John Lyons.   Os principais sistemas de sinais empregues pelo ser humano para a transmissão de informação, se bem que não são os únicos, são as línguas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ISAPL 2007 Relevância Cognição Interface Semântica e Pragmática
Advertisements

Os campos da semiótica: sintaxe,semântica e pragmática
REVISÃO Comunicação Social.
Legislativo x Judiciário
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
Argumentação e Comunicação
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
LINGUAGEM, DISCURSO E TEXTO
LINGUAGEM E PENSAMENTO
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Linguística, Semântica e Terminologia
Comportamento organizacional
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
COMUNICAçÃO.
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
30/6/20141www.nilson.pro.br. A informação pode ser: 30/6/20142www.nilson.pro.br.
O consumo da informação: a informação, a linguagem e os seus públicos Marilda L.G.Lara Vânia M.A.Lima 2011 ECA-USP 1.
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
O processo de comunicação
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Aula 5.
Comunicação A palavra comunicação significa “tornar comum”, trocar informações e compartilhar idéias. É a transferência e a compreensão de significados.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Educação Visual e Tecnológica
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
PROCESSO COMUNICATIVO DIRIGIDO
ELEMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Uma das mais conceituadas pesquisadoras na área, Lúcia Santaella, autora de dezenas de livros sobre o assunto, já se deparou com questões curiosas; já.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Os Formalismos de Representação do Conhecimento Primeiros estudos: Ontologia e Terminologia.
LINGÜÍSTICA TRADICIONAL: fonética/fonologia morfologia sintaxe, semântica LINGUAGEM língu a FALA, DISCURSO LÍNGUA NATUR AL OUTRAS LINGUAGE NS.
Comunicação.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
AXIOMAS (PROPRIEDADES) DA COMUNICAÇÃO
22/9/20151www.nilson.pro.br. Numa abordagem processualística, a mensagem é o conteúdo da comunicação. Resulta de uma intenção (evidente ou não, consciente.
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
Conceitos Introdutórios
Informação e comunicação na perspectiva da cibernética.
Maria de Lourdes Bacha Senai
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
NOÇÕES BÁSICAS DO ESTUDO DA LINGUAGEM. VAMOS RECORDAR... Assim, uma argumentação é tipicamente constituída por uma inferência ou por uma série de inferências.
Ontologismo de Wittgenstein Objetos Simples Proposições Atômicas Fatos atômicos A linguagem é um espelhar da realidade Substância Do mundo Estrutura comum.
O Tractatus logico-philosophicus e a antimetafísica de Wittgenstein
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
A Linguagem E seus termos.
Comunicação e Linguagem
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Semântica: comunicação e informação
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
Semiótica ou teoria dos signos
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
Determinações sobre o processo de leitura Prof. Arnaldo Cortina.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
A natureza das linguagens documentárias HUTCHINS (1975)
A natureza das linguagens documentárias HUTCHINS (1975)
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Transcrição da apresentação:

John Lyons

  Os principais sistemas de sinais empregues pelo ser humano para a transmissão de informação, se bem que não são os únicos, são as línguas.  Um sinal é informativo se tornar o receptor sabedor de algo que ignorava anteriormente. Informativo significa, por consequência, significativo para o receptor. Línguas

  O significado do emissor envolve a noção de intenção e o significado para o receptor, a noção de valor.  Ou seja, intenção do emissor e valor do receptor.  Sendo assim,  A comunicação bem sucedida depende, não apenas da recepção do sinal pelo receptor [...], mas também de reconhecer a intenção comunicativa do emissor de dar uma resposta comportamental ou cognitiva adequada. Emissor e receptor

 a.Possibilidade de algumas proposições serem mais acessíveis do que outras. b.Diferenças entre proposições conhecidas a priori e as conhecidas a posteriori. c.Não há distinção entre proposições consideradas empiricamente verdadeiras e as que foram aprendidas por um processo de raciocínio. d.Não se teve em conta conhecimentos ou crenças acerca uns dos outros no decurso de sua interação. Deficiências do processo comunicativo

  Informação de sinal – quanto mais provável um sinal de ser utilizado, menor informação de sinal ele contém.  Ou seja, se a ocorrência de um sinal particular for totalmente previsível, não trará nenhuma informação. Informação de sinal e informação semântica

  Informação semântica – reduz a incerteza quanto ao que a mensagem é. Quanto maior for a probabilidade lógica de uma proposição, tanto menor será seu conteúdo de informação semântica. Informação de sinal e informação semântica

John Lyons

  SINTAXE - É o estudo das relações formais dos signos entre si.  SEMÂNTICA – estudo das relações dos signos com os objetos aos quais são aplicáveis (estuda os sistemas de linguagem construídos - Carnap ).  PRAGMÁTICA – estudo da relação dos signos com os interpretadores (investigação empírica das línguas naturais - Carnap ). Sintaxe, semântica e pragmática

  A sintaxe definida por Carnap não limita explicitamente as relações combinatórias entre as palavras. Sintaxe

  Teoria dos sistemas de sinais, isto é, sistemas para a transmissão de informação através de um canal.  Entre os sistemas de sinais, tem-se:  Natural – historicamente dado.  Artificial – sistemas deliberadamente construídos. Semiótica