Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª. Lízia Lenza Campos
Advertisements

Atividade Física e Qualidade de Vida
Avaliação da medida protetiva de adoção de cães realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses do município de Santo André TESTI, CAMILA T. ¹* BATISTA,
Discilpina: Nutrição de Plantas
João Luiz Barbosa Nunes
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Engenharia de Software
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
Exercício - 1. Criar no SPSS o banco de dados com as informações fornecidas 2. Salvar o banco com o nome atividade física na pasta pos pilates 3.
BARBOSA, Janira Lima (PUIC); PEDROSO, Lenemar ( Art
A FISIOTERAPIA ATUANDO NA ORIENTAÇÃO ESCOLAR (PUIC - Disciplina) Área de conhecimento – Ciências Médica e da Saúde. Fabiana Durante de Medeiros e alunos.
É o contrário de luz? O que é a sombra? É o contrário de luz?
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
EFEITO DO LASERTERAPIA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO DA ACNE
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL Professor: Ms. Emerson Miguel da Cruz.
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SACAROSE NA MICROPROPAGAÇÃO DE MULLACA (Physalis angulata) - (Art 170) - Produção Vegetal. Autores:¹Halan Alves.
Presença de outros fumantes no domicílio reduz sucesso no tratamento do tabagismo? Presença de outros fumantes o domicílio reduz sucesso no tratamento.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise epidemiológica do cronotipo dos pacientes atendidos em um consultório de fisioterapia de um posto de saúde, Ciências Médicas e da Saúde – Fisioterapia.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Ciências Médicas e da Saúde.
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM C THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 09 JOINVILLE 2013 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio – Adaptações ao trabalho.
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
O ARTIGO.
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
Joel Miranda Lima 2, Vanessa Araújo de Paula 3, Carlos Rogério de Paula 4 1 Trabalho executado com recursos CNPq, CAPES, FAPEMIG....O nome do apresentador.
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Biologia Geral Ecologia Energética BIOENERGÉTICA E ECOFISIOLOGIA.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
PALESTRA NO SEMINÁRIO REGIONAL DE TRABALHO SEGURO NO AMBIENTE RURAL BIOAGOGIA MÍSTICA NO TRABALHO SEGURO RURAL JOSÉ TELES DOS SANTOS PROF.Dr. BOM DIA.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
Atividade Física e Qualidade de Vida
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
O Perfil do Menor Infrator em Laguna/SC Ciências Socialmente Aplicáveis FILHO, Marco Antonio da Silva; ZANOTELLI; Maurício Daniel Monçons. Projeto de Pesquisa.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ENTRE O GENO VALGO E OS PÉS PLANOS NAS CRIANÇAS TRATADAS NO AMBULATÓRIO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL INFANTIL MARTAGÃO GESTEIRA Autores:
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
Resultados Conclusões Todos os objetivos do projeto foram satisfeitos. Sobre a análise do método proposto, houve uma grande variação dos resultados, mas.
ESTUDO DO CRONOTIPO DOS FUNCIONÁRIOS DA UNISUL. Área de conhecimento: Ciências da Saúde Introdução A séculos atrás vem sido estudado a cronobiologia, porém.
PERSISTÊNCIA E EFICÁCIA DE ÓLEOS DE Carapa guianensis (AUBLET) (MELIACEAE) E Copaifera sp. (LINNAEUS) (LEGUMINOSAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO PARA Aedes.
Título do Trabalho: Variabilidade intra-individual do pico goniométrico da flexão de quadril durante o dia PUIC – Ciências Biológicas/ Ciências Médicas.
