Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Advertisements

24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
O DNA - Essência da Organização
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM Faculdade Católica Salesiana Comportamento Organizacional Prof. José Pereira de Oliveira.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
Aula 9 Administração Estratégica Aprendizagem. Aprendizagem Aula 9 ANÁLISE FORMULAÇÃO IMPLANTAÇÃO MISSÃO E VISÃO OBJETIVOS GERAIS ESTRATÉGIAS GERAIS RECURSOS.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Aplicando Pessoas Prof. Adm. Leandro Somma.
CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
Dr. Jairo Mancilha, Cardiologista, Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp - Instituto de Neurolingüística Aplicada.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Liderança e Planejamento Estratégico EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
Por que Deus tem um propósito único e especial para você?
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL – Prof.Milton Corrêa Filho Agosto
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Teoria Geral de Sistemas
O QUE É FILOSOFIA?.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Fundamentos da Administração
Comportamento Organizacional
Individualismo e Coletividade
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO Heloísa Lück CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO 10 de.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
FORMAÇÃO E APRIMORAMENTO CONTÍNUO FRENTE AOS NOVOS AMBIENTES DIGITAIS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Helena Souza Ronchesel.
Mudança Organizacional. Deflagradores da necessidade de mudança Instabilidade de processos ambientais. Mudanças sociais e econômicas. Globalização. Alternativas.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
O que é Cultura Social? É o conjunto de conhecimentos, valores e crenças específicos de determinado agrupamento social (Santos,
Organizações que aprendem
Transcrição da apresentação:

Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”

* Grandes equipes são organizações que aprendem- grupos de pessoas que, ao longo do tempo, aprimoram sua capacidade de criar o que elas verdadeiramente desejam criar. * Costumam na equipe ocorrer mudanças profundas (intenso ciclo de aprendizado).Os membros da equipe desenvolvem novas técnicas e capacidades que alternam o que elas podem fazer e compreender. * Criam-se novas percepções e sensibilidades.

Ciclo de aprendizado Habilidades e capacidade s Consciência e sensibilidades Opiniões e crenças Domínio da mudança duradoura (ciclo de apren_ dizado profundo)

* O ciclo intenso de aprendizado – desenvolve não apenas novas capacidades, mas de mudanças de metalidade, individual e coletivamente. * As cinco disciplinas básicas do aprendizado são meios pelos quais esse intenso ciclo de aprendizado é ativado. O engajamento contínuo nas disciplinas mantêm o ciclo em andamento.

AS “CINCO DISCIPLINAS” * Maestria pessoal:aprender a expandir nossa capacidade pessoal para criar os resultados que desejamos, e criar um ambiente organizacional que estimule todos os seus membros a se desenvolverem na direção das metas e fins escolhidos. * Modelos mentais: reflexionar, esclarecer continuamente e melhorar nossos quadros internos do mundo, e determinar como eles moldam nossas ações e decisões.

*Visão compartilhada: construir um senso de compromisso em um grupo, desenvolvendo imagens compartilhadas do futuro que buscamos criar, e os princípios e práticas orientadoras pelos quais esperamos chegar lá. * Aprendizado em equipe: transformar as habilidades conversacionais e coletivas de raciocínio, de modo que grupos de pessoas possam confiavelmente, desenvolver inteligência e capacidade maiores do que a soma dos talentos dos membros individuais.

*Pensamento sistêmico: um modo de apreciar, e uma linguagem para descrever e entender, as forças e inter-relações que moldam o comportamento de sistemas. Essa disciplina ajuda-nos a entender como mudar sistemas de modo mais eficaz, e agir em melhor sintonia com os processos maiores do mundo natural e econômico.

Novas habilidades e Capacidades As habilidades e capacidades que caracterizam as organizações que aprendem enquadram-se em três agrupamentos naturais: Aspiração: indivíduos, equipes e organizações maiores se orientarem no sentido do que verdadeiramente lhes interessa e mudarem porque querem, não apenas porque precisam fazê-lo (maestria pessoa e visão compartilhada). * Reflexão e Conversação: são conversações “instrutivas” requerem pessoas capazes de refletir sobre seu próprio raciocínio (modelos mentais e aprendizado em equipe).

* Conceituação: É a construção de descrições coerentes do todo e requer habilidades de conceituação não encontradas nas organizações tradicionais (pensamento sistêmico e modelos mentais).

Novas percepções e sensibilidades *À medida que nossas novas habilidades e capacidades se desenvolvem, o mundo que “vemos” literalmente muda. * Quando praticamos a maestria pessoal e a visão compartilhada, tornamo-nos mais conscientes de quando nós (e outros) estamos atuando em nossa visão, ao contrário de quando estamos simplesmente reagindo a eventos.

Novos pontos de vista e crenças * Gradativamente, novas percepções são assimiladas em mudanças básicas de pontos de vista e crenças. * As crenças e suposições profundas podem mudar com o evoluir da experiência, e quando isso acontece, a cultura muda. * O conjunto de crenças e suposições profundas – a história- difere da visão tradicional de uma organização para uma organização que aprende. Ex. Crença (tradicional) de que uma pessoa deve estar “no controle” para ser eficaz.

A arquitetura das organizações que aprendem * Como podemos iniciar a prática das disciplinas de aprendizado????

Idéias Norteadoras Teoria, métodos e ferramentas Inovações em Infra-estrutura Domínio de ação (arquitetura organiz.)

Idéias Norteadoras Idéias norteadoras (ou “idéias diretoras”) para organizações que aprendem começam com visão, valores e propósito: o que a organização representa e o que seus membros buscam criar. Segundo Nonaka significa que busca um entendimento compartilhado do que a empresa representa, para onde ela está rumando, em que tipo de mundo ela quer viver, e, o que é mais importante, como ela tenciona tentar esse mundo uma realidade.