Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A FORMAÇÃO DA ECONOMIA GLOBAL
Advertisements

Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
Processo de formação do espaço capitalista
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Também chamada de Revolução tecnológica No mundo: a partir da 2ª Guerra Mundial (EUA, Ex-União Soviética e em alguns países.
SÉCULO XVIII Liberalismo  Estado moderno (Nação) IDÉIA MODERNA DE CIDADANIA Aparato administrativo  leis: normas que pretendem a validade na Nação Contradição.
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
AS CAUSAS E OS OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Capitalista Socialista Misto
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Economia Fauzi T Jorge FOCO: ORIGEM, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PROBLEMAS E TEMAS RELEVANTES DA ECONOMIA – PARTE III.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 O Crescimento da Participação do Setor Público na Atividade Econômica As Funções Econômicas do Setor Público.
EUROPA VELHO MUNDO.
O Desenvolvimento em Perspectiva Histórica e Internacional Contribuição ao Debate sobre a Agenda Nacional de Desenvolvimento Conselho de Desenvolvimento.
CONSEQUÊNCIAS DA 2ª GUERRA MUNDIAL. CONSEQUÊNCIAS DEMOGRÁFICAS Cerca de 50 milhões de mortos; Elevado número de deficientes físicos e psicológicos; Cerca.
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Capitalismo x Socialismo
FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO Destaques preparados para reunião do grupo temático do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Rinaldo.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
Trabalho: liberdade e submissão.
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
Comércio Exterior e Negociação Internacional II SEMINÁRIO.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
Mercado Financeiro e de Capitais Professor: Manoel Messias Santos de Oliveira Graduado em Economia - UEFS Especialista em Administração Pública - FUNDESP.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
(1) Até ao séc. XVII, principal actor a Igreja: Irmandades, Misericórdias
Transcrição da apresentação:

Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza

Introdução Como Pensar a Economia Contemporânea frente a um mundo em permanente transformação.  Econômicas,  Políticas,  Sociais,  Culturais,  Ambientais,

Fases do Desenvolvimento econômico moderno Capitalismo Mercantil, Capitalismo Industrial,  Capitalismo Concorrencial,  Capitalismo Monopolista, Capitalismo Global

Capitalismo Mercantil Entre os séculos XVI e XVIII. Fatores Relevantes:  Formação do Mercado (Especialização da produção e trocas internacionais)  Formação do Estado Moderno (Absolutismo)  Formação de Novas Classes Sociais (Burguesia e Proletariado)  Formação de Cidades Comerciais,  Revolução Científica (Renascimento),  Liberalismo Político (Separação entre Estado e Igreja e autonomia do indivíduo),  Formação do mundo colonial.

Capitalismo Industrial (Concorrencial) Final do século XVIII até o final do século XIX. Fatores Relevantes:  Transformações nas técnicas e no processo produtivo,  Intenso processo de urbanização,  Afirmação do Trabalho Assalariado,  Mercado de concorrência perfeita,  Liberalismo Econômico,  Neocolonismo,  Movimento de contestação Social.

Capitalismo Industrial (Monopolista) Final do século XIX até o final do século XX. Fatores Relevantes:  Fusão do capital financeiro com o industrial,  Estado Interventor,  Novos processos de produção (Fordismo e Taylorismo),  Mercado Monopolista,  O novo papel do Estado (Keynesianismo),  Crises e Guerras Mundiais (Polarização do mercado),  Dependência Financeira e Internacionalização da Produção (descolonização).

Capitalismo Global Final do século XX até hoje Fatores Relevantes:  Mercado Unificado (Fracasso do Socialismo),  Nova Revolução tecnológica,  Três centros de poder (EUA, União Européia e Japão)  Globalização (Financeira, produção, mercado, cultura),  Fortalecimento da democracia,  Neoliberalismo (redução do papel do Estado),  Preocupações com a ecologia e o meio ambiente

A Crise do modelo Anterior Sintomas da crise:  Redução acentuada do ritmo de crescimento da economia mundial.  Elevada dívida interna e externa,  Aumento do nível de desemprego, do subemprego e da economia informal,  Elevada concentração da riqueza e da renda  Agravamento da exclusão social e aumento da pobreza,  Aumento da especulação financeira e creditícia,  Economia altamente oligopolizada,

Razões da Crise A elevada dívida externa e interna, Capital altamente especulativo e com elevada mobilidade territorial, A falência financeira do Estado, O esgotamento da matriz industrial, Ausência de um novo projeto de desenvolvimento global.

Desafios para a superação da crise Estabilizar a economia (controlar a inflação, conter os gastos públicos, aumentar a eficiência e eficácia nos investimentos públicos) Aumentar a arrecadação e deter a sonegação fiscal Limitar privilégios e implantar a equidade, Estabilidade política e consolidação da democracia através do fortalecimento da sociedade civil. Redefinição do papel do estado.