Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
1. Ética – é o sistema de regras que rege a ordem dos valores.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Universidade Federal de Goiás
Introdução à Finanças FINANÇAS:
GESTÃO DE RISCOS Trata-se de limitar os danos à marca e da linha de fundo que podem ser causados por uma má imprensa e boicotes dos consumidores, bem.
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
Administração Estratégica
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Responsabilidade Social nas Empresas
Gestão de Projetos.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Control Objectives for Information and related Technology
Visão geral da Administração
Ecologística: a logística da ecologia
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas:
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Faça uma analogia com o corpo Humano.
A MORAL DA PARCIALIDADE
Ética Profissional em Administração
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Estoques Unidade 7 .Fernando Dias de Moura
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
L OGÍSTICA EMPRESARIAL – U NIDADE 9 – G RUPO 19N Bruno Pinheiro – 09/ Laís Romero – 09/ Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345.
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
Dia do Design Sustentável
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Identificando os Recursos Estratégicos.
Iniciando na logística empresarial
Perspectivas futuras da administração
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Centro de Ensino Superior do Amapá
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DA CONTABILIDADE
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
PERGUNTAS Quais são as práticas da responsabilidade ambiental da logística? O que é logística reversa? Quais são suas principais vantagens? Qual o objetivo.
Análise do Ambiente Competitivo
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 2 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Desempenho das Organizações Introdução à Administração DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações Objetivos de aprendizagem Entender o impacto das dimensões éticas e de responsabilidade social aplicadas à produção; Analisar como as empresas estão tendo seus processos produtivos afetados pelas novas exigências ambientais.

A quem se destina os resultados de uma organização? Os stakeholders são indivíduos ou grupos que apostam nos resultados das decisões da administração e têm o poder de influenciar nessas decisões. O administradores de organizações bem-sucedidas têm obrigações para com muitos interessados diferentes, como:

Consumidores; Funcionários e sindicatos; Acionistas ou proprietários; Fornecedores de materiais e revendedores de produtos; Financiadores de capital; Comunidade local e a sociedade; Concorrentes; Agências do governo e da sociedade; Grupos políticos.

Comportamento ético – situação 1 Você pode substituir uma matéria prima ou embalagem do produto cuja operação você está gerenciando por uma evidentemente mais barata, mas mais poluidora do meio ambiente. Você substitui?

Comportamento ético – situação 2 Você está gerenciando uma operação que tem um novo produto (um trator) pronto, o pátio de seus concessionários cheio, apenas aguardando a data de lançamento, daqui a alguns dias. Na vépera do dia do lançamento, um funcionário da engenharia descobre que houve um erro de dimensionamento no rolamento de um dos braços “swing” e que vai provavelmente repercutir em uma vida útil de 8 meses do rolamento em vez dos esperados 3 anos Você suspende o lançamento?

Ética em gestão de operações Por que ética nos negócios? Há a “coisa certa a fazer”? Qual a importância na ética nos negócios? Quais os benefícios:

Benefícios de atenção explícita com ética Preocupações com a ética no trabalho apoiam crescimento e amadurecimento dos funcionários; Preocupações explícitas com a ética trabalham como seguro – princípios éticos elevados tendem a deixar a empresa menos sujeita a multas e processos; Empresas que promovem a ética tendem e ter boa imagem pública; Programas com base ética forte suportam o gerenciamento de valores associados à gestão operacional em vários programas.

Sustentabilidade O termo produção sustentável em geral é associado a práticas produtivas adotadas pelas gerações atuais para que suas necessidades sejam atendidas sem que prejudiquem ou comprometam a capacidade de futuras gerações de atender às suas necessidades Projeto sustentável é contraditório com lucratividade?

Projeto verde No processo de “projeto para sustentabilidade”, os projetistas devem olhar, desde a origem, as formas de produzir e a toxicidade de matérias primas, o conteúdo de energia e outros recursos necessários para produzir, usar e reparar o produto (incluindo a embalagem), como o produto pode ser re-utilizado, recuperado e reciclado após o fim de sua primeira vida econômica. Projetos “verdes” bem feitos criam produtos que consomem menos energia e recursos naturais.