Os encargos de depreciação dos bens do Ativo Imobilizado que tenham ocorrido durante a fase pré-operacional serão escriturados no Ativo Diferido para posterior amortização, no prazo mínimo de de cinco anos e no máximo de dez anos.

Itens não Depreciáveis: Terrenos, salvo em relação aos melhoramentos e construções; Prédios e construções não alugados nem utilizados por seu proprietário na produção de seus rendimentos ou imóveis destinados à venda; Bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, como obras de arte ou antiguidades; Bens em relação aos quais seja registrada quota de exaustão

Taxa Anual da Depreciação: Para este cálculo é necessário estimar a vida útil do bem, levando em considerações as causas Físicas (desgaste natural) e as Causas Funcionais (substitutos mais aperfeiçoados). A taxa corresponde à divisão de 100% pelo número de anos do prazo de vida útil do bem.

Taxa de Depreciação Anual fixada pela Legislação do Imposto de Renda Grupos de Bens do Imobilizado % a.a Bens Móveis em geral10 Edifícios e Construções4 Biblioteca10 Ferramentas20 Máquinas e Inst. Industriais10 Veículos em Geral20 Tratores25

Considerações Finais Em tese no conteúdo, nas pesquisas e no aprofundamento deste tema, obtivemos grandes conhecimentos, e a certeza que dificilmente este os bens que compõem o Ativo Imobilizado dificilmente serão vendidos.

Agradecemos a atenção de todos!