Estatística - Mudança de base na prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Lógica Matemática
Advertisements

Variável Aleatória Contínua
Simplificação de Expressões Lógicas Mapa de Karnaugh
→ Média Aritmética Ponderada
PRÉ CARREGAMENTO EM PARAFUSOS
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologia – CCT Departamento de Engenharia Civil - DEC ESTATÍSTICA APLICADA A HIDROLOGIA.
Linguagem C LPG-I – Revisão de Linguagem C Prof. Flavio Marcello
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
Lógica de Programação Módulo II
ENERBIO - PLANEST ESTATÍSTICA Professor Carlos Efrain Stein.
Professor: Rômulo Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Profª Drª Dayse Regina Batistus - UTFPR
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
BIBLIOTECAS VIRTUAIS DISCIPLINA: CONTROLE II PROFESSORA: URSULA BLATMANN Florianópolis, 2005.
Estatística e Probabilidade
Resistência ao Cisalhamento dos Solos
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Uma ação muito comum em relação ao tratamento de uma distribuição de dados é agrupamento, que consiste em agrupar conjuntos grandes de dados antes de efetuar.
Sistemas Lineares Métodos de Resolução Algébrico Produto de Matrizes
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Teorema de Thèvenin em circuitos CA
Necessidade de solução de alguns problemas da época.
Isabelle Silva de Araujo- Engenharia de Produção
Pressão devido ao Peso Próprio
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia
Introdução à análise Vetorial
PFC: Projeto Academia’s Manager Marcelo Pacheco, Nilteomar Gabay, Franklin Mendes, e Cristhian Oliveira Ceteli – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
Otimização Numérica de Processos
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Estatística Geral (Elementos de Probabilidade)
Parte III - Separatrizes
Parte II - Moda e Mediana
Lista de exercício 4 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM C THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 09 JOINVILLE 2013 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Série Geográfica (espaço).
Problemas de Forma Não-Padrão
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores São meios pelo qual incrementamos, comparamos e avaliamos dados.
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Seminário de Química Geral – Cap. 01 Prof. Dr. Élcio Rogério Barrak Universidade Federal de Itajubá Engenharia da Computação 2007 Grupo: Luis Felipe Brum.
Luis Paulo da S. Carvalho, Moara S. Brito,
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Lista de exercício 3 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DA MATRIZ CARACTERÍSTICA DE UM SISTEMA RLC SÉRIE EM CASCATA E DE GRANDE PORTE PARA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REDUÇÃO DE ORDEM PET.
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Acadêmico: Rodrigo Usizima da Silva.
Introdução à Engenharia de Computação
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Professora: Kelly de Paula Cunha
FLO Estatística Aplicada a Engenharia Florestal
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FEAC – Curso de Ciências Contábeis TAXAS DE CÂMBIO Disciplina: Gestão Financeira Professor: Jones Soares Acadêmicas: Graziela.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
ESTATÍSTICA.
METODOLOGIA PARA CÁLCULO DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM ÁREAS URBANAS Autor: Isabel Tourinho Salamoni Disciplina: Gerenciamento pelo Lado da Demanda Professor:
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CURSO DE ECONOMIA MACROECONOMIA I Aula 03 Macroeconomia Básica – Principais variáveis.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Desvios Encadeados e Operadores Lógicos Cleone Silva
Estatística - Eventos complementares
Estatística - Gráficos em escala logarítma
Transcrição da apresentação:

 Professor: Josué Gomes da Silva  Acadêmicos:  Denison Naino Moreira Gandra  Ednelson Oliveira Santos  Fedros Nurani  Joaquim Araújo Costa Neto  Nelson Poerschke  Wellington Kennedy Gomes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA MUDANÇA DE BASE NA PRÁTICA

Mudança de Base  Todo número-índice possui como base uma data, que serve como “marco” para se medir a variação no período.  Para operarmos com índices de bases diferentes, faz-se necessário, primeiramente, igualá-los à mesma base.  Muitas vezes, as publicações técnicas disponibilizam séries de números-índices com bases diferentes. Para utilizá-los corretamente, torna-se necessário compatibilizar suas bases.  Portanto, podemos dizer que a finalidade da mudança de base é adaptá-las para consulta dos índices na forma desejada.

Mudança de base na prática  A mudança de uma série de números-índices que estão em uma antiga base “a” para uma nova base “b” consiste na aplicação de uma “regra de três” simples, ou seja:  Na prática, a mudança de base de uma série de números-índice é feita dividindo-se cada índice da série original pelo número-índice correspondente à nova época básica.

 Exemplo:  A tabela abaixo apresenta o índice de produção industrial de 1979 a 1987, utilizando como ano-base o ano de  Queremos obter uma nova série de índices, adotando o ano de 1983 como base.  Dividindo-se cada um dos valores da série anterior por 120 (o índice correspondente ao novo ano-base) e multiplicando o resultado por 100 obteremos os dados abaixo:

Exercício 01 Dada a tabela abaixo, obter uma nova série de índices, adotando 1982 como ano-base. Dividindo-se os índices da tabela anterior por 140 (o índice do novo ano-base), obtemos:

 Exercício 02  Alterar a base de um índice de um ano para outro mais recente, que atenda a condição de se calcular uma variável a preços do novo ano escolhido: 1994.

 Exercício 03  Dada a tabela abaixo, obter uma nova série de índices, adotando 1981 como ano-base.

 Exercício 03  Considerando o número-índice do INPC/IBGE, em sua base dez./90 = 100, temos:  Calcular os números-índices deste período, considerando a base dez./1993 = 100.

Obrigado!