A ALFABETIZAÇÃO MONTESSORIANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Teorias do Desenvolvimento
Letramento: um tema em três gêneros
Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso
Pedagogia da pesquisa-ação
Enquanto isto na roça....
PSICOLOGIA.
Escola Superior de Educação
Psicologia da Escrita: um estudo a partir de Vigotski e Luria
PIAGET.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
OS TRÊS PORQUINHOS.
Os níveis básicos da leitura
Linguagem, alfabetização e letramento
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Caderno Interfaces Curriculares
Teoria Psicogenética de Piaget
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Orientação Técnico-Pedagógica
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Os conceitos de alfabetização
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Atividade complementar 04
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
O computador como Meio e como Fim...
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
A pré história da linguagem escrita
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

A ALFABETIZAÇÃO MONTESSORIANA Prof: Gersolina

Biografia Maria Montessori nasceu a 31 de Agosto de 1870 e faleceu a 6 de Maio de 1952. Formou-se em medicina e foi na universidade que começou o estudo das crianças.

Conceito O conceito de alfabetização parece diluído ou pouco explicado, por isso é necessário sintetizar a teoria. Pois o conceito aparece assistemático. Foi pela alfabetização que Montessori iniciou seu sistema. Sua primeira escola tinha o objetivo de ensinar a ler e a escrever. Alfabetização Montessoriana pode ser analisada em 2 sentidos:

PRIMEIRO SENTIDO Refere-se ao longo processo, o do desenvolvimento da leitura-escrita. Esse sentido amplo coincide com o objetivo da educação montessoriana: “letrar o homem para que, tendo acesso à cultura possa participar da vida da sociedade”

SEGUNDO SENTIDO Este refere-se a ação de alfabetizar, ao desempenho do alfabetizando e do alfabetizador e ao processo. A aprendizagem da leitura-escrita deve ser entendida no sentido amplo como posse e domínio da língua para cumprir o objetivo de dar ao homem condições de se educar e constituir-se em “uma ajuda” à personalidade na conquista da independência e da liberdade. No sentido restrito, político: dar condições ao homem de vencer diversas barreiras e formas de opressão.

A OBRA MONTESSORIANA É... Um sistema articuladado em suas unidades (não método). Um sistema que visa o conhecimento científico da natureza da criança. (defesa, proclamação social, direitos, uso aperfeiçoado da língua.)

Língua oral: orientada ao fazer, ao agir. Língua escrita: Um instrumento de análise, uma expressão de racionalidade e da lógica. Lógica: Conseqüência da elaboração do pensamento.

COM A APRENDIZAGEM DA ESCRITA A CRIANÇA TEM A OCASIÃO E OS INSTRUMENTOS PARA: Desenvolver capacidade analítica Lógica ao escrever A ausência da aprendizagem da leitura e escrita limita cognitivamente o pensamento

O PROFESSOR EXERCE UM PAPEL DE MEDIAÇÃO FUNDAMENTAL. Prepara o terreno para a conquista da língua escrita, sem forçar o educando. Aproveitando cada ocasião onde flui a leitura e a produção. A competência lingüística que a escola estimula tem como objetivo a interação oral-escrita.

Este estudo focaliza: leitura-escrita. A criança toca, vê. Conhece o ambiente e nesse universo surge a escrita de forma natural. O conceito de educação para Montessori engloba aspectos políticos, sócio-culturais e metodológicos.

Sua teoria orienta-se: Em uma plano filosófico quando indica objetivos a perseguir. Em um plano científico quando examina epistemologicamente o sujeito, o objeto da aprendizagem e os postulados da intervenção; Em um plano metodológico ao explicar também, a técnica pedagógica. Em um plano político ao proclamar que a paz mundial depende da educação.

O DESENVOLVIMENTO EM MARIA MONTESSORI A psicanálise influenciou enormemente a teoria montessoriana de desenvolvimento. Montessori afirma que a capacidade de adaptação da criança depende do meio. O desenvolvimento é o resultado de uma atividade criadora inconsciente. Essa adaptação só ocorre com a proteção e amor do adulto. Por isso a educação é fundamental para o desenvolvimento. A criança não herda um módulo de língua, mas herda a possibilidade de construí-lo.

