Alguns pontos importantes do filme sobre Skinner Professora Luciana Campos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
NORMALIDADE E SAÚDE MENTAL
TEORIA COMPORTAMENTAL
Praticando a Avaliação de desempenho
A Rejeição nas Organizações
COMPORTAMENTALISMO (BEHAVIORISMO)
Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Palestra PCC - Abril 2013 Compreendendo o controle aversivo
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
observar cientificamente o ser humano
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
2. Condicionamento operante ou instrumental:
APRESENTAÇãO A disciplina Sociologia no 3º do ensino médio tem no conteúdo a discussão sobre conhecimento cientifico e pesquisa social. A fim, de experenciarmos.
Prof. Orlando Miranda Júnior
A teoria Behaviorista sobre as ações
Concepções de Aprendizagem.
Aprendizagem Significativa
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
A produção do fracasso escolar
Behaviorismo.
Construtivismo em Sala de Aula
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Terapia(s) Comportamental(is)
Escola Comum e Inclusão
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Estudo do comportamento verbal
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER Prof. Cibelle Celestino Silva
Behaviorismo Radical e Análise do Comportamento
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
Sexualidade na Escola.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Perspectiva do Desenvolvimento Profa. : Fernanda Vaz Hartmann.
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Comunicação.
Psicologia da Educação (Educação Física)
1 Entre e a utopia e o cotidiano: uma análise de estratégias viáveis nos delineamentos culturais. Carrara, K. (2008). Entre e a utopia e o cotidiano: uma.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Transcrição da apresentação:

Alguns pontos importantes do filme sobre Skinner Professora Luciana Campos

O BEHAVIORISMO: ESTUDO CIENTÍFICO DO COMPORTAMENTO  ROMPIMENTO COM A LÓGICA QUE PERMEAVA A ANTIGUIDADE DO HOMEM COMO IMAGEM E SEMELHANÇA DO SAGRADO.

Reforço Positivo “As consequências de nosso comportamento nos afeta, podendo aumentar a probabilidade da reincidência comportamento”

O homem para Skinner: 3 Dimensões Filogenética : Especificidades da espécie Ontogenética: Especificidades de sua história de vida Cultura: Especificidades do ambiente onde o indivíduo está inserido.

Alguns conceitos abordados no filme: São aproximações sucessivas e graduais ao comportamento final desejado de comportamento. Modelagem A contingência tem haver com o contexto para a ocorrência de um comportamento. Para Skinner, “Dada as condições adequadas TODOS são capazes de aprender”. Contingência de Reforçamento A consequência faz diminuir a probabilidade de igual resposta futura, até a sua supressão. Exemplo: Falta de reforço positivo na escola, levando à evasão. Punição

Rejeição ao MENTALISMO  Skinner aceita a filogênese, mas rejeita todo tipo de Mentalismo, que seria uma espécie de determinismo estrutural.

ENSINAR PARA SKINNER  “ENSINAR É ARRANJAR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO”

AVALIAR para Skinner  Objetivo: “Será que o que penso que ensinei, eu ensinei de fato?”

O prazer na aprendizagem  O ensino deve ser interativo, prazeroso e gradual!  Deve haver um plano de ensino individualizado.

Para discussão em grupos de 4 pessoas:  A sua experiência escolar, foi prazerosa?  A educação universitária tem sido até o momento fonte de prazer e de construção gradual do conhecimento? O que favorece? O que atrapalha?  Como o reforço positivo interfere na sua aprendizagem?