FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
PMBoK.
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Os processos de gerenciamento
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Projeto: Capacitação em GP
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Gerenciamento de Projetos
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
O que é gerenciamento de projetos
UNIDADE 2 PRINCIPAIS ÁREAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Wagner Rios.
Integração.
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
Gerenciamento de Projetos
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Visão Geral da Gestão de Projetos
Estruturação parcial do pré- projeto: outros elementos do texto e do pós –texto Prof. Sergio Roberto Martins
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria Luiza Zaramela.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Gestão da Informação e do Conhecimento  MODELO PROCESSUAL DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO – CHOO (2006) 1-NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 3-ORGANIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
Planejamento e Gestão de Projetos Prof. Eduardo Montes Prof. Newman Serrano.
Benefícios da gestão de projetos
Brasília, 05 e 06 de agosto de 2013 Fórum Nacional de Gestão 2ª R e u n i ã o O r d i n á r i a 2013.
Fases da Gestão de Projetos
Eduardo Montes, PMP Curso Hands-on de Gestão de Projetos Fundamentos de Gestão de projetos.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE Alex Sandro Benetti Dias Fatec PROJETOS PROJETOS.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 1.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
TÍTULO DO PROJETO Área(s) / Setor(es) Autor José; Autor Maria; Autor João; Autor Jorge; Autor Pedro; Autor Andréia PDCA1234.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
CONCEITOS BÁSICOS E INSTITUCIONALIZAÇÃO
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
1. Gerência da Integração do Projeto. 1. Gerência da integração do Projeto Possui 6 processos: IniciaçãoPlanejamento Gerenciamento da integração do Projeto.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
Metodologia otimizada Eduardo Montes, PMP. 14/01/2014 Metodologia otimizada - Agenda Introdução Iniciação Planejamento.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
BR RS RODOVIA INTELIGENTE Sistema de Transportes Inteligente – ITS Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU TRECHO: CANOAS – DOIS IRMÃOS Extensão:
ESCRITÓRIO DE TI SEFAZ - GETEC Vitória - ES, Março de 2016.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise das Demonstrações Financeiras Visa o estudo do desempenho econômico-financeiro de uma empresa, em um.
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?. 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação.
PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO A experiência do Governo do Estado do Espírito Santo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
2nd CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI/FEA/USP June, 2005 USP/São Paulo/SP 2º CONTECSI Congresso.
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro PROCESSOS DE PLANEJAMENTO: Processos de criação e manutenção do plano do projeto, selecionando o melhor caminho para que sejam alcançados os objetivos propostos. PROCESSO DE EXECUÇÃO: Processos de coordenação de recursos físicos (pessoas, materiais e equipamentos) de forma a executar o que foi planejado. PROCESSO DE CONTROLE: Processos que buscam garantir que os objetivos do projeto sejam atingidos. Realizam o acompanhamento e a medição regular do progresso, visando à identificação de desvios do plano, de maneira a implementar ações corretivas, quando necessárias.

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro PROCESSO DE ENCERRAMENTO OU FECHAMENTO: Processos de formalização do fim do projeto ou de uma fase, comunicação de tais eventos para as partes interessadas, arquivamento e aceitação final da fase ou do projeto.

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro PRINCIPAIS PROCESSOS DAS ÁREAS DE GERENCIAMENTO ESCOPO: INICIAÇÃO – Autorização do projeto ou fase. PLANEJAMENTO DO ESCOPO: Elaboração de uma declaração por escrito do escopo, que sirva de base para decisões futuras. DEFINIÇÃO DO ESCOPO – Subdivisão dos deliverables ( resultados principais) que se espera alcançar com o projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. VERIFICAÇÃO DO ESCOPO – Formalização da aceitação do escopo do Projeto. CONTROLE DE ALTERAÇÕES DO ESCOPO – Controle das alterações feitas no escopo do projeto.

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro TEMPO: DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES – Identificação das atividades específicas que devem ser executadas para que se atinjam os vários resultados principais do projeto. SEQUENCIAMENTO DAS ATIVIDADES – Identificação e documentação das dependências existêntes entre as atividades. ESTIMATIVA DE DURAÇÃO DAS ATIVIDADES – Estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para que se concluam as atividades individuais. ELABORAÇÃO DO CRONOGRAM – Análise da seqüência das ativiaddes, suas durações e os recursos necessários para criar o cronograma do projeto. CONTROLE DO CRONOGRAMA – Controle das alterações do cronograma.

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro AQUISIÇÕES

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro

FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro