Implementação do currículo de Matemática – EF e EM – Módulo 1 Temas: Funções e trigonometria Mediadoras: Juliani Caltabiano e Magali Sene 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

DERSV – Diretoria de Ensino – Região São Vicente
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Carlos Nadaline RACIOCÍNIO MATEMÁTICO ENSINO FUNDAMENTAL MÓDULO 1
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Unidade1: Probabilidade e Estatística.
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Liliani Lecco Dettogni
Matemática Plano de curso Djalma Henrique.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O que você deve saber sobre
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Prefeitura municipal de Imperatriz
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
OBJETIVOS Objetivo Geral
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Conceitos e Procedimentos
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Es Vocacional de 3º ciclo do ensino básico
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
Didática da alfabetização
Autor: Marcelio Adriano Diogo
EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ
Esperamos aprender algo útil.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
OS ASSUNTOS MAIS COBRADOS DESDE 2009 Prof. Hamilton Vinícius Gomes.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Cálculo Diferencial e Integral I Aula de apresentação Profª Adriana Tozzi Primeiro Semestre 2014.
Introdução a Funções Reais
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
PC - Semana61 MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Implementação do currículo de Matemática – EF e EM – Módulo 1 Temas: Funções e trigonometria Mediadoras: Juliani Caltabiano e Magali Sene 1

Características do curso Denominação Curso “IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA – Ciclo II e Ensino Médio - Módulo I” 2. Instituição proponente e executora: Diretoria de Ensino - Região de Pindamonhangaba 3. Público alvo Professores de Matemática, com aulas atribuídas no ano letivo de 2010, da rede pública estadual das escolas de Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio e que atuam nas Unidades Escolares da Diretoria de Ensino Região – Pindamonhangaba 4. Conteúdos Específicos Estudos das Funções; Trigonometria. 5. Metodologia de desenvolvimento do curso: O curso será organizado em 4 módulos de 60 horas sendo: 6. Formas de acompanhamento e de avaliação dos participantes e do curso: Atividades desenvolvidas nas oficinas; Relatório elaborado pelo PCOP formador sobre o desempenho do cursista; Entrega de um relatório individual produzido pelos próprios cursistas com fins de avaliação da aprendizagem, enfocando o processo da sala de aula a partir da reflexão de algumas das atividades desenvolvidas; Auto-avaliação do cursista a partir de instrumentos previamente oferecidos pelo formador; 7. Critérios de certificação: Os participantes deverão ter: Freqüência igual ou superior a 80%. Avaliação satisfatória. 8. Distribuição da carga horária de cada módulo por tipo de atividade: Encontros presenciais- 6 (seis) encontros presenciais com duração de 4 (quatro) horas, no total de 24 horas na Diretoria de Ensino. Videoconferência – 16 horas Estudos de apoio e avaliação – 20 horas de estudos a distância pela web. 2

9. Período de realização (início e término): Módulo I – Início: 30 de abril de Término: 11 de junho de Cronograma - Abril: 30 Maio: 7, 14, 21 e 28 Junho: Horário - 1ª turma - Das 8h às 12h 2ª turma – Das 13h30min às 17h30min 3ª turma – Das 18h30min às 22h30min 12. Vagas oferecidas: Manhã: 20vagas Tarde: 20 vagas Noite: 20vagas 13. Critérios para inscrição dos participantes: Ser professor de Matemática do Ciclo II do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, em Unidades Escolares da Diretoria de Ensino da Região de Pindamonhangaba; 14. Avaliação Dos participantes: participação ativa nas discussões e no estudo, além da organização de registros e realização da avaliação ao final do curso. Desenvolvimento de todas as propostas didáticas apresentadas no curso. Conhecimento do progresso de sua sala ao longo dos meses; Capacidade de expor suas intenções no planejamento e suas ações no registro, justificando-as em favor das aprendizagens dos alunos; Uso adequado de referências trazidas no curso em seu planejamento, no desenvolvimento de atividades em sala de aula e no registro; Entrega dos trabalhos individuais solicitados pelos formadores no curso. Prova no final do módulo Certificação Os certificados serão emitidos e distribuídos pela Diretoria Regional de Ensino Região – Pindamonhangaba, após a homologação do curso. 3

