“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” DALAI LAMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Direito do mar Águas internas, mar territorial, alto mar
“A propriedade e o Direito Internacional Público”
“O Pré-sal é nosso!” Considerações jurídicas quanto a uma campanha pela afirmação da soberania nacional sobre as reservas de petróleo e gás da camada pré-sal.
Estrutura de um Processo de Licenciamento
Sheila Pitombeira Apresentação ao Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
Art. 5o, - LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que.
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
CIDADANIA.
Escola Superior de Guerra
Os elementos constitutivos do Estado
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
Unidade V: Regime jurídico dos bens públicos
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Direito Internacional Domínio Público Internacional
AS AÇÕES DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO EM SANTA CATARINA
BENS PÚBLICOS.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
REGIÕES POLARES As regiões polares fazem parte do conjunto dos elementos terrestres considerados de domínio público, sendo espaços cuja utilização interessa.
Profº Carmênio Barroso
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
 DIREITO AÉREO- BASTANTE RECENTE (SÉCULO XX) – INÍCIO DOS EXPERIMENTOS AERONÁUTICOS.   - É O CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAMENTAM A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO.
ESTADO NA ORDEM INTERNACIONAL
Curso Técnico em Meio Ambiente
Profa. Dra. Renata Medici
DIREITO DO MAR.
Profa. Me. Larissa Castro
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
LEI PENAL NO ESPAÇO Continuação.
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
A construção do território Brasileiro e a consolidação das fronteiras externas A construção das fronteiras brasileiras (internas e externas) é resultado.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
Direito Administrativo II Bens Públicos
DIREITO AMBIENTAL ÁGUA É O SANGUE DA TERRA
MEIO AMBIENTE CULTURAL
ATIVIDADE URBANISTICA
Teoria Geral do Estado e da Constituição
DIP - TERRITÓRIO DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL – mar + rios internacionais + espaço aéreo + espaço extra-atmosférico.
TUTELA DO MEIO AMBIENTE NATURAL
1.
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
BENS PÚBLICOS.
Legislação Ambiental. O Direito Ambiental tem seu núcleo fundamental estabelecido no artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil. Mas,
BENS PÚBLICOS Prof. Alain Alan.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Profa. Silvia Bertani.
BENS PÚBLICOS II. 1. Características InalienabilidadeImpenhorabilidadeImprescritibilidadeNão onerabilidade.
Profº Carmênio Barroso
DIVISÃO TERRITORIAL. ESPAÇO Extensão tridimensional ilimitada ou infinitamente grande, que contém todos os seres e coisas e é campo de todos os eventos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL
ALEI PENAL NO TEMPO A LEI PENAL NO ESPAÇO. A LEI PENAL NO TEMPO Considera-se praticado o crime no momento da ação ou emissão, ainda que outro seja o momento.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
A AMAZÔNIA AZUL. ORIGEM – Estrategistas da Marinha Brasileira em debates sobre os limites territoriais do Brasil nas águas oceânicas. O Brasil possui.
ÁGUA.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 7 RECURSOS HÍDRICOS.
RECURSOS HÍDRICOS. 1. Recurso Ambiental Lei nº 6.938/81, art. 3º, V Lei nº 9.984/00 (Agência Nacional de Águas) Lei nº 9.985/00, art. 2º, IV Agenda 21.
POPULAÇÃO E POVO População Povo
Transcrição da apresentação:

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” DALAI LAMA

Ferrucio Pergoloso – Diritto Costitucionale, v. 1, p. 94: “ A parte do globo terrestre na qual se acha efetivamente fixado o território populacional, com exclusão da soberania de qualquer outro Estado”.

O território deve ser considerado como condição necessária mas exterior ao Estado.

Juristas respondem: A ocupação bélica do território não provoca imediata extinção do território; Só o tratado de paz decidirá pela sua conservação ou desaparecimento total.

São partes do território: Terra firme; Mar territorial; Subsolo; Plataforma continental; E espaço aéreo

A extensão ou largura do mar territorial se calcula a partir da baixa maré acompanhando sempre a sinuosidade da costa.

Doutrinas antigas estabeleciam o largura do mar territorial em função dos alcances da vista.

Doutrina do critério defensivo: “ O poder de terra acaba onde acaba o poder das armas”; Limite tradicional de três milhas; Costume internacional válido durante séculos.

32 países continuam com o limite tradicional das três milhas: Entre eles Estados Unidos, Grã Bretanha Japão e Países baixos.

Conferência latino-americana sobre Direito Marítimo – Montevideu : Aumentou para 200 milhas o limite das águas territoriais do Brasil;

09 Países 200 milhas o limite das águas territoriais do Brasil; E também – Chile, Peru, Equador, Argentina, Panamá, Nicaragua, El Salvador e Uruguai.

Objetivo: Segurança Nacional; Repressão ao contrabando; E controle de navegação para evitar a poluição das águas.

Subsolo e a plataforma continental: Uso oficial da expressão em 1945; Presidente dos Estados Unidos afirmou o direito sobre a plataforma continental para fins específicos e limitados;

Celebres proclamações de Truman “ Os recursos naturais do subsolo e do fundo do mar da plataforma continental, abaixo do mar próximo às costas dos Estados Unidos como pertencentes a estes e submetidos à sua jurisdição e controle”.

A ONU e a plataforma continental: 1951 – “ Sujeito ao controle e jurisdição do Estado reibeirinho, mas somente para os fins de explorar e aproveitar seus recursos naturais”.

