CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade PMAQ-PROGRAMA DE MELHORIA DE ACESSO E QUALIDADE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
SECRETARIA DE ESTADO DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA É condição para permanência no Programa a alimentação regular e sistemática do SIAB e a utilização do transmissor simultâneo pelo município. 81,8% dos municípios estão utilizando a última versão disponível do SIAB (6.5) em Janeiro/2012. SIAB (6.6) em Fevereiro/2012. O download da versão vigente e do material do SIAB pode ser realizado acessando > Download > Produtos para download É condição para permanência no Programa a alimentação regular e sistemática do SIAB e a utilização do transmissor simultâneo pelo município. 81,8% dos municípios estão utilizando a última versão disponível do SIAB (6.5) em Janeiro/2012. SIAB (6.6) em Fevereiro/2012. O download da versão vigente e do material do SIAB pode ser realizado acessando > Download > Produtos para download PMAQ – AB e o Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA ALERTA: Das equipes participantes, apenas 49% estão alimentando o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) de forma regular. E 51,7% das equipes estão enviando dados do Relatório PMA2-C. Informações sobre a versão utilizada do SIAB pelo município e a situação de envio das informações pode ser acompanhada por meio do site > Base de Dados > Sumário de Carga e Envio de Informaçãohttp://siab.datasus.gov.br *Situação até a competência Dezembro/2011. PMAQ – AB e o Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A autoavaliação é o primeiro passo para a fase de desenvolvimento do PMAQ. A autoavaliação auxilia os gestores e profissionais das equipes a identificarem os problemas e refletirem soluções para qualificação da Atenção Básica. A implementação de processos autoavalivos no âmbito municipal corresponde a 10% da nota para certificação das equipes de Atenção Básica. AUTOAVALIAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA -Análise do processo de trabalho pelos próprios trabalhadores (das equipes e da gestão); -Em equipe: visões, tensões, pactuações, compromissos; -No cotidiano (prática avaliativa) e em momentos específicos (avaliação sistematizada); -Resultados da avaliação: matéria-prima tanto para a atuação das equipes quanto da gestão; IMPORTÂNCIA E VALOR DE USO DA AUTO-AVALIAÇÃO
Composição da Certificação das Equipes de Atenção Básica no PMAQ Os 100% da Pontuação estão distribuídos da seguinte maneira: 1.Realização de momento autoavaliativo pela Equipe – 10% 2.Desempenho nos 24 indicadores Contratualizados – 20% 3.Desempenho na Avaliação Externa conforme Padrões de Acesso e Qualidade verificados in loco – 70%
AVALIAÇÃO EXTERNA PREVISÃO ABRIL Dia 16: Finalização dos Instrumentos de avaliação externa; Dia 19: Lançamento do Sistema on line pra Preenchimento de informações (o envio das informações concretiza a solicitação da Avaliação Externa); MAIO Dia 19: Prazo final para o preenchimento on line e Início Avaliação Externa in loco e (inicia a avaliação externa e finaliza em julho)
Quadro síntese do conjunto de indicadores selecionados Indicadores Contratualizados ÁreaUsoTotal DesempenhoMonitoramento 1. Saúde da Mulher Saúde da Criança Controle de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica Saúde Bucal Produção Geral Tuberculose e Hanseníase Saúde Mental 04 4 Total242347
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SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA Construído a partir da ferramenta AMQ; Reflete as diretrizes da Atenção Básica; Alinhamento com avaliação externa; Aplicativo para monitoramento das auto- avaliações; A FERRAMENTA AMAQ
Está disponível no site do DAB o instrumento de autoavaliação para Atenção Básica – AMAQ. /sistemas/Pmaq/amaq.pdf
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AMAQ - Organização da ferramenta
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AMAQ - Padrões de Qualidade NÚMERO DO PADRÃO Descrição do padrão de qualidade: afirmação acerca da qualidade esperada Escala numérica: grau de adequação do padrão a situação analisada Detalhamento do padrão de qualidade: comentário explicativo/detalhamento do padrão 4.13 A equipe de atenção básica reúne-se periodicamente A equipe realiza reuniões periódicas (semanal ou quinzenal) com duração média de 2 horas. Utiliza esse momento para discutir questões referentes à organização do processo de trabalho, planejamento, educação permanente, avaliação e integração com troca de experiências e conhecimentos, discussão de casos, entre outros.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA Plano de intervenção: consiste na construção dos planos estratégicos para enfrentamento dos problemas identificados; Sugere-se que, inicialmente, o planejamento contemple os principais problemas, ou seja, os elencados como mais importantes para o grupo. As prioridades de intervenção levam também em consideração seu impacto sobre o problema, a governabilidade dos atores envolvidos, bem como suas capacidades e desejo de mudança.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA MATRIZ DE INTERVENÇÃO Descrição do padrão: Descrição da situação problemática para o alcance do padrão : Objetivo/Meta: Estratégias para alcançar os objetivos/met as Atividades a serem desenvolvidas (Detalhamento da Execução) Recursos necessários para o desenvolvimen to das atividades Resultados esperados ResponsáveisPrazos Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA O DIA 03/04 APRESENTAREMOS MONITORAMENTO; APOIO INSTITUCIONAL; EDUCAÇÃO PERMANENTE. OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO! (65)