Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Advertisements

I N I C I A R.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Conferência das Cidades Mato Grosso
OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
enquadramento de corpos de água
I - a água é um bem de domínio público;
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Cobrança pelo Uso da Água Diretoria da Bacia Hidrográfica do
PREENCHIMENTO DO ATO CONVOCATÓRIO
SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA.
S I S T E M A E S T A D U A L D E M E I O A M B I E N T E
Usuários cadastrados. Cobrança pelo Uso da Água na Bacia do Rio Paraíba do Sul e Aplicação dos Recursos.
Sistema de Suporte à Decisão
RENOVAÇÃO DAS OUTORGAS DO SISTEMA CANTAREIRA ASPECTOS DE QUALIDADE
SITUAÇÃO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA PARTE MINEIRA DA BACIA DO PCJ
COBRANÇA DO USO DA ÁGUA ASPECTOS DE QUALIDADE
Conferência das Cidades Mato Grosso
Cobrança pelo Uso da Água
Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos na Bacia do Rio das Velhas
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
PRÁTICAS DE MANEJO CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NO SEMI ARIDO
Profa. Dra. Renata Medici
Zona de deposição • Região mais a jusante da bacia
METODOLOGIA PARA SIMULACÃO DOS CENÁRIOS PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PIRANHAS AÇU Alain M. Bernard P. de Silans Consultor IBI 23/Outubro/2013.
GESTÃO DAS ÁGUAS E OUTORGA DE DIREITO DE USO DA ÁGUA
Instrumentos econômicos
O uso da cartografia na Sanepar Eng° Paula Foltran de Azevedo Hamerschmidt Dez 2010 Setor de geoprocessamento - USTI.
Art. 1º §1º - A gestão considera o ciclo hidrológico por completo, contemplando as fases: Aérea;Superficial;Subterrânea. Princípios da Política.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
O Plano Nacional de Recursos Hídricos Análise Diagnóstica (cont.) Vazões Águas Superficiais.
Profa. Dra. Renata Medici
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
Tratamento de Água 3° Saneamento Manhã Alunos: Levi Lima; Evany Adriane.
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Prefeitura Municipal de Erechim
USO DE ÁGUA.
Comitês de Bacias Hidrográficas
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
3- Manual de amostragem de água da Embrapa (pg. 14 a 35)
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
NOVA SISTEMÁTICA DE OUTORGA DE USO DA ÁGUA EM GOIÁS
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
DIÓGENES MORTARI ADASA Relatório Final Maio/2012.
Um dia sem água? Água é vida... A água de hoje é a mesma da Idade da Pedra... Ciclo hidrológico.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS OUTORGA DE DIREITO DE USO Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
Fiscalização da aplicação de Planos de Racionamento Estudo de Caso: Medina - MG 1.
SENADO FEDERAL Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal “Gestão de Recursos Hídricos em Minas Gerais.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Francisco Oliveira Francisco Oliveira. O QUE É A EMBASA Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A. Fundada em 11 de maio de 1971 uma lei estadual, de número.
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
SDM Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
Transcrição da apresentação:

Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL – SDS CADASTRO DE USUÁRIOS DE ÁGUA DO ESTADO DE SANTA CATARINA Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos

O Que é o Cadastro? Para que serve o Cadastro ? Por que se Cadastrar? Quem deve se cadastrar? Como e Onde se Cadastrar? Quando se Cadastrar? Quanto custa se Cadastrar? Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI O Que é o Cadastro? O Cadastro é a base do conhecimento relativo aos usos dos recursos hídricos, e é através do cadastro que se torna possível conhecer mais as realidades locais de cada bacia hidrográfica e suas demandas hídricas, promovendo a gestão dos recursos hídricos. Para que serve o Cadastro? Para Conhecer: QUEM USA? COMO USA? ONDE USA? e PARA QUE USA?, as águas superficiais e subterrâneas estaduais, a fim de garantir os recursos hídricos para todos os atuais e futuros usuários.

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI Por que se Cadastrar? O Cadastro é o primeiro passo para a regularização dos usuários de acordo com as atividades desenvolvidas, sendo essencial para conhecer o perfil de quem utiliza os recursos hídricos. Quem deve se Cadastrar? Todos os usuários de água, pessoas físicas ou jurídicas, tais como: os prestadores de serviços de Saneamento (Abastecimento Público e Esgotamento Sanitário), irrigantes, indústrias, criadores de animais, mineradoras, aquicultores e demais usuários, que captam água superficial ou subterrânea, ou lançam efluentes em corpos hídricos do Estado de Santa Catarina.

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI Quando se Cadastrar? O Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos está aberto desde 2006 para sua realização online, porém haverá campanhas de cadastramento por bacias hidrográficas, durante as atividades previstas no SC Rural - MB 3. Como e Onde se Cadastrar? Realize seu cadastro online através do site Quanto custa se Cadastrar? O Cadastro de usuário de água NÃO TEM CUSTO.

DEMANDA DOS USOS CONSUNTIVOS - BACIA DO RIO JACUTINGA 24/07/2009 Uso Nº de Pontos de Captação Superficial % dos Pontos de Captação Superficial N° de Pontos de Captação Superficial / Intervalos de Demanda (L/s) 0 à 0,28 0,28 à 1 1 à à à à 100 Abastecimento Público 183, Aquicultura10, Criação Animal49886, Industrial172, Irrigação30, Outros Usos366, Prod. En. Termelétrica 20, TOTAL575100, % dos Pontos de Captação Superficial / Intervalos de Demanda (L/s) 93,51,742,961,220,000,52 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI

VOLUME CAPTADO SUPERFICIAL - BACIA DO RIO JACUTINGA 24/07/2009 Uso Volume Captado (L/s) % do Volume Captado Volume captado (L/s) / Intervalos de Demanda (L/s) 0 à 0,28 0,28 à 1 1 à à à à 100 Abastecimento Público 241,0837,400,030,0036,1426,670,00178,2 Aquicultura0,770,120,000,770,00 Criação Animal102,5015,9017,282,6253,6628,940,00 Industrial232,3936,050,060,9650,91102,860,0077,60 Irrigação1,000,160,070,930,00 Outros Usos0,270,040,270,00 Prod. En. Termelétrica 66,6610,340,00 66,660,00 TOTAL644,67100,0017,715,28140,7225,10,00255,8 % do Volume Captado / Intervalos de Demanda (L/s) 2,750,8221,8334,920,0039,69 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI Acessar o Site: Para maiores informações sobre o cadastro de usuários acesse os sites: Baixe o Manual Operacional do Cadastro no sites: