Ações da Talidomida Sedativa/Hipnótica Anti-inflamatória Moduladora da resposta imune Teratogênica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rodrigo Zilli Haanwinckel Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Advertisements

TALIDOMIDA Portaria GM/MS nº /12/00
Cuidados que devemos ter
  O objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado. Com isso espero prevenir.
Projeto Diabetes Aluno: Vania Josieli Becker SEAD – Curso Auxiliar Saúde Bucal.
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos
Gestão Clínica nas doenças crônicas. O MAIOR PROBLEMA Resistência dos médicos de algumas equipes Baixa frequência de alguns pacientes Falta de médicos.
FINANCIAMENTO DA SAÚDE Transferência regular e automática AB AE – média e alta complexidade Remuneração por serviços produzidos Pagamento mediante apresentação.
TRANQUILIZANTES OU ANSIOLÍTICOS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
SEDENTARISMO E EXERCÍCIO FÍSICO. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milénio.
Doenças de Risco Ocupacional. CD GRUPO DE RISCO À DIVERSAS DOENÇAS Cada profissão tem implicações características que podem trazer àqueles que a exercem.
VACINAÇÃO DE TRABALHADORES ADULTOS SAUDÁVEIS VACINA IDEAL VACINA IDEAL “AQUELA QUE CONSIGA PROTEGER O SER HUMANO CONTRA VÁRIAS DOENÇAS EM UMA ÚNICA APLICAÇÃO.
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal Audiência Pública destinada a debater os resultados do GT pra o.
Anatomia e Histologia MEBiom /2012 Mª Inês Pinto, nº Mª Manuela Chen, nº Rui Lourenço, nº Uzma Satar, nº Vera Colaço, nº.
Distúrbios do Sistema Nervoso
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A VIBRAÇÕES. CONSEQÜÊNCIAS PARA A SAÚDE.
Talidomida. Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária: – autarquia especial vinculada ao Ministério da Saúde, criada pela Lei nº 9.782, de 26 de.
Grupos Rotarianos em Ação. TITLE | 2 Grupos Rotarianos em Ação O que são Exemplos O que fazem Como se envolver: – Individualmente – Como clube e distrito.
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
Jordão José Ademar Juliana Coutinho Juliana Yoko
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
ANFETAMINAS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Bronquiolite Viral Aguda
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
O QUE FOI ABORDADO CENÁRIOS DE CRESCIMENTO DE OFERTA E DEMANDA, PELO PRODUTOR, SINDICATO DA DISTRIBUIÇÃO E ANP. SUGESTÕES TEMÁTICA DINÂMICA. RECOMENDA-SE.
Unicelulares Eucariontes Heterotróficos – parasitas intracelulares Unicelulares Eucariontes Heterotróficos – parasitas intracelulares Classificação Taxionômica.
COCAÍNA E DERIVADOS – UM PROBLEMA MUNDIAL WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
E E.C.P.P.A Ensaios Clínicos Condução e Análise Estatística Álvaro Nagib Atallah.
Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
VÍRUS HIV E AIDS.
BDAM INTERMITENTE ESFORÇO INDUZIDO EM PACIENTE COM LESÃO CRÍTICA DA DA BDAM INTERMITENTE ESFORÇO INDUZIDO EM PACIENTE COM LESÃO CRÍTICA DA DA BLOQUEIO.
Orçamento Público Créditos Adicionais. Conceito: Autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na LOA. Tipos: – Suplementares –
AIDS José Wilson Zangirolami Médico Infectologista - GVE XXI Disciplina de Infectologia - UNOESTE.
Docente: Claudia Paredes Discentes: Francileine Andrade Maria Socorro Araujo Nilce Barbosa Talita Moreira de Souza Valdir Junior.
ASPECTOS RENAIS DO IDOSO
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
FEBRE.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
CIE:Curitiba Turno:Noite Módulo:II Turma:094 Bronquite Enfisema Pulmonar Dpoc Colite Ulcerativa Alunos:Arthur Yoshio Sato, Elisângela Cavalcante,Leandro.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
Enf:saray.
Distúrbios Circulatórios Parte II
VENTOSA/ SANGRIA.
ANTI - INFLAMATÓRIOS AINES.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Picofarmacologia Cesuca Marangell, L. B., Silver, J. M., Martinez, J. M., & Yudofsky, S. C. (2004). Psicofarmacologia. Porto.
NUTRIÇÃO E SAÚDE GEOVANNI SAMPAIO BACHAREL EM NUTRIÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA. ESPECIALIZAÇÕES: MUSCULAÇÃO, FISIOLOGIO DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO ESPORTIVA E FITOTERAPIA.
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
PREDNISONA Luany Mesquita – I1 Junho/2009. Classe: glicocorticóide síntético Composição: 5 ou 20mg de prednisona, lactose, amido de milho, polividona.
Fábio Mota Gonzalez Médico Radiologista - Multimagem e IHEF
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Disciplina de Clínica Médica II Seminário DOENÇA RENAL Professor Manoel Ricardo Aguirre de Almeida.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
E STERÓIDES A NABOLIZANTES. São drogas desenvolvidas para substituírem o hormônio masculino TESTOSTERONA, fabricado de forma natural pelo corpo.
Doenças Auto imunes Trabalho realizado por: Disciplina : Biologia
“Human immunodeficiency virus” HIV – causador da AIDS.
Neoplasias Prof. MSc. Joaquim Xavier.
Neurofisiologia da Dor
Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular
Transcrição da apresentação:

