Teoria dos jogos | 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARADIGMAS DA ECONOMIA
Advertisements

TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
- Estruturas de Mercado
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Organização Método & Ambiente
Estrutural Institucional
1 COMPETITIVIDADE NO MERCADO GLOBAL o que é e para que serve? MÁRIO MURTEIRA COIMBRABASE-FUT Janeiro 2008.
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
USA (Carolina do Norte ) : 346,00$ / por semana
Teoria Econômica: Mercado e Concorrência
Desequilíbrio de concorrência
Adam Smith e A Riqueza das Nações
ECONOMIA DE EMPRESAS II Semestre 2011 AULA 1.
O Modelo da Procura e Oferta
A LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS
Cartel “Um acordo entre cavalheiros”.
População: Malthus e sua época
Adam Smith ( ) Primeiro modelo abstrato completo do estrutura e do funcionamento do sistema capitalista Interesses individuais, harmonizados pela.
Design de Mecanismos Uma ferramenta simuladora de leilões.
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Economia POLÍTICA Unidade 01
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Introdução à Microeconomia
Introdução a Microeconomia
Economia e Mercado 6ª AULA.
Introdução à Microeconomia
Interdependências e Ganhos de Comércio
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
O inicio da Ciência Econômica
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Pensando Como um Economista
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
Planejamento Estratégico
Tema: ADAM SMITH- A causa da Riqueza das nações
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
O PROBLEMA DE OLIGOPÓLIO
Fundamentos de Economia
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
Prof. João Carlos Bragança
Sustentabilidade Sócio Ambiental
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
Economia e Análise de Mercado
LEI SOCIAL PRINCIPAL “O bem de uma integralidade de pessoas que trabalham em conjunto será tanto maior quanto menos o indivíduo exigir para si os.
Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning 3 Interdependencia e Ganhos do Comércio.
O pensamento liberal Capítulo 18.
Economia e Análise de Mercado
Economia II Profª Luana Abreu
GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
Interdependências e Ganhos de Comércio. Interdependência e Comércio Considere o seu dia típico: Você foi acordado por um despertador feito na Coréia do.
Economia Conceitos Básicos.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Noções de Microeconomia
Depois de um longo percurso, estabeleceu-se a Ciência Econômica, que se ocupa da produção e distribuição da riqueza nos Estados, nas corporações e entre.
Fundamentos de Economia e Mercado
Economia Unip Universidade Paulista Aula 03 Origem, outros Conceitos Fundamentais, Problemas e Temas Relevantes da Economia - Parte III - JORGE, Fauzi.
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Interdependências e Ganhos de Comércio
Transcrição da apresentação:

Teoria dos jogos | 1

Teoria dos jogos | 1 Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos (2007), Economia Micro e Macro, São Paulo: Atlas Editora, p. 173.

Teoria dos jogos | 2 Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos (2007), Economia Micro e Macro, São Paulo: Atlas Editora, p. 173.

Teoria dos jogos | 3 LAZZARINI, Sergio G. Capitalismo de laços. Campus-Elsevier, Rio de Janeiro, 2010.

Os laços e o Mercado em concorrência perfeita | 1 No Livro I de A Riqueza das Nações, Adam Smith observa que seria suficiente apenas uma conversa entre empresários, para alterar o funcionamento de reequilíbrio do mercado desenvolvido pela “mão invisível”: Hipótese da atomicidade (mercado atomizado): é um mercado com infinitos vendedores e compradores (como “átomos”), de forma que um agente isolado não tem condições de afetar o preço de mercado. SMITH, Adam. An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations.Londres, George Routledge, 1942, Livro I, 10, § 82, 1776.

Os laços e o Mercado em concorrência perfeita | 2 «As pessoas da mesma profissão raramente se reúnem, mesmo que sejam para momentos alegres e divertidos, mas as conversas terminam em uma conspiração contra o público, ou em algum incitamento para aumentar os preços. [...] Todavia, embora a lei não possa impedir as pessoas da mesma ocupação de se reunirem às vezes, nada deve ser feito no sentido de facilitar tais reuniões e muito menos de torná-las necessárias» [...]. SMITH, Adam. An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations.Londres, George Routledge, 1942, Livro I, 10, § 82, 1776.

Os «interlocking directorates» No caso dos «interlocking directorates» (ID), o diretor em comum entre conselhos de administração («boards of directors») de diferentes empresas, representa um laço («interlock» ) que as une. O conjunto de laços (i.e. os «interlocking directorates») e de nós (as empresas) cria uma rede: cada vez que um diretor comparece em duas empresas, há um ID (laço) entre empresas. Geralmente, a literatura considera este tipo de laço como um elemento de distorção do mercado, pois este criaria uma clara interdependência entre agentes independentes. Carbonai, Davide. O Capitalismo dos Laços e sua Regulação. Evidências do caso Europeu. IV Seminário Nacional de ciência política. UFRGS, Porto Alegre (RS) – De 08 a 10 de Novembro de 2011 davide.carbonai@unipampa.edu.br

LAZZARINI, Sergio G. Capitalismo de laços LAZZARINI, Sergio G. Capitalismo de laços. Campus-Elsevier, Rio de Janeiro, 2010.

LAZZARINI, Sergio G. Capitalismo de laços LAZZARINI, Sergio G. Capitalismo de laços. Campus-Elsevier, Rio de Janeiro, 2010.

LAZZARINI, Sergio G. Capitalismo de laços LAZZARINI, Sergio G. Capitalismo de laços. Campus-Elsevier, Rio de Janeiro, 2010.

Se existem laços, existe uma coordenação entre empresa. Conforme o exemplo do dilema do prisioneiro aplicado a uma economia, quanto mais laços, quanto mais fraca a concorrência entre empresas.