AMÉRICA PORÇÃO NORTE 8º Ano. Canadá Ponto de vista demográfico Motivos do vazio demográfico: clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(c) Produção de laranja, plantação de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
Advertisements

E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
CANADÁ.
SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013.
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
A atividade agrícola e o espaço agrário
ESTADOS UNIDOS.
Estados Unidos.
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
O COMPLEXO REGIONAL DO NORDESTE. Considerando a divisão de Pedro Gaiger, o Nordeste é representado como o mapa a seguir, com base nos três complexos regionais.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
O espaço agrário mundial – capítulo 10 A importância da agricultura A biotecnologia e a agricultura As principais áreas agrícolas no mundo Professor.
Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
A TECTÔNICA DE PLACA NO CONTINENTE AMERICANO E O RELEVO
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
Antônio Cordeiro Jéssyca Rodrigues Talles Henrique Marta Fabiana Rodrigo Alves Vinicius Rodrigues BLOCOS ECONÔMICOS.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dr. Frederico Pontes DISCENTES: Helenilse Freitas Lya Beiruth.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Hidrografia - Características
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
Ensino Fundamental , 7º ano
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
POPULAÇAO de Porto rico Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico) é um país na parte oriental do mar das Caraíbas, associado aos Estados Unidos da América.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
J A P Ã O.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
1. 2 O que são blocos econômicos
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
EUA 8º Ano.
América do Norte Estados unidos.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
A distribuição da população a nível mundial
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
REGIÃO NORTE.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Região Norte Crescente atividade de mineração (ex: Carajás)
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Industrialização das Américas
Transcrição da apresentação:

AMÉRICA PORÇÃO NORTE 8º Ano

Canadá Ponto de vista demográfico Motivos do vazio demográfico: clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de montanhas rochosas Motivos da concentração demográfica: fronteira com os Estados Unidos, clima favorável à fixação humana, áreas industriais próximas a região dos Grandes Lagos e o vale do Rio São Lourenço (navegação, ligação entre o conjunto dos grandes lagos e o oceano Atlântico)

Do ponto de vista do povoamento e da linguística Há diferenças entre as províncias canadenses destaca-se da Quebec das outras regiões, onde predominou a colonização francesa que determinou o idioma, a cultura e as tradições. Gera a questão da emancipação dessa província

Ponto de vista econômico As áreas cultiváveis são pequenas, principalmente o norte deste país não são aproveitadas para o cultivo devido ao clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de montanhas rochosas. O que justifica estar entre os dez maiores produtores mundiais de trigo e soja é a produção moderna com o uso de máquinas e tecnologia.

EUA em cinco regiões geoeconômicas.

Industrialização antiga e tradicional, a região Nordeste é conhecida como manufacturing belt (cinturão industrial) em razão da grande concentração de fábricas. Destacam-se a siderurgia e as indústrias química, metalúrgica, automobilística e eletrônica. Nessa região estão situados a capital, Washington, e o principal centro econômico-financeiro do país, a cidade de Nova York. Próximo às grandes cidades desenvolvem-se cultivos de hortaliças, pecuária leiteira (conhecida como dairy belt, cinturão dos laticínios) e uma moderna avicultura.

Desenvolve-se na região sul a fruticultura, fruit belt, com destaque para a produção de laranja, na Flórida. Também há grandes plantações de arroz, tabaco e cana-de-açúcar. São encontrados : petróleo, explorado principalmente no estado do Texas; o gás natural, chumbo, ouro e zinco. As principais indústrias são a petroquímica, a têxtil e a alimentícia, que constituem uma área de industrialização recente conhecida como Sun belt (cinturão do Sol), além das duas importantes bases espaciais Base de Cabo Kennedy, na Flórida, e Houston, no Texas.

Considerada o celeiro agrícola dos Estados Unidos, as planícies centrais se destaca com a produção de trigo, wheat belt, e de milho, corn belt. Nessa região a agricultura é altamente mecanizada e emprega pouca mão-de- obra. A ciência e a tecnologia estão à disposição dos agricultores, permitindo alto rendimento e grandes colheitas. Essa região conta com poucas indústrias, sobressaindo a química, a siderúrgica e a automobilística.

Destacam-se na região oeste a pecuária bovina de corte, o cultivo irrigado de frutas (figura abaixo) e hortaliças, e a extração de minérios, assim como na maior parte do país, a agricultura é comercial, destinada a abastecer os mercados interno e externo. Praticada em médias e grandes propriedades, conta com pouca mão-de-obra e muito investimento de capital em tecnologia.

As atividades econômicas na Costa do Pacífico são praticadas em uma estreita faixa de terra situada entre o litoral do Oceano Pacífico e a Cadeia da Costa. Além de desenvolver a fruticultura irrigada e a extração de petróleo, a região detém um importante parque industrial, conhecido como Vale do Silício, onde estão as indústrias de alta tecnologia, principalmente de informática e de telecomunicações, conhecida por desenvolver modelos acessíveis de financiamento, para projetos de tecnologia, os chamados Startups Companies (empresas iniciantes de tecnologia). Tem grande importância geoestratégica para os Estados Unidos, pois está mais próxima dos mercados asiáticos - os que mais crescem na economia global.

México No México, a industrialização, teve forte participação externa. As indústrias maquiladoras se concentram no território mexicano, na fronteira. O papel dos Estados Unidos nesse processo é usufruir da mão-de-obra barata.

Nicholas Brady, ex-secretário do Tesouro norte-americano, elaborou na década de 80 o Plano Brady, que ajudou a resolver a crise da dívida da América Latina na década passada. A crise ameaçava o sistema bancário dos EUA, credor da dívida. Um dos países para o qual esse Plano foi mais efetivo tornou-se parceiro econômico dos EUA em uma organização importante dentro da nova ordem mundial, destacando NAFTA entre EUA, México e Canadá.

Os EUA, a maior economia do mundo, exercem uma influência sobre os seus vizinhos membros do acordo regional em questão, de modo que as economias de Canadá e México encontram-se bastante dependentes dos estadunidenses, embora essas relações de dependência expressem-se de maneiras distintas. O Canadá absorve quase 80% de suas exportações, tanto é que boa parte das indústrias situadas no território canadense encontra-se em áreas próximas à fronteira com os EUA. Todavia, é importante considerar que o Canadá é um país desenvolvido, com um alto desenvolvimento humano e que, inclusive, desalinha- se dos estadunidenses em várias posições e perspectivas geopolíticas. O México, é bastante dependente dos Estados Unidos, apresentando, contudo, uma grande desvantagem em termos de balança comercial, pois seus produtos possuem menos tecnologia agregada e, por isso, saem mais baratos do que aqueles importados pelo vizinho do norte. Além disso, no México, há uma grande internacionalização de suas indústrias, haja vista que boa parte delas é de origem estadunidense, principalmente as chamadas maquiladoras, que se situam nas áreas de fronteiras entre os dois países. Essas fábricas são uma espécie de montadoras de produtos cujas peças foram produzidas em outras partes do mundo. Elas se aproveitam do baixo custo da mão de obra mexicana para reduzir os custos de produção, além da proximidade entre os dois países, o que barateia os gastos com transporte.