Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O racismo é a prova do quanto ainda somos primitivos.
Advertisements

Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Racismo Porquê tanta ignorância????
Trabalho realizado por : Ana Ramalho nº 5 e Bruno Rodrigues nº 6
CARTA DA TERRA Para crianças.
PRECONCEITO & DISCRIMINAÇÃO
1. Identificação da atividade e do aluno
INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.
A homossexualidade é um tema que envolve vários assuntos como os direitos humanos, direitos cívicos, politica, religião e outros mais.
Introdução Porque vamos à escola? Alguns diriam que Inicialmente vamos para aprender a ler, a escrever e a fazer contas, para depois estudamos história,
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
Justificativa: Falar da origem do homem é fazer uma viagem no próprio tempo e nesta viagem podemos encontrar respostas pra muitos porquês: como de nossa.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
O ser humano natureza ou cultura?
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Porque os países de Primeiro Mundo são diferentes?
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
CONQUISTANDO SUA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO Entrar no mercado de trabalho, para algumas pessoas, é a coisa mais fácil do mundo. Para outras, a pior.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
ENTENDENDO A RAIZ DA IRA
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu amor. Talvez seja tão simples, tolo e.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
Conceitos fundamentais em genética.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA (conceitos básicos)
Individualismo e Coletividade
Fundamentos da Administração
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
Teorias de Enfermagem necessidades humanas Virginia Henderson
Formas, condutas religiosas, estilos de espiritualidade e condutas religiosas uniformes evidenciam a presença influente de um substrato religioso-cultural.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Para você... Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Transcrição da apresentação:

Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III

O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história.

Realmente, somos diferentes uns dos outros. Mas nem sempre aceitamos e respeitamos as diferenças e isso não é legal, pois o preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia. Tudo bem ser grande ou pequeno, gordo ou magro. Tudo bem usar óculos, ser adotado, ter rodas ou uma cor diferente. Mas será que é tudo bem mesmo? Pontos de reflexão: O que vocês pensam sobre isso? Que atitudes de preconceito entre colegas vocês conseguem identificar no dia a dia da escola Na convivência com os colegas, com qual “personagem” vocês se identificam? Já tentaram se colocar no lugar do outro? Já pensaram na dor de ser discriminado, desrespeitado, só porque se é diferente? ?

Tenho a pele mais escura que a sua Mas, pensando bem! Ninguém tem cor igual Há muitas tonalidades diferentes Porém, todos independente a coloração Não deixam de ser gente. Está passando a hora de mudar certos conceitos Um deste é este tal preconceito Que a cor da pele faz do homem um Ser diferente Menos sociável, menos inteligente... Negros, índios, pardos, amarelos, brancos Precisam ser respeitados e ter os mesmos direito Pois, certamente, tem os mesmos deveres. Preconceito é a raiz da discriminação Como fruto produz a violência Moral como a física entre irmãos. ( Ataíde Lemos )

PRECONCEITO RACIAL UMA FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL.

 Atualmente percebemos um grande envolvimento dos educadores para que aja melhor entendimento entre os alunos para aceitar as diferenças existentes em sala de aula, a escola necessita trabalhar este tema de uma forma mais prática e envolvente com o dia-a-dia dos alunos, só falar, ou ler não atinge seu foco de maneira concreta, é preciso, desenvolver ações de reflexão e práticas em sala de aula, o filme trabalhou de maneira concreta e o crescimento individual de cada um, colaborou no desenvolvimento do coletivo.