MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
Paradigmas de Juventudes presentes na EJA".Questões para Reflexão
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
Governo Eletrônico para Todos
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
POR QUE PLANEJAR!.
Ana Cristina Ghisleni
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
SÉCULO XX.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Escola Nacional de Saúde Pública
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
IDÉIAS PARA O SITE.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Antônio Ivo de Carvalho
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
A INTERNET PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz Ricardo Chagas Speroto Michele Nacif Antunes Cícera Henrique da Silva.
GOBBI, Maria Cristina. Panorama da produção do conhecimento em comunicação no Brasil. Brasília: IPEA, 2010, p
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
Construção de um espaço virtual para monitoramento de informação na sociedade de risco Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz Arte: Vera Lucia Fernandes de Pinho.
Transcrição da apresentação:

MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria Cristina Soares Guimarães

CONTEXTO DO CURSO Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICICT Unidade técnica da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Missão ICICT: Formular políticas, desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da C&T em saúde.

MOTIVAÇÃO ICICT Fortalecimento da pesquisa em ICT em Saúde Compromisso com formação de Recursos Humanos Políticas e orientações do Sistema Único de Saúde - SUS

ORIENTAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL NO CAMPO DA SAÚDE LIGAÇÃO ENTRE PESQUISA EM SAÚDE E PRÁTICA NA SAÚDE INCORPORAÇÃO DO SABER NO FAZER SAÚDE CONSTRUÇÃO DE REDES E INTERCÂMBIO INDISSOCIABILIDADE ENTRE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AÇÃO/INTERVENÇÃO

Objetivo Geral da Especialização em ICTS Contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições do campo da saúde, por meio da qualificação dos profissionais com vistas ao estreitamento das ligações entre pesquisa e práticas em saúde.

Objetivos Específicos da Especialização em ICTS qualificar a prática profissional promovendo a reflexão e atualização conceitual, metodológica e instrumental; propiciar a compreensão dos contextos e conteúdos tecidos e incorporados nas tecnologias no campo da saúde; favorecer a superação de problemas gerenciais, organizacionais e operacionais; habilitar os profissionais de saúde a incorporarem as diretrizes e princípios do SUS.

Experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ

Monitoramento de informação na sociedade de risco O caso da gripe aviária

Monitoramento do ambiente externo. Eventos, Atores, Tendências, Relacionamentos COMO ENFRENTAR OS RISCOS?

Pandemia de gripe aviária: Incerteza e Inevitabilidade A questão não é SE, mas QUANDO, e COMO minimizar impactos Cenários prováveis 30% da população mundial infectada (cerca de 1,8 bilhões de indivíduos) Estimativas de óbitos variam entre 2 e 360 milhões, faixa etária entre anos, 96% concentrados em países em desenvolvimento; Custo econômico de 2% PIB mundial, ou, cerca de U$ 800bilhões.

O PLANO DE PREPARAÇÄO PARA UMA PANDEMIA São norteadores e não tem a função de monitorar se e como as orientações estão sendo cumpridas, por quem e onde A Organização Mundial de Saúde - OMS orienta que todos os países desenvolvam um plano de contingência para responder à pandemia. O que sabemos sobre a pandemia? O país está preparado para uma pandemia?

Monitorar informações na sociedade de risco; Possibilitar a agregação e consolidação da informação sobre a pandemia, tendo o potencial de atuar como um potente mecanismo de vigilância. Espaço virtual para:

Planejamento Análise do Plano e Identificação de Fontes Buscas Internet Bases de dados Coleta dos dados Reformatação Validação com outras fontes e especialistas Análise automática Preparação das estratégias de busca para cada fonte

Gestão de Relacionamento com o Cidadão

Promover a universalização do acesso aos serviços públicos Estruturar os sítios e serviços on-line de acordo com o perfil do público-alvo Estruturar os portais governamentais de forma a responder às demandas dos cidadãos Fazer uso da Internet como um canal de comunicação entre governo e sociedade, permitindo a participação popular e a interatividade com os cidadãos. Diretrizes brasileiras para a Gestão de Sítios e Serviços on-line: Governo Eletrônico – e-gov

Pesquisas recentes evidenciam que existe um número significativo de pessoas com acesso aos serviços de Governo Eletrônico no Brasil. A área da saúde está entre os serviços do Governo mais demandados na internet pela população. Ganha destaque, portanto, a análise dos canais de interação entre as instituições de saúde e os cidadãos na busca de aprimoramentos das estratégias institucionais relacionadas ao Governo Eletrônico.

FALE CONOSCO Canal de Relacionamento com o Cidadão Gestão de informação e conhecimento Indicador de Visibilidade Para atender com qualidade e agilidade as demandas Espelhar a visão que os cidadãos possuem da Fiocruz É mais que um canal de interação

O serviço FALE CONOSCO foi disponibilizado em maio de 2005, quando a nova versão do Portal FIOCRUZ foi publicada na Internet. As consultas e solicitações são realizadas através de formulário padrão e classificadas em dezoito categorias, as quais foram extraídas da arquitetura de informação do Portal.

Coleta dos dados Reformatação Análise automática Validação com outras fontes e especialistas Reformulação do formulário Reformulação da arquitetura de informação

Novo olhar Avaliação Formulação de Políticas Públicas –Malária e Acesso livre –Câncer Formação de Recursos Humanos –2005: 20 –2006: 17 –2007: 20 –2008: 17

Recursos humanos envolvidos nos projetos FORMAÇÃO Administração: 1 Análise de Sistemas: 6 Biblioteconomia: 2 Comunicação: 2 Designer: 1 Engenharia: 2 Estatística: 2 Geografia:1 Pedagogia: 1 TITULAÇÃO Graduados: 2 Aluno de especialização: 1 Especialistas: 9 Mestrando: 1 Mestre: 1 Doutores: 4

Contato: