Segurança pública e Violência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITOS HUMANOS E POLÍCIA
Advertisements

Mangueira fecha a rua em protesto violento (manchete de O Globo de sexta-feira, 23 de março de 2007) A mídia, o PCdoB e a consciência.
1. Leia atentamente as frases abaixo e descreva, resumidamente, o que está inadequado ou errado: a) A Ética é o estudo do que é justo, adequado, bom e.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
ORGANIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO. A palavra JUDICIÁRIO está ligada à expressão latina juris+dictio, que significa dizer o direito, ou seja, interpretar.
CONSELHO MUNICIPAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Campinas PARTICIPAÇÃO SOCIAL CRISE OU MUDANÇA? Profa.Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS Abril 2011.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS Gabriela Neves Delgado Professora Adjunta de Direito do Trabalho.
Violência, morte de desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil: Uma história antiga e atual Marcelo Batista Nery Núcleo de Estudos da Violência/USP.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
MISSÃO Promover a Educação de crianças e jovens carenciadas do Douro como forma de Inclusão Social no território.
Projeto «Formação em Literacia Digital» D IREITOS E D EVERES NA INTERNET Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Criminalidade Violenta na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH): questões institucionais e reflexos nas políticas de segurança Eduardo Cerqueira.
Inclusão digital e desenvolvimento André Urani IETS e IE-UFRJ 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
A INDISPENSÁVEL MODERNIZAÇÃO DA POLÍCIA BRASILEIRA Prof. Dr. Michel Misse Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia Universidade Federal do.
O Geledés Fundada em 30 de abril de 1988; organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de negras e negros em razão das desvantagens e discriminações.
IEE TRAZ UMA EXPERIÊNCIA DE 12 ANOS... Atendimento Direto a Crianças e Adolescentes Formação de Professores e Agentes Sociais Sensibilização em Políticas.
Correção da Ficha Formativa. 1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no.
Globalização e desigualdade social
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
Joelma do Vale Especialista em Família Líder Ministério da Mulher Bahia e Sergipe.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
APRESENTA A humanidade consome drogas ha milhares de anos, mas foi somente a partir do século XIX que os governantes vêm tentando controlar a produção,
Política Pública de Controle de Armas. Premissa Estatuto do Desarmamento: muito além da campanha de entrega de armas e do referendo Estabelece uma política.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Embargo: 11:00 CET, 28 fevereiro de 2012 Relatório Anual 2011 dedicado ao Centenário da Convenção Internacional do Ópio da Haia de 1912.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
TEORIAS, MODELOS DE POLICIAMENTO E CULTURA POLICIAL
EXPOSITOR FABIANO CONTARATO DELEGADO DE POLÍCIA, PROFESSOR DE DIREITO E DIRETOR DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO (DETRAN-ES)
Audiência Pública Senado Federal “Matança de jovens negros” EDUCAFRO 6 / 2015.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Grupo Espírita Guillon Ribeiro | Escola de Evangelização de Pacientes
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
O DIREITO CANÔNICO. IDADE MÉDIA QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO PROTEÇÃO MILITAR DA POPULAÇÃO, COMÉRCIO E COMUNICAÇÃO FALTA DE TRABALHO PARA OS HOMENS LIVRES.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social - Segurança Pública.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Política de enfrentamento?. Relembrando Janeiro de 2007.
DIREITO PENAL PARTE ESPECIAL DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E SAÚDE Aline Freitas.
Indicadores de Saúde Conceito
PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO A experiência do Governo do Estado do Espírito Santo.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Fardas cinzas, corpos negros.
Transcrição da apresentação:

Segurança pública e Violência Palavras chave > Violência > Pobreza > Tráfico > Políticas públicas

Segurança pública X Violência

“A pobreza é a causa da criminalidade” ppolikkjmnjhj

Esta afirmação é utilizada na defesa dos pobres. Suspeitas prévias que policiais tem pelos pobres. Locais mais pobres são alvos da violência e o auto índice de criminalidade

“A desigualdade social é a explicação da violência”

Baseada principalmente no diferencial de renda entre ricos e pobres , ou no IDH ( índice de desenvolvimento humano) . Acredita se que o homem tomado pela revolta pode agir violentamente para diminuir a desigualdade social .

“A cultura da violência existe e cresce” Ela esta presente em todas as cultura existentes , mesmo que limitada ou relativamente controlada . Sempre alimentada por ações individuais ou coletivas . Muito das vezes causada por uma paixão ou emoção descontrolada.

“Contam-se os mortos e os danos para avaliar o crescimento da violência”

A vida de um ser humano não tem mais valor algum. Vivemos em uma constante guerra Comando X comando Polícia X bandidos E pessoas inocentes no meio desse fogo cruzado.

“O monopólio legítimo do uso da violência é que gera o medo e a violência disseminados no social” Este monopólio , que nunca existiu no Brasil , agora, com o armamento do crime organizado grupos de extermínio e das empresas de segurança privada , continua não existindo , ainda mais claramente que anos atrás. O Estado brasileiro nunca cumpriu com sua principal função: dar segurança aos seus cidadãos.

“A posse de armas pelos habitantes da cidade , que as compram na ilusão de que se protegem , estão na raiz do problema”

Facilidade de se obter uma arma tanto no comércio legal como no ilegal ( contrabando ). Contribui para o aumento dos homicídios . Contribui para o acidente em casa com crianças.

“Traficantes que nascem nas favelas são vítimas , mais do que responsáveis, pelo tráfico no Brasil”

Mercados sem limites de drogas e armas. Verdadeiros personagens da economia ilegal. Sua origem pobre justifica seus atos?

“A segurança pública não pode ser a preocupação central dos que atentam para a consolidação da democracia no país”

Refazer os circuitos da reciprocidade positiva significa integrar a população nas próprias atividades da segurança pública. É preciso mais atenção à pedagogia e à formação oferecida nas escolas e quartéis no que diz respeito à socialização para uma sociedade em que a civilidade, a confiança e a previsibilidade dão as condições para novos arranjos e práticas sociais.

Não há segurança sem que as pessoas compreendam os perigos e riscos que correm . E o que podem fazer para controlar ou evitá-lo

O modelo do polícia comunitária não funciona onde os traficantes controlam militarmente o território colocando medo aos moradores. O alcance do trabalho policial é pequeno e ainda se expõe a acusações de conluio com os criminosos.

Fim