FREDERICK WINSLOW TAYLOR Administração Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARTE III – ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de TAYLOR
Críticas à Abordagem Clássica da Administração
Administração Aula 02 Jorge Surian
Teorias da Administração
Abordagem Clássica da Administração Frederick Winslow Taylor,
Frederick Winslow Taylor
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
FREDERICK TAYLOR ( ) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz.
1 Apresentação do Professor Graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Mackenzie n Especialização e Mestrado em Administração pela UFBA n Doutoranda.
FREDERICK WINSLOW TAYLOR
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
Teoria Geral de Administração
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
Sociologia das Organizações
ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
Administração Científica
Aula 03: Administração Científica - Taylor
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
O que é Administração? Definições:
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Escola Clássica da Administração
Organização Racional do Trabalho
Teorias de administração Abordagem clássica
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Administração Científica
Teoria Geral da Administração
Teoria geral da administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria da Administração Científica
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA
Parte II ‘Os primórdios da Administração’
SHOP MANAGEMENT.
Teoria Geral da Administração
Faculdade Estácio de Sá
Administração Cientifica Frederick Winslow Taylor
Administração Científica
Administração Científica
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
É o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro americano Frederick Taylor, que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Evolução da Teoria Administrativa
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Administração Científica
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
Escola da Administração Científica
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TAYLOR, Frederick Winslow.
Fundamentos de Gestão Equipe: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Teorias Organizacionais
Administração Científica
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
TAYLORISMO FORDISMO AUTOR E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Teoria da Administração Científica Taylorismo
Teoria Administração Científica
Fordismo Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua empresa “Ford Motor Company”, o taylorismo. Posteriormente, ele inovou com o processo do fordismo,
Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

FREDERICK WINSLOW TAYLOR Administração Científica

Taylorismo Ênfase às tarefas, e sua denominação deve-se à tentativa de aplicação de métodos científicos a problemas da Administração. Objetivo: eliminar o desperdício e as perdas das indústrias americanas, e ainda aumentar o nível de produtividade.

Taylor Pai da Administração Científica Nasceu em Filadélfia, 1856 Faleceu em 1915 Iniciou seus trabalhos em Midvale Steel Company 1883 - Formou-se em Engenharia Mecânica 1903: Administração de Oficinas Racionalização do trabalho ¼ 1911: Princípios da Administração Científica

Pensamento de Taylor O conceito de especialização e a eliminação de elementos estranhos . Estabeleceu: a seleção do operário A padronização: dos métodos de produção A Remuneração: adequada A análise das tarefas e sua ordenação em passos simplificados Racionalização do trabalho do operário: estudos dos tempos e movimentos

Os problemas das indústrias A vadiagem dos operários: que reduziam a produção a 1/3 do normal A gerência desconhecia as rotinas de trabalho e o tempo de sua realização A falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho

Solução Taylorista 75% de análise 25% de bom senso. Gerência Científica 75% de análise Planejamento Preparo Controle Execução 25% de bom senso.

Administração como ciência: Metodologia empregada A improvisação deveria dar lugar ao planejamento, e o empirismo, à ciência. Análise de tempos e movimentos Estabelecimento de padrões precisos de execução Treinamento do operário Especialização do pessoal, inclusive direção Criação do planejamento

Administração Ciência em lugar de empirismo ; Harmonia em lugar de discórdia; Cooperação, e não individualismo; Rendimento máximo, em vez de produção resumida: Desenvolvimento de cada homem.

A proposta de Taylor: A máxima prosperidade do patrão deve corresponder à máxima prosperidade do empregado. Assim, deve haver identidade de interesses.

Organização racional do trabalho Após uma análise científica, Taylor obteve o meio mais rápido e a ferramenta mais adequada, denominando esse trabalho de ORT. Na Administração Científica, há uma divisão de responsabilidade.

A Gerência fica com o planejamento e a supervisão O trabalhador fica com a execução, pura e simples. Princípio da Exceção: “ A direção deve receber apenas relatórios condensados, resumidos e comparativos, englobando todos os elementos envolvidos na Administração”

Análise do trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos Eliminar os movimentos inúteis; Simplificar e racionalizar os movimentos Proporcionar economia de tempo e esforço humano

Inquérito parlamentar - 1912 Operários e Orgãos de classes Oposição aos métodos de Taylor Aumento da produtividade Aumento de salários Redução de esforços Maior satisfação para patrões e empregados

A defesa do Método Taylorista Tijolos assentados 960 2800 191% Movimentos executados 17280 14000 19% Horas trabalhadas 8 ---- Salário U$5,00 U$6,50 30%

Homo Economicus Toda pessoa é influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais. O homem trabalha não porque gosta, mas, sim , pela necessidade de satisfazer suas vontades, pelo medo de morrer de fome.

Condições de trabalho A eficiência não depende somente dos métodos de trabalho e incentivos salariais Conjuntamente: Adequação de ferramentas e instrumentos de trabalho; Layout das máquinas e equipamentos; Melhoria do ambiente físico ( ruído, ventilação, iluminação entre outros.)

Padronização A ORT não se limitou a divisão do trabalho, padronização de métodos e processos, especialização do operário, mas à padronização de máquinas, equipamentos instrumentos e ferramentas visando reduzir a variabilidade, a diversidade, enfim, eliminar desperdício.

Supervisão Funcional Consistia na existência de diversos supervisores , cada um especializado em uma determinada área, com autoridade sobre os subordinados. Autoridade funcional era relativa parcial.

Princípios da Administração Científica: Planejamento: aplicação de métodos científicos Preparo: Seleção dos trabalhadores, cientificamente, aptidões e treinamento Preparação das máquinas, equipamentos e ferramentas e sua disposição física.

Administração Científica: Princípio de controle: Verificação do trabalho para checar se ele estar de acordo com as normas e planos previstos. Princípio da Execução: distribuição de atribuições e responsabilidades com vistas a que o trabalho seja executado de forma bem disciplinada.

Frank e Lilian Gilbreth Estudo da Fadiga Humana: Alta fonte de redução da eficiência Diminuição da produtividade e qualidade do trabalho; Perda de tempo Aumento da rotatividade de pessoal Doenças e acidentes Estudaram os micromovimentos e a posição física : a ciência dos movimentos.

Críticas ao Taylorismo Mecanicismo – desprezo aos aspectos humanos Superespecialização do Operário – divisão da tarefa Visão microscópica do Homem – preguiçoso e ineficiente Abordagem de sistema fechado Prescritiva e Normativa – como as empresas deveria funcionar.

Taylor:Pai da Administração Científica Seu pioneirismo, dedicação e valor jamais poderão ser esquecidos. Foi ele o início de tudo!

The best way! Existe uma maneira certa que, descoberta e adotada, maximizará a eficiência do trabalho. E a forma de descobri-la é analisar o trabalho em suas diferentes fases. Frederick Winslow Taylor ( 1856-1915)

REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Administração – Teoria, Processo e Prática. 3 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração.6.ed. São Paulo: Atlas.2004. RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da Administração.São Paulo: Saraiva, 2003. SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teoria da Administração.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. MUNIZ, Adir Jaime de Oliveira. Teoria Geral da Administração: noções básicas.4.ed. São Paulo: Atlas.2001.