SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Prática de Ensino: Educação Básica
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Faculdade Albert Einstein-FALBE
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
Secretaria de Estado de Educação
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
Política Educacional Brasileira
PROGRAMA INTERMINISTERIAL DE CAPACITAÇÃO DOS TELECENTROS COMUNITÁRIOS.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
AP01 – Apresentação do PNE e PME
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
III Conferência Municipal de Educação de Vitória Desafios e Possibilidades na Construção do Plano Municipal de Educação.
PNE - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Lei /2001
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Campina Grande Outubro 2015
O financiamento da educação
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Traços comuns entre a legislação para o ensino superior vigente em Portugal e o Plano Nacional de Educação em tramitação no Brasil Guaracy Silva UNIMEP.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
É um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. O.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
XXIV Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Educação Porto Alegre, 03 e 04 de abril de 2013.
SEMINÁRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL Emendas Constitucionais nº 53/2006 e nº 59/2009.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
SRE ÁGUAS LINDAS- GO 03/12/2014. Art. 3º: O Estado, em articulação com os Municípios e a sociedade civil, procederá as avaliações periódicas da implementação.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Sistema Nacional de Educação Cooperação e definição de responsabilidades Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE A DISTÂNCIA POLO DE DOM ELISEU-PA TURMA: 2011 Ana Maria Conceição de Magalhães Deusilene Alcântara Souza Edjane Lima Souza João Uilson Lima Silva

Lei Federal nº , de 09 de janeiro de 2001.

O que é o PNE? PNE é o Plano Nacional de Educação, que tem como objetivo traçar metas para desenvolver a educação, Segundo a Constituição Federal é dever do estado: “Articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas. (Constituição Federal, 2008, art. 214).” Em respeito ao artigo anteriormente mencionado, o PNE foi criado.

Principais metas Erradicar o analfabetismo; Universalizar o atendimento escolar; Melhorar a qualidade do ensino; Promover formação humanística, científica e tecnológica do país; Aplicar os recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto (PIB).

Desafios da Educação Básica Educação Infantil: Instituir mecanismos de colaboração entre os setores de educação, saúde e assistência na manutenção, expansão, administração, controle e avaliação das instituições de atendimento das crianças de 0 a 3 anos de idade.

Desafios da Educação Básica Ensino Fundamental: Assegurar a elevação progressiva do nível do desempenho dos alunos, mediante a implementação, em todos os sistemas de ensino de um programa de monitoramento que utiliza os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e dos sistemas de avaliação dos estados e municípios que venham a ser desenvolvidos. Portaria nº 940/MAC de 21 de março de 2005, instituindo o Prova Brasil que integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Desafios da Educação Básica Ensino Médio: Melhorar o aproveitamento dos alunos de forma a atingir níveis satisfatórios de desempenhos definidos e avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelos sistemas que venham a ser implantados nos estados.

Problemas do PNE Muitas metas do PNE, desde a sua criação, não foram respeitadas e nem executadas. Um dos principais fatores responsáveis é a falta de organização e cooperação entre os setores públicos que não se articularam de forma correta para conseguir atingir as metas previstas pelo plano, que eram muitas (295 no total), e dificultou esse processo, pois muitas delas sem um objetivo claro geram conflitos e desentendimentos entre os setores públicos, que ficam discutindo os projetos e não implementam os recursos do PIB de forma correta; Os investimentos do PIB nunca foram devidamente executados por falta de objetivos claros em relação à aplicação dos projetos de ensino.

Considerações Finais Apesar do primeiro PNE está com mais de dez anos e o segundo já está entrando em vigor, ainda existem muitas pendências a serem resolvidas, uma vez que, a aplicação e execução do anterior foram comprometidas por faltar clareza e objetividade deste, além dos recursos a serem aplicados muitas vezes serem insuficientes, ou não terem um planejamento adequado de destinação. Espera-se que com o novo PNE (que busca evitar esses problemas) juntamente com uma maior destinação do PIB, possa haver uma maior articulação dos setores públicos e o Brasil possa alcançar resultados satisfatórios, de forma que haja o cumprimento das metas estabelecidas por esse.

Referencias pne.html Acesso em 01 de novembro de 2014 Apostila de política e legislação educacional. Universidade Federal do Pará, Belém- Pa, 2014, p Acesso em 01 de novembro de eta_n1_a_universalizaacaao_do_ensino_fundamental.pdf Acesso em 01 de novembro de Acesso em 01 de novembro de 2014

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda” Paulo Freire