Elaboração de um modelo computacional para diagnóstico do nível de daltonismo para usuários da web Área do Conhecimento: Engenharias e Computação Ranieri.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
PROJETO NOVEMBRO AZUL.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de Pesquisa vinculado ao Artigo 170 Curso de Fisioterapia – Campus Tubarão. Introdução Sabemos que as pessoas têm seus horários de preferência para realizar suas atividades. Algumas preferem dormir e acordar cedo, outras optam a companhia da noite e acordam tarde. Em geral, os primeiros rendem mais, cognitivo e fisicamente, no início dos períodos do dia do que os outros. O segundo grupo de pessoas mencionadas atinge maior disposição ao fim do dia, por exemplo. A esta preferência temporal para a realização de atividades em determinados horários, característica de cada indivíduo dá-se o nome de cronotipo 1. Todas as funções do organismo humano (e as de outras espécies) são rítmicas, em geral, variando a cada 24 horas 2. A literatura refere que esses ritmos, chamados de ritmos circadianos (do latim ‘cerca de um dia’), representam uma adaptação fundamental dos organismos a estímulos ambientais, como o ciclo solar de claro e escuro 3. Sob condições de repouso, todas as variações fisiológicas, incluindo freqüência cardíaca, pressão arterial e temperatura central exibem ritmos circadianos únicos, com altos e baixos ao longo das 24 horas 4. Pensando neste sentido, faz-se necessário conhecer a influência do cronotipo na mobilização neural já que a percepção da preferência temporal (cronotipo) dos indivíduos já é notório, todavia, pouco se sabe sobre a influência deste na mobilização neural. Objetivos Analisar a influência do cronotipo na mobilização neural do nervo mediano (ULTT1). Metodologia A pesquisa caracterizou-se como descritiva experimental. O estudo foi feito com 15 homens que se encaixaram nos critérios: Idade entre 18 e 30 anos; estatura entre 1,70 e 1,80cm; índice de massa corporal ( IMC ) máximo grau l ( 25kg/m² ); ser inativo; ter aula pelo menos em 4 ( quatro períodos da semana ); ficar na posição sentada durante os períodos de aula; não ser tabagista; não apresentar doença ortopédica ou reumática associada; não apresentar dor na coluna e/ou membros inferiores; não apresentar cefaléias constantes ( duas vezes ou mais na semana ); não conseguir realizar os procedimentos da pesquisa por qualquer motivo e não estar com a vestimenta adequada no momento da avaliação. Foi realizado o ULTT1 uma vez no período da manhã e outro no fim do período vespertino e medido a angulação do cúbito (cotovelo), no momento do teste. Resultados Quadro 1: Angulação do cúbito ao teste ULTT1, em graus, em três dias consecutivos de medições feitas às 8h. Quadro 2: Angulação do cúbito ao teste ULTT1, em graus, em três dias consecutivos de medições feitas às 1700h. A angulação foi pouco maior no período matutino com 60,15° (dp ±20,8°) versus 56,1° (dp ±24,3°) do período vespertino, contudo, o teste de Kruskal-Wallis não demonstrou haver diferença estatística. Conclusões Contrariando o conceito de cronotipo e diversas variações circadianas de variáveis fisiológicas, este estudo mostrou que a angulação do cúbito foi igual nos períodos matutino e vespertino. Bibliografia 1. Horne J.A. Ostberg O. A self-assessment questionnaire to determine morningness – eveningness in human circadian rhythms. International Journal of Chronobiology. [Internet] Jun [citado 2008 Jun 19] ; 4: Disponível em: %20scoring%20on%20p100.pdf 2. SCHIMIDT, Rodrigo Félix; ROSAS, Ralph Fernando. A mobilização neural dos membros superiores e a sua influência na flexibilidade global. Monografia ao curso de fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão: novembro de Marques N, Menna-Barreto L.Cronobiologia: princípios e aplicações. Sao Paulo: EDUSP; Cipolla-Neto J, Marques N, Menna-Barreto LS. Introdução ao estudo da cronobiologia. São Paulo: Ícone; Filipi CGM, Rosas RF. Influência do cronotipo na flexibilidade e na mobilização neural. [monografia]. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina; Disponível em: Apoio Financeiro: Unisul IndivíduoMatutino 139,441,238, , , , Vespertino 3224,532 34, ,221, ,549, ,547 66, ,2