Ações da Talidomida Sedativa/Hipnótica Anti-inflamatória Moduladora da resposta imune Teratogênica

Portaria 354 do Ministério da Saúde de 15 de agosto de Reforça a proibição do uso da Talidomida para mulheres em idade fértil; Limita seu uso para as seguintes patologias: a)Hanseníase – Reação Hansênica do Tipo II – Eritema Nodos; b)DST AIDS – Úlceras aftóides idiopáticas em pacientes portadores de HIV AIDS; c)Doenças crônico-degenerativas – Lupus Eritema Nodoso e doenças enxerto-versus-hospedeiro

Resolução RDC nº 34 de 20 de abril de – ANVISA – Autoriza o uso para Mieloma Múltiplo Refratário Vegetativo à quimioterapia

Mecanismo de Ação Hanseníase: reduz os sintomas locais (dor) e gerais (febre e mal estar); AIDS: diminui a replicação viral e melhora o bem estar; Lupus: diminui o processo inflamatório e regride as lesões dos tecidos; Doença enxerto-versus-hospedeiro: interrompe o processo de rejeição e promove tolerância ao transplante; Mieloma múltiplo: inibe o crescimento de novos vasos sanguíneos, fenômeno observado em muitos tumores.

A Talidomida na Hanseníase É o melhor medicamento para regressão dos nódulos do eritema nodoso; Regressão dos sintomas locais – dor e queimação e Grande melhora dos sintomas gerais – febre, cefaléia e mal estar geral.

Na impossibilidade do uso da Talidomida nas reações tipo II da Hanseníase a alternativa seria o uso de corticosteróide por tempo prolongado. Esta medicação usada nas doses preconizadas por tempo prolongado provoca sérios efeitos colaterais, como: - Hipertensão arterial -Aterosclerose -Diabetes -Úlcera Gastrite -Osteoporose -Insônia e irritabilidade -Glaucoma -Catarata -Cushing -Estrias

Para a prescrição e dispensação da Talidomida é necessário o preenchimento dos seguintes formulários: -Notificação de receita; -Termo de responsabilidade; -Termo de esclarecimento para o usuário da Talidomida -Relatório de encaminhamento para mulheres em idade fértil com indicação para o uso de Talidomida.