Ambiente de estudo : web 4

5

6

Funções e trigonometria: no currículo Função Grandezas Tudo o que é suscetível de aumentar ou diminuir Funções Quantidade cujo valor depende de outras quantidades variáveis. São relações de interdependências entre grandezas. Interdependências Que depende com reciprocidade. Correspondência mútua. Existem três classes: Funções polinomiais, funções exponenciais e logarítmicas e funções periódicas. 7

PROPOSTA DE MATEMÁTICA/ENSINO FUNDAMENTAL (5ª-8ª) 5ª série6ª série7ª série8ª série 1º bim - NÚMEROS NATURAIS - FRAÇÕES - NÚMEROS NATURAIS - NÚMEROS INTEIROS - NÚMEROS RACIONAIS - POTENCIAÇÃO - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NÚMEROS REAIS 2º bim - NÚMEROS DECIMAIS - MEDIDAS - GEOMETRIA - MEDIDAS - ÁLGEBRA (EXPRESSÕES) - Noções básicas sobre funções - A idéia de variação 3º bim - GEOMETRIA - MEDIDAS - NÚMEROS E PROPORCIONAL IDADE - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - ÁLGEBRA (EQUAÇÕES, SISTEMAS) - GEOMETRIA - MEDIDAS 4º bim - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - INICIAÇÃO À ÁLGEBRA - GEOMETRIA - MEDIDAS - GEOMETRIA - -MEDIDAS 8

PROPOSTA DE MATEMÁTICA/ENSINO MÉDIO (1ª- 3ª) 1ª série2ª série3ª série 1º bim - NÚMEROS - SEQÜÊNCIAS - TRIGONOMETRIA (PERIODICIDADE) - GEOMETRIA ANALÍTICA 2º bim - FUNÇÕES ( FUNÇÕES DO 1º E 2º GRAUS) - MATRIZES - SISTEMAS LINEARES - EQUAÇÕES ALGÉBRICAS - COMPLEXOS 3º bim - FUNÇÕES EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA - ANÁLISE COMBINATÓRIA - PROBABILIDADES - FUNÇÕES (COMPLEMENTOS, VARIAÇÕES) 4º bim - GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA - GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL - ESTATÍSTICA 9

Proporcionalidade... Tradicionalmente, o ensino da proporcionalidade era feito de forma pragmática e descontextualizada, privilegiando o uso da regra de três e a formalização algébrica das relações de proporcionalidade. Partia-se da definição de razão e chegava-se ao conceito de proporção como uma igualdade entre duas razoes. O caráter algébrico e formalista desse tipo de abordagem acabava por afastar o aluno do real entendimento da idéia de proporcionalidade e cristalizava o uso indiscriminado da regra de três na resolução de qualquer problema. Hoje propomos uma abordagem que prioriza a construção da noção de proporcionalidade pelo aluno, incentivando sua capacidade de interpretar problemas e de interpretar problemas e de identificar o tipo de proporcionalidade envolvida. São três modos de uma função crescer ou decrescer. 10

Proporcionalidade direta Variação constante caso discreto na prática Função crescente a taxas constantes 1-) Um estacionamento cobra 2 reais por hora. Qual a proporcionalidade entre o número de horas e o valor a ser cobrado? 2-) Um táxi cobra 2 reais por Km rodado, mais R$ 3,10 de tarifa. Que situação de proporcionalidade podemos destacar. Não existe proporcionalidade direta Variação não é constante caso contínuo Função crescente a taxas contínuas, se y-3.10=2x 11

Não há Proporcionalidade Variação decrescente a cada impacto caso discreto decrescente 3-) Uma bola é lançada de uma altura de 18m e seu impacto com o solo provoca saltos sucessivos, de tal forma que, em cada salto, a altura que ela atinge é igual a 80% da altura alcançada no salto anterior. Que altura será alcançada quando ocorrer o quinto salto? E o décimo salto? 4-) Uma caixa d'água vazia, é enchida por uma torneira que despeja a cada minuto, 40 litros de água. Depois de cinco minutos, terá despejado quantos litros? Proporcionalidade direta Variação constante caso contínuo Função crescente a taxas constantes 12