A ONU e a plataforma continental: 1953 – “ O leito do mar e o subsolo das regiões submarinas contíguas às costas, mas situadas fora da zona do mar territorial, até um profundidade de 200 metros”.

A ONU e a plataforma continental: “ O Estado ribeirinho exerce direitos sobre a plataforma continental para os fins de exploração e aproveitamento de recursos”.

O Brasil e a plataforma continental: Dec de 1950; “ Integrada ao território nacional a plataforma continental na parte correspondente a esse território”.

O Brasil e a plataforma continental: A plataforma continental é um verdadeiro território submerso e constitui com as terras a que é adjacente uma só unidade geográfica.

O Brasil e a plataforma continental: Possibilidade, cada vez maior, da exploração ou do aproveitamento das riquezas aí encontradas.

Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei; III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 46, de 2005) V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;

Art. 20. São bens da União: VI - o mar territorial; VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos; VIII - os potenciais de energia hidráulica; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré- históricos; XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios. § 1º - É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

Lei n , 30 – 11 – 2012: Determina novas regras de distribuição entre os entes da federação dos royalties e da participação especial em função da exploração de petróleo, gás natural e outros hidrocarbornetos.

Lei de dispõe sobre a destinação para de educação e saúde de parcela da participação no resultado ou compensação financeira de petróleo ou gás natural.

O Brasil e a plataforma continental: Pela integridade e segurança interna do país.

Espaço Aéreo Oreste Ranelletti _ Instituzione do Diritto Público “ A soberania do Estado sobre o espaço aéreo estende-se em altitude até onde haja um interesse público que poça reclamar a ação ou proteção do Estado”.

Conferência de Chicago 07 de dezembro de 1944; Produziu regras fundamentais a serem observadas pela aviação civil internacional: Liberdade de voo ou trânsito inofensivos para aeronaves civil pelo território de um Estado Exceto o sobrevoo de áreas consideradas de segurança nacional e fortificações militares.

Espaço cósmico Remonta 1963 “ Declaração dos princípios de base de atividades dos Estados para o descobrimento e a utilização do espaço cósmico”.

Espaço cósmico Resolução 1962 XVIII sobre o Direito Extra Cósmico que dispões que “ O Espaço Extra cósmico, compreendendo a lua e os demais corpos celestes não pode ser objeto de apropriação nacional”.

Espaço cósmico 1967 – ONU interditou a colocação de armas de destruição de massa numa orbita ao redor da terra bem como bases ou fortificações militares em corpos celestes.

Exceções ao Poder de império do Estado: Ranelletti “ Uma coisa que se encontra em um Estado é de direito considerada como se estivesse em outro Estado”. Ex: Os navios de guerra ainda que em águas estrangeiras pertencem ao território nacional de origem.

Concepção Política de Território: Maquiavel - Obra a expressão do Estado: Representa o pensamento político a perfeita tomada de consciência da passagem do antigo Estado-Cidade ao Estado Nacional.

Montesquieu – Espirito das Leis O pensamento Moderno de maneira mais coordenada refletiu sobre as relações entre o meio físico e a natureza das instituições políticas.

Concepção Jurídica de Território: Tratadista modernos escrevem desde o séc. XIX: “ Nenhum estado há sem território”.

Doutrina Majoritária: Inclina-se para consideração do território como elemento essencial ao conceito de Estado. Teses contrárias de Kelsen, Heirich e Smend já tidas por invalidas.

Teoria do Território Património: Idade média; Não distinguia Direito Público do Direito Privado; Confundia território com propriedade ou com outros direitos reais;

Teoria do Território Património: Idade média não separa as noções distintas de imperium e de dominium, mas as punha no só titular o senhor feudal.

Teoria do Território Património: Helfritz – Allgemeines Staatsrecht. Pág. 108: “ Não se perguntava a que estado pertence tu, senão de quem você é súdito”.

A teoria do território objeto: Território objeto das coisas público ou de um real caráter público; O Direito do Estado sobre seu território é especial, eminente e soberano;

A teoria do território objeto: O território como coisa não como se fazia na antiga concepção puramente patrimonial – mas do ponto de vista do Direito público.

A teoria do território objeto: A soberania do Estado se divide em duas partes uma: Negativa - chamada face do Direito Internacional da soberania estatal, importa na exclusão do poder de qualquer outro Estado sobre o mesmo território.

A teoria do território objeto: Positiva: Encerra a competência do Estado de empregar as terras ou território para atender os fins estatais

A teoria do território espaço 1901 – Mostrava que a soberania não se podia exercer sobre as coisas, mas sobre pessoas e que; “ O território não exprime um prolongamento do Estado senão um momento em sua essência”. Vom Staatgebiet, pág. 107

A teoria do território espaço O território de Estado nada mais significa que: “ A extensão espacial da soberania do Estado” Vom Staatgebiet, pág

A teoria do território espaço Zitelmann – O território “ É o palco da soberania estatal onde se desenrolam atividades sociais, culturais e econômicas do Estado”.

A teoria do Território competência: Obra dos juristas austríacos da Escola de Viena; Ver no território um elemento determinante da validez da norma ou regra jurídica;

A teoria do Território competência: Kelsen “ Admite de modo especial um conceito jurídico de competência e de modo geral um conceito de validade do Direito”.

A teoria do Território competência: Desdobra-se em duas acepções de território: Primeira – Mais restrita faz do território a esfera da competência local, “ diocese do poder estatal”.

A teoria do Território competência: Segunda – encara o território de maneira ampla; nos termos análogos da teoria do território espaço; validez da norma estatal; E delimitação espacial das normas jurídicas