Jogos de Empresas UNIP.

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Jogos de Empresas UNIP.
Transcrição da apresentação:

Jogos de Empresas UNIP

Modelo do jogo O SDE é um modelo de oligopólio que possibilita a escolha de diferentes estratégias de ação, onde questões relativas ao risco e retorno de empreendimentos podem ser articuladas de diferentes maneiras para o alcance de objetivos de longo prazo. Os participantes planejam e implantam um novo empreendimento que irá produzir e comercializar o RPB - Refrigerador Portátil de bebidas - um novo produto, sem similar, concorrendo com outras empresas simuladas em diversos mercados. Trata-se de um mercado altamente competitivo, onde as empresas interagem com diversos agentes econômicos, como parceiros institucionais externos. Ao final da simulação, a performance dos grupos é avaliada com base na análise e cotejamento dos resultados obtidos com os objetivos estratégicos originalmente estabelecidos.

Objetivos Ampliar o domínio conceitual e técnico dos participantes, através do desenvolvimento de três importantes competências: Visão sistêmica; Visão competitiva; Visão estratégica de negócios.

Etapas do jogo:

Portal da empresa Onde as empresas simuladas tomam decisões em todas as áreas. Dados da edição e da empresa, acesso ao portal de notícias, acesso aos relatórios e à barra de comunicações externas constituem os importantes recursos de apoio para a tomada de decisão. A figura 2 apresenta uma visão geral do Portal da empresa.

Figura 2

Portal de notícias É a fonte de notícias e informações do ambiente externo às empresas. A cada período, as empresas podem conhecer os indicadores de preços e custos, saber de fatos relevantes que estão ocorrendo no ambiente e que podem afeta-las, além de receber estímulos de agentes econômicos que desejam estabelecer contato e realizar negócios. A figura 3 apresenta uma visão geral do Portal da empresa.

Figura 3

Relatórios disponíveis As empresas acessam relatórios projetados para o período em curso, onde poderão antecipar os impactos produzidos pelas decisões tomadas, considerando algumas premissas e previsões. Há também os relatórios reais, disponíveis ao final de cada trimestre, e apresentam o que de fato ocorreu com a empresa. Outros relatórios comparativos também podem ser analisados. Entre os principais relatórios estão: DRE, DRE acumulado, Fluxo de Caixa, Balanço patrimonial, relatórios de vendas, custos e estoques. A figura 4 apresenta uma visão geral dos Relatórios.

Figura 4