Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios DE MISTURAS
Advertisements

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
“Classificação da matéria”
Conceitos Fundamentais
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
Purificação do produto obtido do craqueamento térmico do óleo de buriti (Mauritia flexuosa) em escala piloto. 1. Introdução 2. Materiais e Métodos Craqueamento.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
ESTADOS FÍSICOS E CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA. EstadoFormaVolumeArranjo das partículas AgregaçãoMovimen to SólidoPrópriaConstanteOrdenadas, muito próximas.
DESAFIOS As questões a seguir valem 3 pontos e deverão ser respondidas em uma folha separada para ser entregue.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
História das células a combustível
Grandeza física relacionada com o grau de vibração dos átomos e/ou moléculas que constituem o corpo. CONCEITOS BÁSICOS Temperatura Energia térmica em.
Dinâmica Externa da Terra
Química Geral Química Geral Introdução: Matéria e Medida Prof. Armando Rodrigues.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
DESTILAÇÃO.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Sumário Estrutura da matéria Elementos químicos Átomos e moléculas Substância química Page 01 Luciana Melo Almeida Misturas Soluções.
Calorimetria John Física Disciplina Professor. (Unesp 2011) Uma bolsa térmica com 500 g de água à temperatura inicial de 60 ºC é empregada para tratamento.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – CINEMÁTICA DOS FLUIDOS
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
2) Dentre os equilíbrios abaixo, quais não podem ser deslocados por variação da pressão total? I) N 2 O 4(g) = 2 NO 2(g) II) 3Fe (s) + 4H 2 O (g) = Fe.
Deslocamento de equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) Em uma reação reversível em equilíbrio: aA(g) + bB(g) cC(g) Uma perturbação externa faz O equlíbrio.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Primeira lei da termodinâmica
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
Aula 15 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
CONTEÚDOS: TEMPERATURA E SUA MEDIÇÃO DILATAÇÃO TÉRMICA ª CONFERÊNCIA DE FÍSICA MOLECULAR E TERMODINÂMICA.
Professor; Albino nunes
SOLUÇÕES – CONCENTRAÇÃO II Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Petróleo Profª Beatriz Derisso.
QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5745 – PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS I CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO Prof.
Constantes de um Gás Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra de gás possui; Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra.
ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA E DENSIDADE Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
SISTEMAS ESTRUTURA DA MAT É RIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
Líquidos e soluções Aula 11.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR KELÃO QUÍMICA. Você diria que esta água é uma mistura de substâncias?
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
RECORDANDO FENÔMENO FÍSICO FENÔMENO QUÍMICO NÃO OCORRE FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS SUBSTÂNCIA PURA SIMPLESCOMPOSTA O 2,
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Sabendo que: Ao se filtrar uma mistura de água fria e pó de café, observa-se que a maior parte do pó fica retida no filtro e a mistura filtrado.
ÁLCOOIS OBTENÇÃO INDUSTRIAL.
Produção industrial dos principais
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
Aula 10 – Diagrama de fases
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
Propriedades Periódicas
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
Processos de separação
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
QUÍMICA Prof. Alonso.
Transcrição da apresentação:

Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D Exercícios do amor Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D

(Ufrgs 2015) Diamante e grafite são variedades alotrópicas do elemento carbono cujas densidades são, respectivamente, d(diamante) = 3,5 g/cm3 e d(grafite) = 2,3 g/cm3. Em um conto de fadas, uma jovem foi a um baile com um anel de diamante de 1,75 quilates cuja pedra tem um volume V1 e, à meia-noite, esse diamante transformou- se em grafite. (dado: 1 quilate = 0,20 g ) O volume final dessa "pedra de grafite" será, aproximadamente: a) 0,4 V1 b) 0,7 V1 c) 1,5 V1 d) 2,3 V1 e) 3,5 V1 Resposta C

Revisão – o que é mol?

Certo???

2) (Ufg 2014) Um determinado volume de água foi colocado em um recipiente de formato cúbico e em seguida resfriado à 0°C. Após a mudança de estado físico, um analista determinou o número de moléculas presentes no cubo de água formado. Desprezando possíveis efeitos de compressão ou expansão e admitindo a aresta do cubo igual a 3 cm, o número de moléculas de água presentes no cubo será, aproximadamente, igual a: (Dados: Densidade da água: 1 g/cm3 Constante de Avogadro: 6x1023) a) 1 x 1023 b) 3 x 1023 c) 5 x 10 23 d) 7 x 1023 e) 9 x 1023 Resposta E

3) (Unicamp 2014) Na readequação de alguns estádios de futebol, por conta de uma atitude ecológica coerente, milhares de assentos serão produzidos a partir de garrafas PET. Para cada assento serão necessárias cerca de 100 garrafas PET de capacidade de 600 mL e massa de 18 g cada uma. Pode-se afirmar que a redução de volume do material reaproveitado para a fabricação dos assentos será, aproximadamente, igual a: (Dados: Densidade do PET = 1,3 g.cm-3. Considere que no reaproveitamento do PET não ocorre perda de massa, e que o volume externo da garrafa é de 600 mL.) a) 2,3 % b) 33,3 % c) 66,6 % d) 97,7 % Resposta D

4) (Fuvest 2014) Uma usina de reciclagem de plástico recebeu um lote de raspas de 2 tipos de plásticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14 kg/L. Para efetuar a separação dos dois tipos de plásticos, foi necessário preparar 1000 L de uma solução de densidade apropriada, misturando-se volumes adequados de água (densidade = 1,00 kg/L) e de uma solução aquosa de NaCl disponível no almoxarifado da usina, de densidade 1,25 kg/L. Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente: a) 900 e 100. b) 800 e 200. c) 500 e 500. d) 200 e 800. e) 100 e 900. Resposta C

5) Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3 de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρ(água) = 1 g/cm3 . No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma). Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a: Resposta: 0,375 kg

Solubilidade a 20oC (em g/100g de água) Sistema Cor Solubilidade a 20oC (em g/100g de água) Estado físico a 20oC Densidade (g/cm3) Água incolor - líquido 1,00 Cloreto de sódio branco 36,0 sólido 2,1 Benzeno 0,07 0,879 Naftaleno 0,003 1,025 Ácido Sulfúrico infinita 1,834 Mercúrio prateado insolúvel 13,546 6) Considerando-se os dados da tabela acima e os conhecimentos sobre o assunto, pode-se concluir que: a) Todos os sistemas são formados por substâncias compostas b) A decantação é eficiente para separar água de cloreto de sódio c) Benzeno e água formam mistura heterogênea e são separados por decantação d) O cloreto de sódio flutua no benzeno e) O naftaleno é a substância menos solúvel em água Resposta: C

Solubilidade em água (25oC) 7) Um químico precisava de uma substância X pura. Porém, com os poucos recursos destinados a pesquisas, só foi possível adquiri-la contaminada com Y. As propriedades físicas de X e Y são dadas na tabela a seguir: Substância Ponto de fusão (oC) Ponto de ebulição (oC) Densidade g/mL Solubilidade em água (25oC) X 20,0 120 1,1 Insolúvel Y 20,8 121 0,6 Solúvel a) Identifique o método que, à temperatura do laboratório (25oC), o pesquisador deveria utilizar para obter X puro. b) Justifique sua resposta com base nos dados fornecidos pela tabela.

9) (ENEM) – Em uma visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam: A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroímã para a retirada de materiais metálicos. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina. O caldo primário, resultante dos esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em açúcar refinado e etanol. Com base nos destaques da observação dos alunos, quais operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar? a) Separação mecânica, extração, decantação. b) Separação magnética, combustão, filtração. c) Separação magnética, extração, filtração. d) Imantação, combustão, peneiração. e) Imantação, destilação, filtração. Resposta: C

10) Uma empresa de reciclagem de resíduos industriais recebeu uma grade quantidade de resíduo industrial contendo basicamente uma mistura dos seguintes metais: mercúrio, alumínio e ferro. A empresa tem interesse em desenvolver um processo para a separação dos componentes desta mistura. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que fornece uma sequência adequada para a separação dos componentes da mistura. a) Centrifugação, sifonação e levigação. b) Catação, flotação e decantação. c) Destilação simples e separação magnética. d) Filtração, fusão fracionada, decantação e ventilação. e) Ventilação e levigação. Resposta: C

11) A tabela a seguir traz os pontos de fusão e ebulição, em ºC, sob pressão de 1 atm, de alguns materiais. Com base nas informações da tabela, assinale a alternativa que indica quais materiais estão no estado de agregação líquido à temperatura ambiente (cerca de 25ºC): a) Oxigênio e Metanol. b) Metanol, Acetona e Mercúrio. c) Metanol e Mercúrio. d) Amônia, Acetona, Mercúrio e Alumínio. e) Nenhuma das alternativas. Resposta: B

BORA ARRASAR NO VESTIBULAR!!! E antes que eu esqueça: BORA ARRASAR NO VESTIBULAR!!!