Alguns pontos importantes do filme sobre Skinner Professora Luciana Campos
O BEHAVIORISMO: ESTUDO CIENTÍFICO DO COMPORTAMENTO ROMPIMENTO COM A LÓGICA QUE PERMEAVA A ANTIGUIDADE DO HOMEM COMO IMAGEM E SEMELHANÇA DO SAGRADO.
Reforço Positivo “As consequências de nosso comportamento nos afeta, podendo aumentar a probabilidade da reincidência comportamento”
O homem para Skinner: 3 Dimensões Filogenética : Especificidades da espécie Ontogenética: Especificidades de sua história de vida Cultura: Especificidades do ambiente onde o indivíduo está inserido.
Alguns conceitos abordados no filme: São aproximações sucessivas e graduais ao comportamento final desejado de comportamento. Modelagem A contingência tem haver com o contexto para a ocorrência de um comportamento. Para Skinner, “Dada as condições adequadas TODOS são capazes de aprender”. Contingência de Reforçamento A consequência faz diminuir a probabilidade de igual resposta futura, até a sua supressão. Exemplo: Falta de reforço positivo na escola, levando à evasão. Punição
Rejeição ao MENTALISMO Skinner aceita a filogênese, mas rejeita todo tipo de Mentalismo, que seria uma espécie de determinismo estrutural.
ENSINAR PARA SKINNER “ENSINAR É ARRANJAR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO”
AVALIAR para Skinner Objetivo: “Será que o que penso que ensinei, eu ensinei de fato?”
O prazer na aprendizagem O ensino deve ser interativo, prazeroso e gradual! Deve haver um plano de ensino individualizado.
Para discussão em grupos de 4 pessoas: A sua experiência escolar, foi prazerosa? A educação universitária tem sido até o momento fonte de prazer e de construção gradual do conhecimento? O que favorece? O que atrapalha? Como o reforço positivo interfere na sua aprendizagem?