SINTAXE DE REGÊNCIA. 1. REGÊNCIA E COESÃO TEXTUAL Sintaxe de regência 2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Advertisements

REGÊNCIA.
Profª. Bia Buganeme Lingüista/USP
Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo.
Regência Verbal Quando falamos em regência verbal, estamos nos referindo ao fato de o verbo vir ou não seguido de preposição. Alguns verbos causam dificuldades,
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
Regência Verbal Professora: Josi
Regência verbal.
Regência verbal Profª.:Fátima Liporage.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA.
REGÊNCIA VERBAL II Módulo 19.
REGÊNCIA VERBAL.
REGÊNCIA Regência nominal e Regência verbal.
Profª.: EDILAINE PEREIRA DE SOUSA
Universidade veiga de almeida Professora sabine mendes
Afectos e família.
Regência Verbal.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
EXERCÍCIOS REGÊNCIA VERBAL PROF. : RICARDO ERSE
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
EXERCÍCIOS SOBRE REGÊNCIA
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
1. ASPIRAR Não é nada agradável aspirar ____ ar de São Paulo. Todos aqueles rapazes aspiram ____ um bom emprego. Respirar, sorver = sem preposição Desejar,
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
CONVERSATION GUIDE.
MATERIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA PROF.: HIDER OLIVEIRA
REGÊNCIA VERBAL Simone Cerullio.
Professora: SUZETE BEPPU
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Regência PORTUGUÊS - GRAMÁTICA Professora Flávia Rossi R. Albino.
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
COMPONENTE CURRICULAR Regência verbal na construção do texto
Trabalho elaborado por: - Ana Cecília nº1 Escola Básica e secundária do Porto Moniz Disciplina: E.M.R.C. Ano letivo 2012/2013.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
. Lei /2012 CONSIDERAÇÕES GERAIS Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS.
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
PRU TEMAS PARA REDAÇÃO Da mesma forma que fazemos todo ano, separamos 20 assuntos que são sérios candidatos a serem escolhidos como tema.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto.
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
Frequência Absoluta e Relativa Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Preventiva e Social Disciplina.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
2° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
O quê? Quando? Quem? Como? Onde? Porquê?. Uma Reportagem (notícia) Novidade Enfoque: O que se sabe? O que não se sabe?
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
RESULTADOS DO 3.º TESTE. DICAS PERCEBER QUAIS SÃO AS MINHAS DIFICULDADES (MAPAS, CRONOLOGIAS, PERGUNTAS DE INTERPRETAÇÃO E PERGUNTAS DE DESENVOLVIMENTO);
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
 Promover o estudo da História do Brasil, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de.
A relação entre a Escala de Proficiência e a Matriz de Referência – 5º ANO Ensino Fundamental – Língua Portuguesa.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
“Vislumbrei uma companhia na qual qualquer mulher poderia ter tanto sucesso quanto desejasse. As portas estariam abertas às oportunidades para as mulheres.
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
«Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu;
Coesão × Coerência Aula 02. O que é texto? O Entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. O Unidade de linguagem.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Transcrição da apresentação:

SINTAXE DE REGÊNCIA

1. REGÊNCIA E COESÃO TEXTUAL Sintaxe de regência 2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO

1. REGÊNCIA E COESÃO TEXTUAL Sintaxe de regência

1. REGÊNCIA E COESÃO TEXTUAL Sintaxe de regência Quantos há que os telhados têm vidrosos, E deixam de atirar sua pedrada De sua mesma telha receosos. (Gregório de Matos. Aos vícios).

1. REGÊNCIA E COESÃO TEXTUAL Sintaxe de regência Quantos há que os telhados têm vidrosos, E deixam de atirar sua pedrada De sua mesma telha receosos. (Gregório de Matos. Aos vícios).

1. REGÊNCIA E COESÃO TEXTUAL Sintaxe de regência O caso triste, e digno da memória Que do sepulcro os homens desenterra, Aconteceu da mísera e mesquinha Que depois de ser morta foi rainha. (Camões. Os Lusíadas)

1. REGÊNCIA E COESÃO TEXTUAL Sintaxe de regência O caso triste, e digno da memória Que do sepulcro os homens desenterra, Aconteceu da mísera e mesquinha Que depois de ser morta foi rainha. (Camões. Os Lusíadas)

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência Em Scarface, Al Pacino interpreta um jovem mafioso que aspira uma carreira duradoura. ASPIRAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência Em Scarface, Al Pacino interpreta um jovem mafioso que aspira uma carreira duradoura. 1) aspirar (v.t.direto): inalar, inspirar, cheirar ASPIRAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência Em Scarface, Al Pacino interpreta um jovem mafioso que aspira a uma carreira duradoura. 2) aspirar a: almejar, pretender, querer ASPIRAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência Nos horários de pico, guardas de trânsito assistem os motoristas. ASSISTIR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência Nos horários de pico, guardas de trânsito assistem os motoristas. 1) assistir (v.t.direto): auxiliar, ajudar ASSISTIR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência 2) assistir a: ver, presenciar Nos horários de pico, guardas de trânsito assistem aos motoristas. ASSISTIR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência 3) assistir a: ser da competência de, caber Assiste ao poder público garantir a possibilidade de locomoção aos indivíduos. ASSISTIR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência 4) assistir em: morar, residir Para viver tranquilamente, alguns optam por assistir em cidades interioranas. ASSISTIR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência A única maneira de ser promovido na empresa é agradar o chefe. AGRADAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência A única maneira de ser promovido na empresa é agradar o chefe. 1) agradar (v.t.direto): acariciar, afagar AGRADAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência A única maneira de ser promovido na empresa é agradar ao chefe. 2) agradar a: contentar, satisfazer AGRADAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência Em O dia do Chacal, o atirador visa a cabeça do presidente De Gaule. VISAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência Em O dia do Chacal, o atirador visa a cabeça do presidente De Gaule. 1) visar (v.t.direto): mirar VISAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência 2) visar a: objetivar, ter como meta Em O dia do Chacal, o atirador visa a cabeça do presidente De Gaule. Em O dia do Chacal, o atirador visa aa cabeça do presidente De Gaule. Em O dia do Chacal, o atirador visa à cabeça do presidente De Gaule. VISAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência É preciso visar as duas vias do documento. VISAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência É preciso visar as duas vias do documento. 3) visar (v.t.direto): passar visto VISAR

