Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 1 1 2/6/2016 14:37SEMINÁRIO  Equipe 1:  Fabiana da Veiga Nascimento  Antonio Carlos Farias  Marcos Antonio.

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Transcrição da apresentação:

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 1 1 2/6/ :37SEMINÁRIO  Equipe 1:  Fabiana da Veiga Nascimento  Antonio Carlos Farias  Marcos Antonio Benetti

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 2 2 2/6/ :37Seminário Tópicos abordados:  A competência interpessoal de Jesus  Seleção dos discípulos  Pedagogia de Jesus  Jesus psicoterapeuta  Terapia da transformação

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 3 3 2/6/ :37 Tópicos abordados:  Habilidades sociais e relações interpessoais  Tipos de Habilidades Sociais  Habilidades Sociais Cristãs Seminário

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 4 4 2/6/ :37 A competência interpessoal de Jesus Introdução  A competência de Jesus pode ser considerada em três dimensões essenciais:  A) Capacidade de congregar pessoas e motivá-las a segui-lo;  B) Capacidade de articular, de maneira coerente, uma doutrina alternativa sobre a justiça e aplicá-la às relações entre as pessoas e grupos;  C) Capacidade de ensinar essa doutrina às massas através de um método eficiente.

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 5 5 2/6/ :37 A competência interpessoal de Jesus Seleção dos discípulos  Critério fundamental para a escolha dos “os Doze”: a vontade deles de mudar de vida.  Perfil do grupo: Heterogêneo: idade, atividade de trabalho, educação.  “Jesus via além das aparências e convenções e demonstrou isso evidenciando que uma pessoa não pode ser avaliada pela estatura, condição social, local de nascimento”.

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 6 6 2/6/ :37 A competência interpessoal de Jesus Pedagogia de Jesus  Tarefas divididas com os discípulos:  Instruir o novo padrão de comportamento;  Instruir o novo padrão de relacionamento; e  Curar.  Programa de procedimento pedagógico de Jesus:  A) os aforismos (delimitar, separar) que tocam basicamente as emoções, secundariamente, a cognição;  B) as parábolas e os discursos, que atingem simultaneamente a emoção e a cognição e requerem mudanças de comportamento.  Chave da pedagogia de Jesus:  A) conteúdo a mensagem;  B) o sentimento; Bem aventurados...  C) coragem, humildade e persistência.

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 7 7 2/6/ :37 A competência interpessoal de Jesus Jesus psicoterapeuta O terapeuta só pode ajudar quando: conhece as dificuldades e potencialidades daquele que o procura.  Terapias utilizadas por Jesus:   A cura de uma pessoa paralítica na piscina de Betesda;   João e João   A cura da filha de uma mulher cananéia;   Mateus   A cura de um cego de nascença.   João e João

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 8 8 2/6/ :37 A competência interpessoal de Jesus Terapia da transformação  Objetivo: era a transformação da pessoa com caráter educativo e mudança de vida.  Base:  A Lei do Amor Universal: o cumprimento da Lei de Deus. Os dois Mandamentos.

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 9 9 2/6/ :37 Habilidades Sociais e Relações Interpessoais  O que são habilidades sociais e competência social?  “o termo habilidades sociais refere-se às diferentes classes de comportamento sociais para lidar de maneira adequada como as demandas das situações interpessoais”  Exemplo de Habilidade: cumprimentar pessoas, fazer pedido a pessoa desconhecida ( -a) identificar-se, -b) explicar o motivo do contato, -c) especificar o tipo de ajuda que solicita, -d) detectar a importância da colaboração, -e) agradecer a ajuda e a atenção).  Competência: é a capacidade da pessoa para articular pensamento, sentimento e ações em função de seus valores e ou objetivos.  Exemplo de Competência: é aquele que obtém maiores vantagens nas relações com os demais.  Critérios para avaliar a Competência: a) consecução dos objetivos; b) de manutenção ou melhora na autoestima; c) manutenção ou melhora na qualidade da relação; d) equilíbrio entre os ganhos e perdas dos parceiros da relação; e) respeito aos direitos.

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > /6/ :37 Habilidades Sociais e Relações Interpessoais  Tipos de habilidades sociais:  Habilidades de comunicação;  Habilidades de expressão de sentimentos;  Habilidades de civilidade;  Habilidades de assertividade e de trabalho ou profissionais.

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > /6/ :37 Habilidades Sociais e Relações Interpessoais  Habilidades Sociais Cristãs: São as que expressam a assimilação e aplicação do paradigma de Jesus.  Escala numérica do comportamento social Cristão:  0 – Não Cristão;  1 – Pouco Cristão;  2 – Medianamente Cristão;  3 – Bastante Cristão.

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > /6/ :37 Habilidades Sociais e Relações Interpessoais  Habilidades Sociais Cristãs: São 22 comportamentos:  Perdoar, expressar generosidade e compaixão, praticar solidariedade, demonstrar empatia, contribuir para a felicidade do outro, demonstrar paciência, priorizar benefícios coletivos mais do que individuais, colaborar para a preservação da natureza, etc.

Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > /6/ :37 Habilidades Sociais e Relações Interpessoais  Habilidades terapêuticas de Jesus:  São ações curadoras e educativas (Contar parábolas, discursar, realizar curas, instruir).  As habilidade sociais Cristãs cotidianas:  Diversidade de classes (assertivas, empáticas, de amizade, de solidariedade, de perdão/reparação).