OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
1ª Consocial Informações Gerais.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
TEMA: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Conferência: Ato ou efeito de conferir. Confronto, cotejo. Conversação entre duas pessoas sobre negócios de interesse comum. Reunião dos membros dum tribunal.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/INTERMUNICIPAIS TOCANTINS PRIORIDADE Discussão do Documento – Referência da CONAE/2014. PERÍODO DE REALIZAÇÃO - TOCANTINS Maio.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL

IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia Eleição de Delegados (Etapa Municipal)
Congresso Nacional da Psicologia
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
10 DE AGOSTO - 19h COCKTAIL DE ABERTURA DO I SEMINÁRIO NACIONAL CRIANÇA NÃO É DE RUA MESA DE ABERTURA COM REPRESENTANTES DO SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS.
“Construindo o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação” 1a Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia de Londrina.
Orçamento Participativo Osasco
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
TEMA: Construindo as Políticas Públicas com a Comunidade Gaúcha
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Consocial METODOLOGIA.
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA! REALIZE CONFERÊNCIAS LIVRES DE SEGURANÇA PÚBLICA.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
I Conferência Municipal de Cultura Apresentação das Diretrizes da : I Conferência Municipal de Cultura Todos os órgãos participante: Setor Publico Municipal,
Conselho Municipal de Educação (CME) 1. 1a Plenária (11/04/15) Participação de toda a população Definição do texto- base Eleição de delegados 2a Plenária.
X Conferência Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
1) ACOLHIDA LITERÁRIA (poema, conto, texto literário)
SEMINÁRIOS ESTADUAIS COMISSÃO NACIONAL RECURSAL E DE VALIDAÇÃO.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. 10/07/2015 CREDENCIAMENTO.
4 ª C ONFERÊNCIA N ACIONAL DE P OLÍTICAS PARA AS M ULHERES.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Proposta de Lei Orçamentária Anual 2016 Audiência Pública Eleição da Comissão Eleitoral Local dos CPMs Plenária 25 de julho de 2015 Subprefeitura de Sapopemba.
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DE ICMS ECOLÓGICO A Educação Ambiental no contexto do ICMS Ecológico Eliane Maria Garcia.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 03 a 06 de novembro Brasília - DF.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio COMIGRAR Etapa Nacional será em maio de 2014 em São Paulo 1.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
II Congresso JPT IV CONGRESSO JPT-SC. PAUTA Organização interna: “O novo patamar da Juventude do PT”; Conjuntura: “O desenvolvimento que a juventude quer.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL

Conferência Municipal – Os sete Passos 1. Convocar a Conferência através de Portaria do Prefeito Municipal; 2.Formar Comissão Organizadora; 3.Criar o Regimento Interno da IV CMMA; 4.Criar link na pagina no Portal da Prefeitura- Site Oficial para divulgação se tiver, divulgar nos meios de comunicação local; 5.Divulgar na Cidade a conferência para a população – Mobilizar para poder ter uma participação Expressiva; 6.Realizar a Conferência de acordo com a metodologia Estadual; 7. Encaminhar as 20 propostas finais sistematizadas para o Estado.

Metodologia – Sugestão de Programação HorárioAtividade 07:00 – 08:00 08:00 08:20 08:50 09:20 09:40 11:00 11: :00 13:00 15:00 15:20 16:00 16:30 17:00 Credenciamento dos participantes Abertura oficial e apresentação da metodologia /Regimento Interno Painel sobre Resíduos Sólidos Debate - inscrições para os GTs Intervalo Grupos de Trabalho (GTs) - Elaboração de ações prioritárias Inscrição de candidaturas para delegados na Conferência Estadual Almoço Plenária para leitura das ações e defesa de propostas. Intervalo Escolha das ações prioritárias Eleição dos delegados para a etapa estadual Plenária Final Encerramento.

1. Credenciamento – Recomenda-se utilizar modelo fornecido pela COE/MS Metodologia - Realização CMMA

2. Abertura oficial – Composição da mesa e apresentação da Autoridades 3. Apresentação do Regimento interno ou da metodologia da Conferência e Programação. 4. Painel sobre Resíduos Sólidos e debate – Sugere-se a apresentação fornecida pelo IMASUL ou convidar pessoa para realizar explanação sobre o tema.

Metodologia - Realização CMMA 5. Inscrições para os GTs - Definição em qual Grupo de Trabalho (GTs) desejam participar, fazendo a opção pelo Eixo Temático, atendendo a proporcionalidade dos presentes (a folha de inscrição estará circulando a partir da apresentação da metodologia).

Metodologia - Realização CMMA 6. Grupos de Trabalho por Eixo Temático – Os participantes se dirigirão à sala/espaço do seu Grupo de Trabalho (GT). 6.1 – O mediador – Tem o papel de conduzir o grupo, incentivar a participação de todos, cuidando do tempo disponível, e realizar: - Apresentação dos participantes - Acordo do Convivência - Divisão em subgrupos - Leitura e sistematização das ações prioritárias dos subgrupos Nos Subgrupos: - Escolha um(a) coordenador(a) e um(a) relator(a) - Leitura do Texto Orientador - Diálogo sobre o eixo e elaboração de 4 ações prioritárias Que ações devem ser priorizadas para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos que levem em consideração o eixo em questão?

Metodologia - Realização CMMA 7. Inscrição de Candidaturas para delegados na Conferência Estadual Cada participante pode se candidatar como delegado de seu segmento, independentemente de já serem ou não lideranças reconhecidas na área. Isto possibilita o aparecimento de novas lideranças no processo, contribuindo para ampliar as representações na Conferência. Para isso, o participante deve realizar sua inscrição de candidatura no local indicado pela Comissão Organizadora. Não esquecer que os delegados eleitos nas conferências municipais e/ou regionais deve atender o número de vagas por município. 8. Plenária para leitura das ações e defesa das propostas Fazer a leitura e defesa das ações elaboradas nos GTs do eixo temático.

Metodologia - Realização CMMA 9. Priorização das Ações- Serão priorizadas 20 Ações em cada Conferência Municipal/Regional, sendo 5(cinco) ações por eixo temático. Em seguida são contabilizadas as Ações mais priorizadas, por eixo ao qual se referem e apresentados os resultados em plenária. Cada participante, com direito a voto, recebe 10 bolinhas adesivas – “Pontos de Valoração”. O participante pode priorizar até 10 ações prioritárias que considere mais importantes, independentemente do Eixo. Cada participante poderá colar no máximo 3 bolinhas adesivas em uma única ação prioritária; 10 - Eleição dos delegados para a etapa estadual - Os candidatos serão apresentados em plenária e a votação será realizada nos grupos separados por segmentos.

Metodologia - Realização CMMA 11- Plenária Final/Encerramento - A mesa de encerramento deve contar com a presença de autoridades e representantes da Comissão Organizadora para realizar: -agradecimentos e a apresentação do resultado final, ou seja, as 20 Ações priorizadas, lendo da 20ª para a 1ª mais priorizadas - que serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual para compor o Caderno de Propostas na Conferência Estadual. -apresentar e os delegados e suplentes eleitos (o nome de todos os candidatos e o total de votos de cada um), que serão convidados à frente da plenária. Importante! Durante o encerramento, os participantes preenchem a avaliação da Conferência.

Relação de Ações Prioritárias priorizadas ao final da Etapa Ordem de prioridadeAções PrioritáriasEixo Temático 1Eixo Eixo Eixo Eixo

Contatos: Unidade de Educação Ambiental Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - IMASUL Tel. (67) / 6077 Eliane Maria e Lorivaldo