UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 1 Fornecimento de Software ISO/IEC 12207 Universidade Gama Filho Auditoria & Qualidade Em Sistemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Advertisements

Ciclo de vida e organização do projeto
PREMISSAS VER&ENA Dar autonomia ao Cliente
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Identificando requisitos
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
A estrutura do gerenciamento de projetos
CMM(Capabililty Matury Model)
Instituto de Pesquisas Eldorado
Implementação de Sistemas
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
Cap 8 – Garantia de Qualidade de Software
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
RUPinho Qualidade de Software
Gestão de Projetos.
Visão Geral PRO.NET.
Cap 2 – Processo de Software
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Capability Maturity Model (CMM)
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
International Organization for Standardization(ISO) 14000
Prof. Alexandre Vasconcelos
Gerência de Configuração - GC
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Melhoria do processo de software brasileiro
Teste de Software Conceitos iniciais.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Aula 5 Transição do Serviço 1º Período – Tecnologia de Redes João Paulo Siqueira Rocha
Engenharia de Software
Modelagem de Processos de Negócio
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Profª Claudia Pedro Corrêa
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Testes (verificação e validação)
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Professora: Kelly de Paula Cunha
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Conteúdo programático
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
CMMI Capability Maturity Model – Integration
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Leonardo Batista de Queiroz
MODALIDADES DE AUDITORIA
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O que é um processo? processo - uma seqüência de passos realizados para um determinado propósito. (IEEE) processo de software - um conjunto de atividades,
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 11. Administração de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 1 Fornecimento de Software ISO/IEC Universidade Gama Filho Auditoria & Qualidade Em Sistemas de Informação Douglas Ferreira / Felipe Ximenes

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 2 Fornecimento de Software Introdução Objetivo estrutura comum 2 Princípios Modularidade Responsabilidade 3 tipos de Processos A Norma ISO/IEC 12207

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 3 Fornecimento de Software Iniciação Preparação da proposta Contrato Planejamento Processo de Fornecimento de Software Execução e Controle Revisão e Avaliação Entrega e Conclusão

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 4 Fornecimento de Software Iniciação  Revisão de requisitos  Processo iniciado Preparação da proposta  Proposta de fornecimento

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 5 Fornecimento de Software  Confecção do Contrato  Regras de Negócio  Clausulas, obrigações e deveres das partes Contrato Planejamento  Levantamento de requisitos  Modelo de ciclo de vida  Escopo / Abrangências Áreas envolvidas e Complexidade

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 6 Fornecimento de Software Planejamento  Processos Atividade e Tarefas  Possibilidades de desenvolvimento (foco no risco)  Recursos Internos  Subcontratação de Recursos  Produtos de prateleira  Combinação das opções acima

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 7 Fornecimento de Software Documentação dos Planos  Matriz de responsabilidades  Ferramental de trabalho, instalações  Divisão do trabalho  Qualidade e proteção  Gestão de subcontrato  Envolvimento do adquirente  Prototipação / Demonstrações  Gestão do Risco  Garantias legais  Treinamento

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 8 Fornecimento de Software  Desenvolver o produto de Software  Operar produto de Software  Manutenabilidade do produto de Software Execução e Controle Revisão e Avaliação  Revisões Conjuntas  Relatórios de Avaliação Entrega e Conclusão

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 9 Fornecimento de Software Caso de Sucesso

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 10 Fornecimento de Software Caso de Sucesso O CMM® na Spress Com a certificação a Spress:  Estabelece uma política organizacional para planejamento e gerenciamento de projetos  Tem todos os procedimentos definidos, documentados, medidos e seguidos (equipe treinada)  Possui práticas bem sucedidas em projetos anteriores que podem ser repetidas  Consegue corrigir em tempo hábil os problemas quando ocorrem  Possui um controle gerencial eficiente (custos, cronogramas e funcionalidades)  Processo de desenvolvimento com controle de requisições e tarefas (visão nos pontos de transição)

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 11 Fornecimento de Software Caso de Sucesso Depoimento da certificadora "Avalio que a obtenção de um nível de maturidade do CMM® incorpora o conceito do uso de melhores práticas internacionais de desenvolvimento. Numa empresa prestadora de serviços como a Spress, iniciativas de qualidade deste tipo demonstram o real interesse da empresa em evoluir de maneira consistente seus processos, podendo com isso atender a grandes clientes tanto no mercado nacional como internacional." Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD Brasil Em todas as empresas certificadas no CMM® foi verificado:  Moral da equipe elevada  Melhoria de vida no trabalho  Redução das horas extras  Ambiente de trabalho estável  Baixo turn over  Melhoria da comunicação  Melhoria de qualidade reportada pelos clientes (usuários)

UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 12 FIM OBRIGADO Fornecimento de Software