Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁREA DE PESQUISA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
Advertisements

O mito da neutralidade científica
DCP 2006 MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia I Ano lectivo de º Semestre.
Painel V Forum Educação Ambiental
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
GT1- ESTUDOS HISTÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA INFORMAÇÃO
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Pesquisa em Ciência da Informação:
IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Pedagogia da pesquisa-ação
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA ÁREA CURRICULAR FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MARA ELIANE FONSECA RODRIGUES.
Curso Informática Básica
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR CURSO DE DIREITO Projeto de Pesquisa: Metodologias multidisciplinares de intervenção Sócio-educativa.
Nair Yumiko Kobashi UFPE
Informação e Documentação em Museus
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
SEMINÁRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E META-ANÁLISE
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Elaboração de Artigo Científico
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES EM INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO TEMA: O CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação ,
Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula 10
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ROBERTO LOPES DOS SANTOS JÚNIOR INFORMATIKA: ESTUDO DAS TEORIAS DE ALEXANDER IVANOVICH MIKHAILOV.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Concepções em Educação Matemática
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
1 Projeto de Captação. 4 Sobre a Mauá O Instituto Mauá de Tecnologia atua há 40 anos desenvolvendo tecnologia para a Indústria; Centro Universitário.
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Fundamentos Teóricos da Informação 17 de agosto de 2011.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Documentos e Propostas legais
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 05 de maio de 2014 Arquivologia no Brasil.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 09 de maio de 2014 Biblioteconomia no Brasil.
Estudos Avançados em Ciência da Informação Módulo 2 CI como ciência social.
Transcrição da apresentação:

Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT

2000 – ENANCIB s 2000 a 2003: GT 8 Epistemologia da Ciência da Informação 2005 a 2009: GT 1 Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação 2010 ao presente: GT1 Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação Total de Trabalhos Apresentados: 232

Antecedentes da temática epistemológica na Ciência da Informação brasileira

Epistemologia nos Programas de Pós Graduação no Brasil - IBICT 1995 IBICT-UFRJ: Introdução de nova Linha no Doutorado EPISTEMOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 2000 a 2003 IBICT-UFRJ: Duas Áreas de Concentração, e a Linha de Pesquisa TEORIA, EPISTEMOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE pertence à Área CONHECIMENTO, PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Epistemologia nos Programas de Pós Graduação no Brasil – IBICT (cont.) 2004 a 2008 IBICT-UFF: Uma área de concentração e a Linha TEORIA, EPISTEMOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 2009 IBICT-UFRJ: Linha EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Hoje: explicitado em ementa de Linha de Pesquisa

Paralelamente PPGCI-UFMG : inclui epistemologia em ementa de Linha de Pesquisa, assim como na nova configuração de 2003; 2003 PPGCI-UFBA: em ementa de Linha de Pesquisa; 2009 PPGCI-USP: em ementas de duas Linhas de Pesquisa; PPGCI-UFF: em ementa de Linha de Pesquisa desde a sua criação; 2012 Mestrado Profissional em Biblioteconomia- UNIRIO, nas ementas das duas Linhas de Pesquisa desde a sua criação.

Por isso... Os 60 anos do IBICT, nos 25 anos da ANCIB, são aqui homenageados pelo GT1 através de duas de suas inspiradoras, idealizadoras e ex Coordenadoras.

As Professoras Doutoras Lena Vania Ribeiro Pinheiro e Maria Nélida Gonzalez de Gomez

Em 212 trabalhos apresentados ao GT1 até 2013, 122 trabalhos as citaram 207 vezes

Textos de Pinheiro mais citados no GT1

15Traçados e limites da ciência da informação 14 A Ciência da informação entre a luz e a sombra: domínio epistemológico e campo interdisciplinar 12Processo evolutivo e tendências contemporâneas da Ciência da Informação 10Gênese da Ciência da Informação ou sinais anunciadores da nova área 6 Ciência da Informação: desdobramentos disciplinares, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. 4Informação: esse obscuro objeto da Ciência da Informação. 3Evolução e tendências da Ciência da Informação, no exterior e Brasil 3Movimentos interdisciplinares e rede conceitual na Ciência da Informação 3 Políticas públicas de C&T, ICT e de pós-graduação e o surgimento da ciência da informação no Brasil 2Campo Interdisciplinar da Ciência da Informação: fronteiras remotas e recentes. 2 Em busca de um caminho interdisciplinar: proposta de um núcleo teórico e prático de disciplinas comuns aos cursos de Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia 2 Pilares conceituais para mapeamento do território epistemológico da Ciência da Informação: disciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridades e aplicações.

Textos de Gonzalez de Gomez mais citados no GT1

19Metodologia de pesquisa no campo da Ciência da informação 10 As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação 10Para uma reflexão epistemológica acerca da Ciência da Informação 8 Dos Estudos Sociais da Informação aos Estudos do Social desde o ponto de vista da Informação 7 Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens 6 Escopo e abrangência a Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão 5 Comentários ao artigo “Hacia um nuevo paradigma em bibliotecologia” 5 Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea 5O objeto de estudo da Ciência da Informação: paradoxos e desafios 4 A representação do conhecimento e o conhecimento da representação: algumas questões epistemológicas 4Novos cenários políticos para a informação 4O caráter seletivo das ações de informação

A ANCIB, o GT1 e a Ciência da Informação brasileira agradecem !!

Levantamento e organização dos dados Lídia Martini Coelho Brandão Salek Bibliotecária e Auxiliar de Pesquisa Fontes: BENACIB ROSA, Berta Jaqueline. A cultura na ciência da informação: temáticas culturais na Pós-Graduação do campo informacional brasileiro f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, UFF, Niterói, 2013.