Contos de Encontro. Contos de Encontro Objetivo Criação de uma memória de contos, narrativas e outros saberes preservados numa plataforma digital enquanto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Aluna: Liliana Santos Orientadora: Irina Saur-Amaral Dia Internacional do Voluntariado 5 de Dezembro de 2012.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
Cidadania e Empreendedorismo Social, UA Aveiro, 2011 Ana Martins | Carla Sousa | Fabiana Aranha Orientação: Daniela Figueiredo.
SEJA UM CLUBE DINÂMICO SEU PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
A QUALIDADE NA GESTÃO DO ARQUIVO Uma experiência na Câmara Municipal do Porto (Julho 2005 – Julho 2006) VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Para entender o que é política pública Produção cultural
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
PDME | MAC | 2011 CULTURA DIGITAL Plano estratégico.
Formação Continuada ISFP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Sessão de Formação. Programa da Sessão de Formação Introdução ● História do projecto ● Mais-valias da plataforma Plataforma ● Formatos finais ● Integração.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
A rádio sobrevive até os dias atuais e é considerado meio de comunicação social de mais fácil acesso aos cidadãos de menor escolaridade. Por sua vez, a.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
PASA-HRS CONVITE CONVITE (EuropeAid) FED/2008/20980 PASA-HRS Programa de Apoio ao Sector da Água Hidráulica Rural Solar Reunião de informação 1.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
MINISTÉRIOS Na Escola. Principais Objetivos 1 - Criar Pequenos Grupos ou Classes Bíblicas 2 - Explorar as potencialidades dos educandos dando-lhes a oportunidade.
Projeto: Vanguardas Europeias
Fundamentos da Ciência da Informação Grupos para o trabalho final.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG ID-192 Cláudio Antônio de Andrade Lima Professor.
Comissão Permanente de Capacitação Proposta de Trabalho
“ LER É TER CORAGEM PARA O FAZER”.  Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da equipa, com vista a elevar os níveis de sucesso dos alunos.  Envolver.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Transcrição da apresentação:

Contos de Encontro

Contos de Encontro Objetivo Criação de uma memória de contos, narrativas e outros saberes preservados numa plataforma digital enquanto património educativo e de ligação entre gerações. Público Alvo Alunos do pré-escolar e 1º ciclo, pais, avós e profissionais de educação.

Contos de Encontro Contextualização O projeto Contos de Encontro surge num contexto de mudanças importantes nas estruturas familiares, pautadas por um acentuar da dispersão geográfica e pelo consequente distanciamento entre as diferentes gerações. Neste cenário vão-se perdendo muitas das oportunidades para comunicação inter-geracional no seio da família, e das comunidades, que caracterizavam a sociedade portuguesa noutras épocas. Pretende-se assim criar oportunidades para reforçar a comunicação e envolvimento inter-geracional, usando o potencial das tecnologias de informação e comunicação.

Contos de Encontro Atividades Recolha de narrativas reais, resultantes das vivências e experiências variadas de diferentes gerações (avós, pais etc.). Criação de um repositório assente numa plataforma digital para preservar e disponibilizar o acesso às narrativas recolhidas. Promoção de dinâmicas de utilização e ampliação dos conteúdos da plataforma Contos de Encontro.

Contos de Encontro Avaliação O alcance de um dos objetivos propostos poderá ser aferido pela criação de momentos de comunicação e partilha entre gerações (exemplo: número de voluntários envolvidos e de visitas realizadas). Outros resultados podem ser avaliados a partir de: Auscultação direta dos atores envolvidos – alunos, pais, avós e profissionais de educação (exemplo: facilidade de utilização do sistema, interesse/pertinência e aspetos a melhorar). Monitorização das estatísticas de utilização da plataforma (exemplo: número de histórias recolhidas, desenhos e áudios publicados, utilizadores registados…)

Contos de Encontro Sustentabilidade Desenvolvimento e implementação Disponibilidade, na comunidade da UA, dos recursos técnicos para a criação do repositório (programadores, designers, educadores…) e para a implementação piloto (CIAQ). Facilidade de acesso e mobilização da comunidade alvo do projeto. Manutenção Potencial para a geração de recursos próprios a médio prazo através de proveitos de publicidade e eventual associação de um custo de audiçao/download das narrativas.