CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Após finalizar o preenchimento da Tabela Básica,
Advertisements

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade.
Monitoramento de Indicadores do PMAQ Porto Alegre, fevereiro/2012
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
Avaliação da situação de saúde
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
Planejar é preciso, viver não é preciso.
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO PAULO
Política Nacional de Atenção Básica
APSUS Atenção Primária à Saúde de Qualidade em Todo o Paraná
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
SALVADOR/BA, Outubro de 2011
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
Salvador, 07 de Fevereiro de 2012
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
AVALIAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Avaliação na Atenção Básica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
Os Programas de Provimento:
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
O Sistema único de saúde
ABRIL 2010.
MAIO 2010.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS CEREST DA RENAST/BA
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
Avaliação do SUS Mayara Almeida Martins. AVALIAR.
SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
WEBSTER PEREIRA - DAB / MS
Objetivos PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
CURSO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E SIOPSwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA PMAQ-VITÓRIA Fevereiro, 2012 PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PETRÓPOLIS
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA – PMAQ – PARTE II SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
SISAB e e-SUS AB.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Saúde Mais Perto de Você.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
E-SUS Santa Catarina.
EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA VITÓRIA - ES. INTRODUÇÃO O município de Vitória e o PSF Pop: 320 mil hab PSF desde 1998 Cobertura >75% ESF Maior parte.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Autoavaliação como ferramenta de Melhoria do Acesso e da Qualidade
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade PMAQ-PROGRAMA DE MELHORIA DE ACESSO E QUALIDADE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

SECRETARIA DE ESTADO DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA É condição para permanência no Programa a alimentação regular e sistemática do SIAB e a utilização do transmissor simultâneo pelo município. 81,8% dos municípios estão utilizando a última versão disponível do SIAB (6.5) em Janeiro/2012. SIAB (6.6) em Fevereiro/2012. O download da versão vigente e do material do SIAB pode ser realizado acessando > Download > Produtos para download É condição para permanência no Programa a alimentação regular e sistemática do SIAB e a utilização do transmissor simultâneo pelo município. 81,8% dos municípios estão utilizando a última versão disponível do SIAB (6.5) em Janeiro/2012. SIAB (6.6) em Fevereiro/2012. O download da versão vigente e do material do SIAB pode ser realizado acessando > Download > Produtos para download PMAQ – AB e o Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA ALERTA: Das equipes participantes, apenas 49% estão alimentando o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) de forma regular. E 51,7% das equipes estão enviando dados do Relatório PMA2-C. Informações sobre a versão utilizada do SIAB pelo município e a situação de envio das informações pode ser acompanhada por meio do site > Base de Dados > Sumário de Carga e Envio de Informaçãohttp://siab.datasus.gov.br *Situação até a competência Dezembro/2011. PMAQ – AB e o Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A autoavaliação é o primeiro passo para a fase de desenvolvimento do PMAQ. A autoavaliação auxilia os gestores e profissionais das equipes a identificarem os problemas e refletirem soluções para qualificação da Atenção Básica. A implementação de processos autoavalivos no âmbito municipal corresponde a 10% da nota para certificação das equipes de Atenção Básica. AUTOAVALIAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA -Análise do processo de trabalho pelos próprios trabalhadores (das equipes e da gestão); -Em equipe: visões, tensões, pactuações, compromissos; -No cotidiano (prática avaliativa) e em momentos específicos (avaliação sistematizada); -Resultados da avaliação: matéria-prima tanto para a atuação das equipes quanto da gestão; IMPORTÂNCIA E VALOR DE USO DA AUTO-AVALIAÇÃO

Composição da Certificação das Equipes de Atenção Básica no PMAQ Os 100% da Pontuação estão distribuídos da seguinte maneira: 1.Realização de momento autoavaliativo pela Equipe – 10% 2.Desempenho nos 24 indicadores Contratualizados – 20% 3.Desempenho na Avaliação Externa conforme Padrões de Acesso e Qualidade verificados in loco – 70%

AVALIAÇÃO EXTERNA PREVISÃO ABRIL Dia 16: Finalização dos Instrumentos de avaliação externa; Dia 19: Lançamento do Sistema on line pra Preenchimento de informações (o envio das informações concretiza a solicitação da Avaliação Externa); MAIO Dia 19: Prazo final para o preenchimento on line e Início Avaliação Externa in loco e (inicia a avaliação externa e finaliza em julho)

Quadro síntese do conjunto de indicadores selecionados Indicadores Contratualizados ÁreaUsoTotal DesempenhoMonitoramento 1. Saúde da Mulher Saúde da Criança Controle de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica Saúde Bucal Produção Geral Tuberculose e Hanseníase Saúde Mental 04 4 Total242347

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA AMAQ

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA Construído a partir da ferramenta AMQ; Reflete as diretrizes da Atenção Básica; Alinhamento com avaliação externa; Aplicativo para monitoramento das auto- avaliações; A FERRAMENTA AMAQ

Está disponível no site do DAB o instrumento de autoavaliação para Atenção Básica – AMAQ. /sistemas/Pmaq/amaq.pdf

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AMAQ - Organização da ferramenta

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AMAQ - Padrões de Qualidade NÚMERO DO PADRÃO Descrição do padrão de qualidade: afirmação acerca da qualidade esperada Escala numérica: grau de adequação do padrão a situação analisada Detalhamento do padrão de qualidade: comentário explicativo/detalhamento do padrão 4.13 A equipe de atenção básica reúne-se periodicamente A equipe realiza reuniões periódicas (semanal ou quinzenal) com duração média de 2 horas. Utiliza esse momento para discutir questões referentes à organização do processo de trabalho, planejamento, educação permanente, avaliação e integração com troca de experiências e conhecimentos, discussão de casos, entre outros.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA Plano de intervenção: consiste na construção dos planos estratégicos para enfrentamento dos problemas identificados; Sugere-se que, inicialmente, o planejamento contemple os principais problemas, ou seja, os elencados como mais importantes para o grupo. As prioridades de intervenção levam também em consideração seu impacto sobre o problema, a governabilidade dos atores envolvidos, bem como suas capacidades e desejo de mudança.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA MATRIZ DE INTERVENÇÃO Descrição do padrão: Descrição da situação problemática para o alcance do padrão : Objetivo/Meta: Estratégias para alcançar os objetivos/met as Atividades a serem desenvolvidas (Detalhamento da Execução) Recursos necessários para o desenvolvimen to das atividades Resultados esperados ResponsáveisPrazos Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA O DIA 03/04 APRESENTAREMOS MONITORAMENTO; APOIO INSTITUCIONAL; EDUCAÇÃO PERMANENTE. OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO! (65)