A mente da criança é uma atividade que se desenvolve através da experiência ativa, no ambiente, guiada pelo estimulo vital. O estágio embrionário dura aprox. três anos. Quando a criança atinge o 1º nível de integração. (até aqui de forma inconsciente.) Dos 3 ao 6 anos dá-se elaboração do nível de consciência. A criança busca nesta fase responder suas dúvidas por meio do adulto.

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO: 0 a 6 anos: Período de construção do indivíduo, do ser social. 6 a 12 anos: Intenso trabalho mental e mudanças físicas. 12 a 18 anos: Período de transformação que culmina no fim da adolescência.

PRINCIPAIS PERÍODOS SENSÍVEIS. Os períodos sensíveis não coincidem ao mesmo tempo em todas as crianças, cada uma tem seu ritmo. 3 a 6: absorção do ambiente através de experiências sensoriais. Um ano e meio aos 4 anos: coordenação e desenvolvimento dos músculos. 2 a 4 anos: interesse para descobrir objetos e coisas que a circundam.(aperfeiçoamento da atividade motora, noção de tempo e espaço.)

3 anos e meio a 4 anos e meio: sensibilização pela escrita. 4 e meio a 5 e meio: momento de ensinar a escrita. 1 ano e meio a 3 anos: aquisição da linguagem falada. 5 meses: sensibilidade à linguagem falada. (Ensaio da reprodução de sons)

2 a 4 anos: a criança exige que os objetos estejam nos lugares. 2 a 6 anos: aperfeiçoamento de sentidos.

O AMBIENTE. O desenvolvimento depende do funcionamento natural do organismo e influência do ambiente. A ação recíproca entre organismo e ambiente provoca o desenvolvimento. O ambiente promove o exercício de liberdade de escolha. O ambiente ajuda, mas não cria. As origens do desenvolvimento são interiores. O Material montessoriano conduz a criança a reorganização de seu conhecimento.

PREPARAÇÃO PARA A ESCRITA A preparação para a escrita ocorre na utilização de todo o material sensorial e mais especificamente pelos diversos encaixes sólidos, que a criança, na faixa etária de três anos, exercita.

A escrita, segundo Montessori têm duas dificuldades: Instrumental: Segurar o lápis requer desenvolvimento muscular. Cognitiva: Traçado das letras.

Através dos materiais os músculos dos dedos são exercitados. Quanto aos sinais alfabéticos os movimentos também são treinados em cartões lisos e ásperos onde o sentido e o movimento da escrita serão percebidos pelo tato que fixa ao mesmo tempo a memória motora e a memória visual dos sinais gráficos.

Deve-se seguir os períodos sensíveis de desenvolvimento, combinar processos de aprendizagem de leitura e escrita e usar todos os sentidos. A escrita precede a leitura.

SONS São adquiridos com o auxilio das letras de lixa que também levam à configuração das letras. A criança pronuncia o fonema e não só o nome das letras. Primeiro aprende-se as vogais. São sugeridas às crianças palavras que são familiares.

Grau de maturidade da criança para uma escrita espontânea. Paralelismo e retidão dos traços no preenchimento de figuras geométricas; Exata interpretação das letras do alfabeto em letras de lixa; Segurança e prontidão na composição de palavras.

A LEITURA Forte distinção entre a conquista da escrita e da leitura. A escrita antecede a leitura. Ao traduzir os sinais em sons interpretando a idéia latente a criança estará lendo.

O ensino = aprendizagem do alfabeto se dá pela lição de três tempos: 1º: O professor mostra uma letra do alfabeto e diz isto é A. Ensina a seguir o som de uma consoante unindo-a ao som de uma vogal e formando uma sílaba. Convida, então, a criança a tocar as letras no sentido da escrita, pronunciando o seu som. A imagem motriz associa-se à visual e auditiva. Esta tríplice associação facilita a memorização do conteúdo.

2º : O professor pergunta: qual é o A 2º : O professor pergunta: qual é o A? Propõe a indicação e toque do material. 3º : O professor pergunta e a criança realiza sozinha o exercício de toque e pronúncia. A criança será levada a dizer palavras que contenham os sons ensinados.

Exercícios com o alfabeto móvel. Com a finalidade de sugerir palavras a serem compostas são oferecidas às crianças uma caixa com figuras que representam objetos. Criar a palavra é mais fascinante do que lê-la. FIM