UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
  Ana Carolina Castelli da Silva
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Desafio.
O Aluno a Distância.
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Estilos e Abordagens.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
Comunicação e Interação
Apresentação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Diretrizes para leitura e análise de textos
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Mapa Conceitual Nesta apresentação, será mostrado um mapa conceitual que é uma espécie de diagrama que representa, através de conceitos rápidos, simples.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Planejamento e Plano de Ensino.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Como elaborar um plano de aula
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Etapas de uma sequência didática
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
em Educação a Distância
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
H ISTÓRIA DO D ESIGN I NSTRUCIONAL Conteúdos para EaD Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES

O material precisa ter um bom nível de interatividade entre o aluno e o tutor, que tenha um texto dialógico, isto é, como se você estivesse conversando com o aluno, assim será possível uma maior aproximação durante os estudos.

Manuais (recurso de orientação de ensino); Livro-texto (referência teórica para realização de um curso); Guia de estudo (explica sobre como e quando estudar); Auto-instrucional e publicação técnica (com grande rigor científico).

Para quem será produzido o conteúdo? Quais as expectativas? Quais as possíveis dificuldades? É preciso ter um laço entre o conteúdo e o público alvo; O que você quer escrever? Ter coerência sobre o assunto, ter relação com a expectativa do público-alvo para que haja o aprofundamento entre teoria e prática.

Quais os pré-requisitos? Para isso, antes da oferta de um curso e a elaboração de um conteúdo para Ead, é preciso ajustar o material às diferentes realidades.

não levam muito em conta o perfil dos alunos de EaD, Os autores enfocam aquilo que os alunos já conhecem, desconsiderando no que os estudantes não conhecem ao iniciarem um curso, principalmente na modalidade a distância.

O que os estudantes não conhecem ao iniciarem um curso, principalmente na modalidade a distância. Dificuldades de compreensão e interpretação de textos. Conhecimento dos vocabulários técnicos, não prevendo a falta de compreensão de muitos termos específicos.

Há um receio de que a linguagem mais clara, mas simples, recaia na banalização do conteúdo ou na simplificação de teores complexos específicos de determinadas disciplinas. Muitos autores escrevem os materiais didáticos como se fossem artigos científicos.

Os materiais precisam ter a dinamicidade da abordagem hipertextual, o estilo dialógico da linguagem envolvente, promovendo a interação entre alunos e tutores.

Dialogismo na interação verbal entre enunciador e enunciatário da comunicação: diálogo na interação verbal. Dialogismo interno (ou dialogicidade interna): constituído na organização estrutural/interna do texto.

Dialogismo nas relações dialógicas entre determinado texto e enunciados anteriores e/ou enunciados posteriores à interação comunicativa (intertextualidade). Dialogismo na interação dialógica entre texto e contexto, linguagem e história, linguagem e ideologia, linguagem e estrutura social.

“você” “você” e faz um convite para que o aluno participe como interlocutor, proporcionando um envolvimento e com motivação à leitura, afirma que o aluno já tem conhecimento prévio sobre o assunto, causando uma reflexão sobre o assunto abordado, diminui a distância física por meio do material didático.

Interatividade na construção do conhecimento promovendo o aprendizado significativo com a proposta de atividades, provocações ao pensamento e pesquisa entre alunos e professores. A persuasão, isto é, a forma de convencer o outro com a recepção de mensagens promovendo a motivação, também é uma característica no momento da elaboração de conteúdos para Educação a Distância. Promover relações intratextuais na base do material didático, ou seja, o autor deve criar estratégias para que os leitores avancem ou retrocedam na leitura, é o vinculo entre os textos do material. Trata-se da dialogicidade interna

Modelo de atividade intratextual direciona o aluno a navegar no material didático, estabelecendo conexões dialógicas com os conteúdos já abordados. Motivando a uma leitura não-linear, revisando conteúdos abordados anteriormente, aproximando-se de uma estratégia hipertextual no processo de orientação do leitor.

O autor remete o aluno à necessidade da busca de seus conhecimentos prévios relacionando ao seu cotidiano.

Nos dois exemplos o autor promove a discussão por meio de perguntas e questionamentos, assim o aluno terá um direcionamento maior sobre o tema abordado, terá mais motivação, com perguntas retóricas que proporcionam uma situação interativa e dialógica, construindo uma proximidade entre autor e leitores por meio da linguagem.