Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Equipe de pesquisa: Ana Lúcia Hazin – coordenadora Cleide Galiza Patricia Bandeira de Melo Sueli Guimarães.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Advertisements

ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Novos Futuros Novos Futuros Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ug0Lin1.
Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
by Não me perguntem quantos anos tenho e sim quantas cartas mandei e recebi. Se mais jovem, se mais velha... o que importa? Se ainda sou um fervilhar.
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem- sucedidos. Pv 16.3.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo.
Duas vezes abandonado, duas vezes adotado. Sábado 11 de Julho de 2009.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos.
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
A boneca Véspera de feriado. Corri ao mercado para fazer compras de última hora. Quando vi todas aquelas pessoas na fila, comecei a reclamar: “Isto vai.
O lhe para um lugar, onde tenha muita gente: uma praia num domingo de 40 graus, uma estação de metrô, a rua principal do centro da cidade. Pois metade.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
PRESTA ATENÇÃO AO QUE VAIS LER!!! DEPOIS DE LERES, VAIS FICAR A SABER A RAZÃO PELA QUAL ISTO TE FOI ENVIADO.
Prof. Dr° Vagner Custódio
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
CLARICE LISPECTOR PROGRESSÃO AUTOMÁTICA Já escondi um amor com medo de perdê-lo. Já perdi um amor por escondê-lo. Já segurei nas mãos de alguém por estar.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Eu, tirar minhas marcas de expressão? Qual o por quê de extraí-las, se foram elas que me deram expressão? Limpar da minha vida as tristezas que fizeram.
A CPCJ EXPLICADA AOS JOVENS CONTACTOS: Morada: Praça da Paz, Bloco F - Cave Lagos Telefone: E – mail:
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
«Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu;
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
OS CINCO PONTOS DO NOVO LÍDER O Que o Líder Deve Fazer Para Que as Pessoas “Falem a Mesma Língua” Dentro Das Empresas? Como Unir as Pessoas e a Empresa.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Transcrição da apresentação:

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Equipe de pesquisa: Ana Lúcia Hazin – coordenadora Cleide Galiza Patricia Bandeira de Melo Sueli Guimarães

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Por que Juventudes? Até os anos 1960 – Jovens = estudantes Anos 70 e 80 – meios de comunicação criam outras juventudes Jovens= estudantes + movimentos sociais da periferia Anos 80 e 90 – Juventudes= estudantes + movimentos sociais da periferia + jovens em situação de risco Na pesquisa: Jovens são todos aqueles na faixa etária de 15 a 29 anos

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Objetivo Geral da Pesquisa Identificar os Programas e ações desenvolvidas pelo Poder Público no campo da cultura e do lazer direcionados à juventude nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, integrantes da RMR e verificar qual a repercussão dessas políticas na vida dos seus beneficiários.

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Municípios População Recife Jaboatão dos Guararapes Olinda Procedimentos metodológicos Como fizemos a pesquisa Municípios escolhidos: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes Por quê? São os três mais populosos da Região Metropolitana Fonte: IBGE,2010

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Quem entrevistamos Jovens entre 15 e 29 anos participantes de programas culturais Gestores das esferas federais, estaduais e municipais Gestores de pontos de cultura Animadores culturais

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Seleção dos casos: critérios A entidade/organização executar programa cultural governamental; Que o programa tenha como público-alvo jovens entre 15 e 29 anos de idade; Que o programa/ação esteja em andamento no mínimo há um ano para que seja possível obter respostas dessa ação na vida dos participantes. Entraves Com a dificuldade de realizar a prestação de contas muitas organizações não receberam recursos, provenientes do MinC, o que levou à suspensão das atividades. Nesse sentido, os Pontos, antes relacionados para comporem o quadro de investigação, foram excluídos da lista reduzindo o número de casos.

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Biblioteca Multicultural Nascedouro de Peixinhos Contação de histórias, sessão de cinema, jogos educativos e rodas de leituraRecife e Olinda Animação Cultural Linguagens artísticas (teatro, capoeira, percussão, dança, banda marcial, artes plásticas e outras) para jovens da rede municipal de ensino Recife e Jaboatão dos Guararapes Multicultural Formação profissional de empreendedores culturais e formação de público através de oficinas em bairros do Recife. Recife Orquestrando Formar instrumentistas, futuros profissionais da música e inseri-los nas orquestras e no mercado de trabalho. Atua em três bairros carentes do Recife Recife Pequenos Concertos Jaguar Aulas de teoria e música instrumental para crianças e jovens carentes da comunidade com o objetivo de resgatar a cidadania através do aprendizado da música popular Jaboatão dos Guararapes PROJOVEM Atividades culturais para jovens entre 15 e 17 anos visando fortalecer a convivência familiar, comunitária e escolar Jaboatão dos Guararapes

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Gestores Demonstram grande entusiasmo com os resultados dos projetos; Consideram eficiente a forma lúdica de ensino ; Defendem a importância da música e do teatro no aprendizado do jovem; Estimulam a participação da comunidade no processo de desenvolvimento das atividades.

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Divulgação do Projeto Realizada pelos próprios professores, animadores culturais e gestores; Através de discussões temáticas; A vivência diária dos alunos e o encantamento pelos instrumentos - sons e/ou formatos, consiste no mais importante meio de disseminação. Atividades Iniciadas por meio de discussões temáticas, escolhidas pelos próprios alunos e estimuladas pelos professores; Práticas artísticas (dança, teatro e música), artes visuais; Contação de histórias, leitura.

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Transformação na Vida dos Jovens O tempo e o contato com os orientadores, animadores e gestores são de grande importância para a disciplina dos alunos; Aumento da capacidade de concentração, de raciocínio lógico, coordenação motora e socialização. Amplia a visão de mundo e melhora sensivelmente autoestima.

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas A importância da música na vida dos jovens percebida na fala de professores dos projetos “O interesse pela música hoje é enorme e, graças a Deus, agora ela é parte do currículo da escola, depois de muita batalha, muita luta. Na questão do comportamento, a criança fica mais calma, mais organizada. A música impõe certa disciplina, então eles já se tornam muito mais disciplinados. E acho que passam a ver o mundo também de outra forma. Passam a ter outras noções.” A mudança de hábitos e os novos valores adquiridos nas oficinas realizadas no projeto enfatizadas pelos professores “Pediram para que eu fizesse uma oficina do projeto em quatro cidades, levando os meninos do projeto. Mandaram um ônibus, muito confortável, que tinha aparelho de TV, vídeos, DVD e CD; o que me impressionou, foi que os meninos, todos, ninguém levou música popular ou brega. Você acredita? Eles só levaram músicas eruditas, CDs de orquestras.”

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas E os jovens, o que dizem? Percepções Mudanças nas disposições – práticas de consumo cultural Identidade – reconhecimento, cidadania, projetos de vida Detonadores do processo Existência do projeto o papel agregador do líder: professores, mestres, instrutores, gestores Processo Integração nas atividades culturais Conversão da atividade cultural em consumo cultural

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Experiência da descoberta da expressão, atividade ou bem cultural “Eu tenho a banda como uma família também.(...). A banda querendo ou não completa alguma coisa em mim. Criei um amor, também porque a banda de certa forma traz responsabilidade”. A relevância das lideranças é fundamental “Também teve uma pessoa assim que me influenciou muito, foi a responsável também pelo meu interesse hoje da Literatura Brasileira, que foi minha professora do ensino médio (...), Patrícia Borges”. “Todos os dias era tá no campo jogando bola (...). Quando eu descobri a banda o professor Maurício [instrutor] disse: ‘meu filho, o caminho é esse’. Aí eu realmente conheci e conheci outras pessoas e eu fui tendo um espelho para mim de várias pessoas que hoje em dia... Poxa! Que legal, o pessoal chegaram e me estimularam. Aí assim quando eu comecei a tocar trombone eu disse: ‘não, agora eu quero crescer no trombone”. (...). Quero ser profissional’”.

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas A apropriação do bem ou atividade como consumo cultural “A música teve um espaço fundamental na minha vida (...) ela preencheu um vazio que tinha. Eu tinha perdido a minha mãe recentemente. (...) O professor Maurício me deu muita força (...). A música me tranquilizou muito. Eu amadureci muito. (...). Hoje eu só escuto músicas clássicas. (...). Mudou o meu estilo de vida. Hoje eu só escuto música contemporânea, música clássica, barroca”. “Minha avó [diz]: ‘Só vive com livro’, Hoje mesmo eu me acordei já para terminar um livro, A Batalha do Apocalipse. ‘Já se acorda com o livro na mão, menino? Só pensa em livro’ (...). Falam brincando, mas como orgulho. (...) [Meus amigos] me chamam até de ‘O Contador de História’”. Efeitos sobre a imagem de si, mudanças nos estilos de vida, valorização dos estudos e do acesso à informação Eu sou apaixonado por esse lugar, apaixonado por esse lugar. Eu mexo num dos meus sonhos de consumo, que é quando eu tiver minha casa própria ter minha biblioteca, e também ter livros da minha autoria”.

Juventudes, consumo cultural e políticas públicas Diretamente do projovem eu vim desabafar/ o crime na cidade em todo lugar/ criança, adolescente sendo abusada/ eu vejo o sofrimento no meio da madrugada não importa a idade, mas que mundo é esse/ o rosto abatido criança inocente/ não consegue dormir é como pesadelo, dia-a-dia ela sofre e corre contra o tempo/ isso não é conversa muito menos brincadeira/ aqui o papo é sério então escuta minha letra/ família destruída não tem como votar/ esperança no mundo um dia vai chegar/ eu sei que é difícil levar xingamento, dentro da sua casa ninguém vê o sofrimento/ na rua é feliz, em casa é pesadelo sendo abusada como em segredo/ eu vejo na TV muita violência, mas o projovem amigo tá fazendo a diferença/ parceiro eu vou lutar/ e esteja onde estiver/ embora o coração não carregue muita fé/ você tá me ouvindo/ ouvindo o pancadão/ e passa pela mente disparar o coração,o assunto hoje em dia é criminalidade/ então vamos lutar porque só tá de passagem Dério Gomes de Souza -16 anos PROJOVEM Jaboatão dos Guararapes