A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências / ² UNESP / Departamento de Física e Química / INTRODUÇÃO Física Moderna no currículo do Ensino Médio: Dificuldades - falta de tempo, falta de material didático, dificuldades de abordar assuntos tão abstratos; Importância - pode propiciar que os alunos pensem e interpretem o seu cotidiano (novas tecnologias), pode viabilizar o interesse do aluno; Objetivo do trabalho - analisar se a interação entre professor e alunos, mediada pelo material didático selecionado (experimento e texto) propiciou a motivação dos alunos (maior participação e pré-disposição para a aprendizagem dos conteúdos abordados). REFERENCIAL TEÓRICO Teoria Sócio-Histórica de Vigotski: importância da interação social assimétrica, considerar conceitos espontâneos no processo de aprendizagem, atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal MOTIVAÇÃO: “pensamento propriamente dito é gerado pela motivação, isto é, pelos nossos desejos e necessidades, os nossos interesses e emoções” (VYGOTSKY, 2003, p. 187). Gerar emoções positivas: respeito, surpresa, indignação, solidariedade... (MONTEIRO e GASPAR, 2007) O MATERIAL DIDÁTICO Experimento: “Ouça seu controle remoto!” (SILVA e ASSIS, 2012) Texto: “Ouça seu controle remoto, um texto sobre o efeito fotoelétrico”. CONSIDERAÇÕES FINAIS Estratégia para contornar os problemas enfrentados na inserção de Física Moderna no Ensino Médio Resultados positivos quanto ao aumento na participação e interesse dos alunos Cuidado: materiais e abordagens motivacionais não garantem por si só a aprendizagem de conceitos científicos. Nesta pesquisa, embora não tenha sido o objetivo principal, constatou-se que os alunos apresentam dificuldades em relação à aprendizagem de conceitos de Física Moderna. Perspectiva: como garantir que uma ação pontual motivará os alunos por um longo período de tempo? A PESQUISA Pesquisa de cunho qualitativo: estudo de caso Sujeitos: 14 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola Estadual de Guaratinguetá/SP Material didático: experimento e texto Coleta de dados: vídeogravação da aula (100 min) atividade escrita com questões conceituais pesquisa sobre as opiniões dos alunos a respeito da aula e dos recursos utilizados em sala ALGUNS DESTAQUES DAS OPINIÕES DOS ALUNOS SOBRE A AULA Aluno Die: [Sobre o tema da aula] Curiosa e a experiência. [Sobre o experimento] Uma coisa do cotidiano que se for parar para pensar tem muita física. [Críticas e sugestões] Aumentar o número de aulas e fazer mais experimentos. Aluno Luc: [Sobre o tema da aula] Que bom... professores, tema, dinâmica. Que pena... tempo (muito pouco). Que tal... aumentar o tempo para aprofundar no assunto. [Sobre o experimento] Que bom... facilitou a aprendizagem e facilitou mais a aula. Que tal... ensinar a montar um passo a passo. Aluno Gra: [Sobre o tema da aula] É um tema interessante pois são coisas que encontramos no nosso cotidiano e que nunca paramos para pensar como tal coisa acontece.[Críticas e sugestões] Esse tipo de aula é muito útil para se ter um bom aproveitamento das matérias dadas em aula, pois faz com que os alunos aprendam de uma maneira interativa e divertida o conteúdo programado pelo professor. Outra dica interessante é que todos os professores de todas as escolas utilizassem esse tipo de aula porque há um melhor rendimento e os alunos aprendem muito mais só assim a educação desse país vai melhorar. Aluno Jos: [Críticas e sugestões] Foi uma aula extra excelente mas para complementar venho a sugerir o texto “Efeito fotoelétrico/quantum de radiação” do autor e professor “Dr. Luiz Peduzzi” que atua no departamento de física da Universidade de Santa Catarina, o texto original é extenso mas é muito interessante pra se comentar, quem não leu procure ler pelo menos alguns fragmentos. Figura 1. à esquerda: foto do experimento “Ouça seu controle remoto!”, confeccionado com materiais de baixo custo; à direita: esquema do circuito do experimento. Figura 2. Parte do texto “ Ouça seu controle remoto, um texto sobre o efeito fotoelétrico. Referências Bibliográficas VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, MONTEIRO, I.C.C., GASPAR, A. Um estudo sobre as emoções no contexto das interações sociais em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12(1), pp , SILVA, L. F., ASSIS, A. Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29(1), p , 2012.