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência No filme Chinatown, um dos personagens é um pai que queria a filha. QUERER

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência 1) querer(v.t. direto): desejar No filme Chinatown, um dos personagens é um pai que queria a filha. QUERER

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência 2) querer a: estimar, gostar No filme Chinatown, um dos personagens é um pai que queria aa filha. QUERER

2. REGÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Sintaxe de regência 2) querer a: estimar, gostar No filme Chinatown, um dos personagens é um pai que queria à filha. QUERER

3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO Sintaxe de regência

3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO Sintaxe de regência O futebolista namorou com diversos tipos de mulheres. NAMORAR

3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO Sintaxe de regência O futebolista namorou com diversos tipos de mulheres. O futebolista namorou diversos tipos de mulheres. namorar: v.t. direto NAMORAR

Sintaxe de regência Os viajantes chegaram em seu destino. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO CHEGAR & IR

Sintaxe de regência Os viajantes chegaram em seu destino. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO CHEGAR & IR

Sintaxe de regência Os viajantes chegaram em seu destino. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO Os viajantes chegaram a seu destino. chegar a algum lugar CHEGAR & IR

Sintaxe de regência Os viajantes chegaram em seu destino. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO Os viajantes chegaram a seu destino em uma motocicleta. chegar a algum lugar em algum meio de transporte CHEGAR & IR

Sintaxe de regência Muitos prefeririam o exame do ano anterior que o deste ano. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO PREFERIR

Sintaxe de regência Muitos prefeririam o exame do ano anterior que o deste ano. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO Muitos prefeririam o exame do ano anterior ao deste ano. PREFERIR

Sintaxe de regência O sucesso da corporação deve implicar em melhorias para todos. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO IMPLICAR

Sintaxe de regência O sucesso da corporação deve implicar em melhorias para todos. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO O sucesso da corporação deve implicar melhorias para todos. implicar: v.t. direto IMPLICAR

Sintaxe de regência A fábrica pagou os salários. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO A fábrica pagou aos assalariados. VERBOS “PAGAR” E “PERDOAR”

Sintaxe de regência A fábrica pagou os salários. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO A fábrica pagou aos assalariados. não humano: objeto direto humano: objeto indireto VERBOS “PAGAR” E “PERDOAR”

Sintaxe de regência Todos avisaram ao candidato sobre as dificuldades. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO VERBOS “INFOMAR”, “AVISAR”, “NOTIFICAR” e “CERTIFICAR”

Sintaxe de regência Todos avisaram ao candidato sobre as dificuldades. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO VERBOS “INFOMAR”, “AVISAR”, “NOTIFICAR” e “CERTIFICAR”

Sintaxe de regência Todos avisaram o candidato sobre as dificuldades. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO Todos avisaram ao candidato as dificuldades. VERBOS “INFOMAR”, “AVISAR”, “NOTIFICAR” e “CERTIFICAR”

Sintaxe de regência Os elefantes jamais esquecem de suas rotas. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO VERBOS “LEMBRAR” E “ESQUECER”

Sintaxe de regência Os elefantes jamais esquecem de suas rotas. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO VERBOS “LEMBRAR” E “ESQUECER”

Sintaxe de regência Os elefantes jamais esquecem suas rotas. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO Os elefantes jamais se esquecem de suas rotas. VERBOS “LEMBRAR” E “ESQUECER”

Sintaxe de regência Em alta velocidade, o motorista desobedeceu o guarda de trânsito. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO VERBOS “OBEDECER” E “DESOBEDECER”

Sintaxe de regência Em alta velocidade, o motorista desobedeceu o guarda de trânsito. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO VERBOS “OBEDECER” E “DESOBEDECER”

Sintaxe de regência Em alta velocidade, o motorista desobedeceu ao guarda de trânsito. 3. REGÊNCIA E DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO VERBOS “OBEDECER” E “DESOBEDECER” obedecer e desobedecer: sempre com a preposição “a”.

Sintaxe de regência (UFRS) Analise as afirmações abaixo acerca do segundo quadro da tira. I - Quando em sua forma preposicionada, a expressão "estar a fim" é equivalente à expressão "estar disposto a". II - No uso culto, a expressão "estar a fim" pode ser usada com qualquer preposição da Língua Portuguesa. III - O uso da expressão "estar a fim", sem a preposição "de", é típico do registro coloquial. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.