O Papel da Família na Escola. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Advertisements

A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
O campo da Psicologia no CRAS
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Psicologia Educacional
Docente: Edson Alencar Silva
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Bárbara Bezerra Lorena Freitas Taís Ziegler Thaisa Quixadá
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Objectivos do PROJECTO ÍSIS Intervir junto da Comunidade Cigana com o intuito de promover o desenvolvimento das crianças entre os 0 e os 3 anos de idade.
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
Juliana Buchatsky Psicóloga Clínica CRP: 06/86329.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A vida das pessoas com autismo na Bulgária
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
Projeto CONHECENDO MELHOR OS ALUNOS
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Política Educacional Brasileira
Psicopedagogo clínico
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Desinteresse Escolar Motivado pela Família
A construção histórica da Psicologia Social
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
Deficiência Mental Leve
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Unidade: Dificuldades Escolares Neucélia Meneghetti de Pieri UCS - EAD INTERAÇÃO COM O MUNDO CULTURAL.
Terapia analítico-comportamental infantil
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
• Manejo – Formação – Professor.
Psicopedagogia Institucional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Sexualidade na Escola.
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
“QUESTÃO SOCIAL”, EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ESTADUAL PAULO FREIRE.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Plano de aula cronograma
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Nomes dos Autores Escola/Instituição: Nome da Escola / Instituição
A educação como processo social
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Plano de Ação INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Transcrição da apresentação:

O Papel da Família na Escola

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote

Hoje a escola se insere como instituição social relevante aos processos de percepção assimilação da Herança cultural acumulada pela humanidade ao longo de sua trajetória. A escola enquanto tempo espaço e cotidiano possui importante função social. Procuramos Escola Estadual Firmino Costa,onde o motivo principal de queixa é a dificuldade das famílias participarem da educação dos filhos.

Hoje em dia principalmente em escolas públicas a relação família e escola está cada vez mais difícil pois segundo pesquisas as famílias acreditam que a escola é total responsável pela educação do seus filhos. E com certeza este papel precisa ser conjunto tanto da família como dos professores.

Existe a forma da escola se tornar parte da vida familiar dos alunos como participando desta e com isso orientando os pais muitas vezes como educar seus filhos porém esta junção da família com a escola hoje vem se tornando uma situação muito controversa pois ambas muitas vezes não conseguem entrar em um acordo sobre educação dos alunos e filhos.

Muitas vezes a grande circulação de conceitos, métodos, valores e ideais entre as instituições podem gerar uma confusão quanto a seus objetivos modificando-os sendo utilizadas muitas vezes como intromissão na vida das famílias (Oliveira, 2002). Este papel da escola pode se tornar muitas vezes paternalista não favorecendo a relação família com a escola.

Com isso precisa considerar que tanto pais como professores ocupam papeis diferentes e considera- se as interações entre eles e a complementaridade de suas funções na educação de crianças algo positivo. Entretanto, faz-se necessário guardar as suas convergências e pontuar as suas responsabilidades específicas, promovendo novas reflexões junto à sociedade, às instituições e aos sujeitos.

Intervenção Uma forma de intervenção seria uma palestra para os pais com o intuito de aceitarem melhor o papel da escola e a importância de participarem junto com a escola da educação dos filhos.

Referências Bibliográficas WAGNER.A,SILVEIRA.B.O.M.L, Relação família-escola: práticas educativas utilizadas por pais e professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) * Volume 13, Número 2,* (2009).

Obrigado!!!