Cae Rodrigues  Primeiras experiências (pessoas e lugares)  EF ou Ecologia???  Mestrado Monografia (Cornell) Estudo Teórico (Freire)

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Transcrição da apresentação:

Cae Rodrigues

 Primeiras experiências (pessoas e lugares)  EF ou Ecologia???  Mestrado Monografia (Cornell) Estudo Teórico (Freire) NEFEF / Bourdieu / Descartes Platão (Mito da Caverna)- Cogito ergo sun – Ciência objetiva (Empiristas Ingleses) Existencialismo – Sun ergo cogito – Fenômeno sempre perspectival Estruturalismo – Bourdieu (campo/capital) / Foucault (discurso/contexto/texto) – Realidade perspectival - Proposta: escola tem que possibilitar ganho de capital cultural Sendo-com-os –outros- ao-mundo – Pedagogia dialógica – Proposta: saber de experiência feito Doutorado – Ambientalização dos currículos de EF

 Ambientalização (Leite Lopes) da realidade social diante do acontecimento ambiental (Foucault) Ex: mercado financeiro; práticas de lazer; currículos SENTIDO DUPLO DOS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO Cada área contribui a partir de suas características específicas para o conceito de “ambiental” (Pedagogia / EF)

 Ciências Biológicas e Exatas - Leis objetivas da natureza  Ciências Humanas - Principal contribuição é filosófica / sociológica (relação ser humano mundo) Compreensão da constituição histórica dessa relação; Compreensão de outras realidades possíveis (Ecomotricidade – aprendizagem que tem cheiro, gosto, som, forma (que se vê; que se sente); Compreensão de que a questão ambiental é, acima de tudo, humana - realidade é cultural - simbólica).

QUESTÃO AMBIENTAL ESTÁ EM NOSSA RELAÇÃO COM O MUNDO (SENDO-COM-OS-OUTROS-AO- MUNDO), E NAS CONTRIBUIÇÕES QUE FAZEMOS, ENQUANTO ATORES DE UM CAMPO (QUAL SEJA), PARA A CONSTITUIÇÃO DA REALIDADE AMBIENTAL (CAPITAL)...

ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM A DESCONSTRUÇÃO DA REALIDADE PURAMENTE OBJETIVA, AO MESMO TEMPO POSSIBILITANDO UMA "PERCEPÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL" Diferentes estratégias para cada fase educacional Ed. Inf. – Sensibilização (lúdico) En. Fund. – Percepção espaço-temporal (participação conservacionista / saber de exp. feita – acesso à cap. cult.) En. Méd. – Desenvolvimento crítico (participação enquanto ator)

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