Taxa de Variação não constante, porém taxa da taxa sim. “derivada da derivada” Função crescente 1ª ATIVIDADE: Elaborar uma situação problema que contemple a representação algébrica y=x 2 13

Funções exponenciais e logarítmicas Funções exponenciais: tratam dos processos de crescimento ou decrescimento rápidos. Funções logarítmicas: modelam fenômenos que crescem ou decrescem de modo mais lento. Crescimento populacional Acumulo financeiro Intensidade dos terremotos Nível de intensidade sonora Cálculo da capacidade de armazenagem de informação. 14

Função crescente Caso contínuo Taxa de variação não constante Taxa crescente 6-) Uma empresa precisa triplicar a sua produção ano a ano. Começando com uma tonelada, em quanto tempo chegará a 81 toneladas? Y= 3 X Y= (1/3) 3 Simetria 15

Y= 2 x e y= 2+ 2 x Haverá uma translação, um deslocamento. Y=3 x y= 2 x y=1+ 3 x y=10+ 3 x y=1/2 x 16

Funções periódicas / Grandezas periódicas Gráficos trigonométricos em função do tempo 17

Amplitude... Y=senx e y= 2senx Translação... Y= cos x e y=2+cosx 18

Períodos... Y=senx y=sen(x/2) y= sen 8x 19

20

 O tempo gasto é ______________ proporcional ao número de pintores. 21

 A distância percorrida é ______________ proporcional à velocidade.  O tempo gasto é ______________ proporcional à velocidade. 22

23

24

QuadradoLado cmDiag. CmRazão d/l QuadradoLadoPerímetroÁreaRazão P/lRazão A/l 25

ÂngulosCatetos 15° 30° 60° 26

27

Ângulo centralMedida dos arcos 28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

Trigonometria Parte da matemática que trata do cálculo dos triângulos. Trigonometria relaciona álgebra com geometria. O objetivo da trigonometria é compreender que na matemática existem os fenômenos periódicos. 64

PROPOSTA DE MATEMÁTICA/ENSINO FUNDAMENTAL (5ª-8ª) 5ª série6ª série7ª série8ª série 1º bim - NÚMEROS NATURAIS - FRAÇÕES - NÚMEROS NATURAIS - NÚMEROS INTEIROS - NÚMEROS RACIONAIS - POTENCIAÇÃO - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NÚMEROS REAIS 2º bim - NÚMEROS DECIMAIS - MEDIDAS - GEOMETRIA - MEDIDAS - ÁLGEBRA (EXPRESSÕES) - Noções básicas sobre funções - A idéia de variação 3º bim - GEOMETRIA - MEDIDAS - NÚMEROS E PROPORCIONALI DADE - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - ÁLGEBRA (EQUAÇÕES, SISTEMAS) - Relações métricas em triângulos retângulos - Trigonometria 4º bim - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - INICIAÇÃO À ÁLGEBRA - GEOMETRIA - MEDIDAS - GEOMETRIA - -MEDIDAS 65

PROPOSTA DE MATEMÁTICA/ENSINO MÉDIO (1ª- 3ª) 1ª série2ª série3ª série 1º bim - NÚMEROS - SEQÜÊNCIAS - TRIGONOMETRIA (PERIODICIDADE) - GEOMETRIA ANALÍTICA 2º bim - FUNÇÕES ( FUNÇÕES DO 1º E 2º GRAUS) - MATRIZES - SISTEMAS LINEARES - EQUAÇÕES ALGÉBRICAS - COMPLEXOS 3º bim - FUNÇÕES EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA - ANÁLISE COMBINATÓRIA - PROBABILIDADES - FUNÇÕES (COMPLEMENTOS, VARIAÇÕES) 4º bim - GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA - GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL - ESTATÍSTICA 66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89