A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Registro de Estudo de Caso.
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
Angélica/MS.
Angélica/MS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto EJA & Inclusão Digital
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pederneiras- São Paulo
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
Dominando as práticas pedagógicas
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Profa. Reane Franco Goulart
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Inclusão que bicho é esse?
Capacitação em Tecnologias aplicadas a Educação aos Professores do município de Terenos-MS Em virtude da informatização das unidades escolares dos municípios.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Pibid subprojeto química
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA
Você está prestes a conhecer um lindo lugar ! Escola Municipal De Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer.
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Monitoramento e Avaliação
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O uso das tecnologias na escola
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
05/11/2015.
O computador como Meio e como Fim...
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
vídeo
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

OBJETIVO GERAL Investigar como o professor e o aluno da Educação de Jovens e Adultos se relacionam com o mundo informatizado e se a EJA oportuniza uma preparação para esse mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conhecer qual o contato que os alunos têm, fora da escola, com a informática. - Investigar o uso do computador nas salas de aula da EJA, se ocorre e como ocorre. - Saber se o professor tem o devido preparo para orientar seus alunos ao utilizar as ferramentas da informática. - Identificar se o professor instiga os alunos a pesquisarem e buscarem informações através da internet. - Descobrir se os alunos da EJA vêem a necessidade de buscar uma integração no mundo informatizado.

HIPÓTESES - A EJA proporciona a inclusão tecnológica de seus alunos. - O professor da EJA tem os conhecimentos necessários para orientar e incentivar seus alunos a utilizarem a informática. - Os alunos da EJA já utilizam ferramentas da informática como parte de seu cotidiano. - Os alunos da EJA reconhecem a necessidade de se atualizarem dentro do mundo informatizado.

FUNDAMENTACAO TEÓRICA - Inclusão social através das novas tecnologias - Necessidade de operar equipamentos complexos - Letramento digital para a formação do cidadão. - Usar a tecnologia não como um fim, mas como meio, como uma ferramenta na alfabetização e letramento. - Buscar um caminho de oportunidades iguais para todos. “inclusão social, na atual sociedade implica leitura crítica e letramento digital, dando novas perspectivas à educação libertadora de Paulo Freire” (SOARES, 2006, p. 149).

7.1. INSTRUMENTO DA COLETA DE DADOS: Questionário a ser aplicado com os alunos e professora da referida turma da EJA Questionário para o aluno: 1 – Nome: ________________________________________________ 2 - Idade: _______ Profissão: __________________ 3 – Você tem contato com a informática? ( ) Sim ( ) Não Onde? ( ) Trabalho ( ) Em casa ( ) Casas do ramo (lan house) ( ) Escola Vê esse contato como suficiente? ( ) Sim ( ) Não Se não, vê a necessidade ou gostaria de integrar-se ao mundo informatizado? ( ) Sim ( ) Não 5 – A EJA tem contribuído com sua inclusão digital, lhe oportunizando experiências ou contato com a mesma? ( ) Sim ( ) Não Se sim, como? ( ) pesquisas ( ) trabalhos em sala de aula ( ) outros______________

Questionário ao Professor: 1 – Você utiliza o computador no seu dia-a-dia? ( ) Sim ( ) Não 2 – Você se considera apto a orientar seus alunos da EJA para o uso do computador? ( ) Sim ( ) Não 3 – Você utiliza o computador nas suas aulas da EJA? ( ) Sim ( ) Não 4 – A escola disponibiliza a sala de informática para o uso da EJA? ( ) Sim ( ) Não 5 - Vê a necessidade de incentivar seus alunos da EJA a interagirem com a informática? ( ) Sim ( ) Não

DELIMITACAO DO UNIVERSO Turma da EJA III da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, do Município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. OBJETIVOS/DATAS 07 a 10 de junho/ a 17 de Junho/ a 24 de Junho/ a 30 de Junho/2010 Conhecer qual o contato que os alunos têm, fora da escola, com a informática. X Investigar o uso do computador nas salas de aula da EJA, se ocorre e como ocorre. X Saber se o professor tem o devido preparo para orientar seus alunos ao utilizar as ferramentas da informática. X Identificar se o professor instiga os alunos a pesquisarem e buscarem informações através da internet. X Descobrir se os alunos da EJA vêem a necessidade de buscar uma integração no mundo informatizado. X Comparar os resultados colhidos com as hipóteses levantadas X Elaborar um plano de ação para uma intervenção pedagógica através das ferramentas tecnologicas nas aulas da EJA. X Avaliação do Projeto X CRONOGRAMA

REFERÊNCIAS GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas, 2ª ed. São Paulo: Cortez, LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional: políticas, histórias e propostas, Porto Alegre: Artes Médicas, SOARES, Suely Galli. Educação e comunicação: o ideal de inclusão pelas tecnologias de informação otimismo exacerbado e lucidez pedagógica, São Paulo: Cortez, he&id=36 integrados/Informatica%20EJA.pdf/view Social/pagina1.htmlhttp:// Social/pagina1.html.