Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
Advertisements

Agregadores, social bookmarking services e tags (Apresentação 14) Raquel Bambirra 13/12/2013.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde BVS Aleitamento.
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
1 Applied Stats ™ Versão 4.4 Software para Controle Estatístico de Processos (CEP) em Tempo Real.
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
Ferramentas e Estratégias de Comunicação dos órgãos de execução da PGU Ferramentas e Estratégias de Comunicação dos órgãos de execução da PGU 22 de setembro.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Panorama da TIC no setor da Saúde Rede ePORTUGUÊSe da OMS Regina Ungerer Coordenadora da rede ePORTUGUÊSe Organização Mundial da Saúde - Genebra 03 de.
Modelo de Negócios Canvas. Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – NEmp.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Aula 5 - Arquiteturas Pedagógicas Internet e educação Webquest Cloud Computing: Pbworks Blogs Google Docs SkyDrive Edição de Imagens Edição de Videos.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Projeto Conteúdos Digitais Comitê Gestor da Internet no Brasil CT-Conteúdos Seminário sobre Informação da Internet Brasilia, 30 de Julho de.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Gestão da informação pessoal com a Web 2.0 Elizabeth Perry Victor Rosenberg Elizabeth Perry Victor Rosenberg
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SERIDÓ – CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CAMPUS DE CURRAIS NOVOS.
Evolução da internet Introdução Internet Service Providers Internet Service Providers World Wide Web(WWW) World Wide Web(WWW) Protocolos.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
PROPOSTA de PARCERIA. MVP SPORTS Somos uma Agência de Comunicação e Marketing Esportivo especializada na gestão da imagem de atletas de alto rendimento.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
O uso de um fórum de discussão para desenvolver atividades colaborativas. Autores Autores: BARBOSA, Rommel Melgaço SANTOS, Ieda.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
UMA ASSOCIAÇÃO MODERNA NÃO PODE DEIXAR DE ESTAR NA REDE 2.0.
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Digital Media Kit Apresentação PME Mídia Kit do primeiro e mais acessado portal da Cidade de Osasco. Teaser específico para pequenas empresas.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
WEBSITE APRESENTAÇÃO DO PLANO SITE. WebSites TER UM SITE SE TORNOU UM ITEM NECESSÁRIO NO PLANO DE MARKETING DE QUALQUER EMPRESA. O SITE É UMA FERRAMENTA.
O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
INTERNET Serviços e protocolos Escola Luís de Camões.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário Final Simei Tabordes Gonçalves SERVIÇO NACIONAL.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
Diagramas de Sequência e Comunicação
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Comandos básicos Scratch for Arduino (S4A).
SOFTWARE Software Aplicativo – Executa Tarefas de Processamento de informações para usuários finais. Software de Sistemas – Gerencia e Apóia operações.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Atividades da Secretaria Executiva da Biblioteca Virtual em Saúde Pública
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
“ LER É TER CORAGEM PARA O FAZER”.  Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da equipa, com vista a elevar os níveis de sucesso dos alunos.  Envolver.
Transcrição da apresentação:

Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS

Biblioteca 2.0 Elo de ligação Presença Participação Acessibilidade Interatividade Colaboração Comunidade Bibliotecário 2.0 Reconhecer mudanças no mundo Conhecer usuários Não esperar por algo perfeito

Quem somos? O que sabemos? Como descobrir o que sabemos?

Redes sociais Redes fontes info Redes AAI

Internetbvs Rede de fontes e fluxos de informação usuario Rede de produtores, intermediários, usuários No modelo da BVS a rede de instituições produtoras, intermediárias e usuárias de informação científica, técnica e factual operam redes de fontes de informação no espaço virtual da BVS. Em 2007 mais de 2000 instituições operam direta ou indiretamente produtos e serviços da BVS Para promover o acesso eqüitativo à informação e conhecimento atualizado e desenvolver ambientes aprendizes e informados, a BIREME vem desenvolvendo uma metodologia baseada em linhas de ação para que organizações, redes, sistemas, unidades, ambientes e contextos estejam plenamente informados, operando seus fluxos locais de informação integrados à rede de fontes e fluxos de informação da BVS

O conceito de rede social existiu desde sempre e, como muitas designações, traz um nome novo a algo que se conhece há muito. A rede formada pelos colegas de uma classe de faculdade, os amigos que se reúnem em um clube, os que praticam esportes, caridade, atendimento, as famílias, todas são redes sociais que têm determinados interesses comuns como elo de união. Redes sociais

Análise de redes sociais Associado ao conceito de rede social há um outro, a Análise de Redes Sociais (Social Networks Analysis SNA, correspondente à expressão em inglês). A Análise de Redes Sociais consiste no mapeamento das relações interpessoais em um grupo ou comunidade. Em sua representação gráfica, cada pessoa é representada por um nó, e as relações são representadas por linhas que conectam os nós (Storch, 2007).

Comunidades Virtuais – Ambientes Colaborativos Termo utilizado para os agrupamentos humanos que surgem no ciberespaço, através da comunicação mediada pelas redes de computadores. É uma iniciativa inerente às organizações baseadas em conhecimento Identificam interesses comuns e valores da comunidade; Viabilizam contribuições variáveis Possibilita conexões entre indivíduos independente de localização geográfica As participações podem ser assíncronas Sua essência é o compromisso e a ética dos seus participantes

Ferramentas de interação na web RSS Blogs Fóruns Chats Páginas colaborativas (wiki) Outras

Ferramentas de interação e colaboração na Web RSS é uma forma de acessar o conteúdo de um site (também pode se chamar XML ou Atom). O formato RSS é um arquivo texto (XML) organizado de maneira a informar as últimas atualizações no conteúdo (e apenas no conteúdo) de um site. O nome genérico desse mecanismo é feed.

RSS Como funciona? – O responsável pelo Website cria e mantém um arquivo em formato XML com as atualizações do site. O arquivo é a base do serviço RSS. – O usuário seleciona os Websites que deseja monitorar com seu leitor RSS – O usuário copia o URL do RSS de interesse a seu leitor RSS.

Como ler um feed (alimentador para RSS)? Você pode usar programas que lêem o feed e informam à você toda vez que o site de seu interesse tem conteúdo novo. Assim como existem programas e serviços para ler s no desktop e online (Outlook, Eudora, GMail, Hotmail…) existem programas e serviços para ler feeds online e no desktop. Os principais leitores de feeds tipo desktop são: AmphetaDesk (das antigas), FeedDemon, SharpReader e NetNewsWire. Na categoria online você pode usar o Bloglines, Meu Yahoo, Google Reader ou o NetVibes.

Exemplos de utilização library.usask.ca/ejournals/rss_title/A

Exemplos e exercícios Utilizar o Google Reader ou Netvibe como leitor de RSS Acrescentar RSS no BVS Site

Definição: Eespaço na Biblioteca Virtual em Saúde ePORTUGUÊSe (BVS ePORTUGUÊSe) dedicado especialmente ao registro e troca de informação entre os membros da Rede ePORTUGUÊSe - Rede de Fontes de Informação e Conhecimento em Saúde para os Países de Língua Portuguêsa, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). (BVS ePORTUGUÊSe)Rede ePORTUGUÊSe

rosane xxxxxx

Imagens

Documentos

Notícias

Muito Obrigada!