DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
DEMOCRACIA.
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
PRODUÇÃO RESENHA.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Filosofia
Arte e representação.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
INDÚSTRIA CULTURAL.
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Nasceu em Marburg, na Alemanha;
ESTÉTICA Arte e realidade
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Utilizando diferentes linguagens
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
O Estado Qual é a sua função.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Professor MS Alcidemar Junior
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Profª. Taís Linassi Ruwer
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR
Teoria filosófica da arte.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Professor Romildo Tavares
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
FILOSOFIA.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
As bases da ciência moderna
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Três Advertências Iniciais:
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
Concepções em Educação Matemática
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
OFICINAS CULTURAIS (Aula 2)
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Período sistemático Aristóteles
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
O que é filosofia?.
Estética Antiga Objetivos do texto:
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Kant e a Filosofia Crítica
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Faculdade Piaget - Brasil
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Transcrição da apresentação:

DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética) Projeto: Produção de curta- metragem

O cinema pode se visto como revelador de valores e significados culturais. Nesse sentido, com potencial educativo. Desse modo, admite-se a existência de um caráter didático inerente às produções cinematográficas, que, independente de sua especificidade (seja a de transcodificar discursos de uma política dominante e hegemônica ou o de revelar anseios e conflitos culturais internos de uma sociedade), reveste-as da possibilidade de servirem como recurso pedagógico, sempre e somente quando os filmes forem submetidos a uma análise crítica e interpretativa. Para tanto, é necessário abordar tanto sua linguagem quanto valer-se dos temas por ele tratados, pois ambos propiciam a reflexão sobre a produção cultural. Ao levar o observador/leitor a posicionar-se criticamente, contextualizando e questionando seus elementos constitutivos, propicia-se uma aproximação crítica aos filmes de modo que seja possível interrogar-se sobre os juízos de valor, significados morais, informações e ideologia contidas nas mensagens veiculadas.

O projeto pretende estabelecer uma relação entre filmes (curtas) e textos teóricos de modo que alguns conceitos trabalhados por importantes autores do campo da filosofia e das ciências humanas – ou humanidades, em geral – sejam analisados sob o filtro da linguagem cinematográfica. Considerando o cinema enquanto "espaço heurístico", isto é, "espaço de construção de um método analítico para a busca do conhecimento", seria possível elucidar o processo pedagógico que é posto em prática, investigando os diferentes modos com que os filmes apresentam sua própria noção de "verdade". “O cinema é a forma contemporânea da arte” Marilena Chauí

As duas principais ideias que percorreram a história foram iniciadas na Grécia com Platão e Aristóteles. Platão, considerou a arte uma forma de conhecimento, porém, de um conhecimento inferior, pois ela é uma imitação das coisas sensíveis. Aristóteles, tomou a arte como uma atividade prática. Para Marilena Chauí, “como o livro, o cinema tem o poder extraordinário, próprio da obra de arte, de tornar presente o ausente, próximo o distante, distante o próximo, entrecruzando realidade e irrealidade, verdade e fantasia, reflexão e devaneio.” ( Chauí, 2001). Walter Benjamin ainda é citado por estabelecer dois pólos que medem a importância de uma obra de arte: o valor de culto da obra e seu valor de exposição, sendo que o cinema representa o segundo. Pelo grau avançado da tecnologia, um filme, é o objeto da arte mais exposto atualmente, por isso faz cumprir a afirmação de que o cinema é o maior expoente da arte que se estabeleceu e marcou o século XX.

INSTRUÇÕES PARA PRODUÇÃO: O tamanho da produção de um filme varia de acordo com a complexidade, o dinheiro disponível e a duração do filme. Curta-metragem é um filme que tem menos de 30 minutos de duração. Ele pode ser um filminho de 30 segundos, feito com uma câmera de celular e postado na Internet por uma única pessoa ou mais. O curta-metragem é um espaço para experimentar linguagens e descobrir novos talentos. É uma oportunidade de vivenciar uma produção cinematográfica e acumular “quilometragem” de experiência. Temas: “Mulher: delicada resistência”.