A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
OBJETIVO GERAL Investigar como o professor e o aluno da Educação de Jovens e Adultos se relacionam com o mundo informatizado e se a EJA oportuniza uma preparação para esse mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conhecer qual o contato que os alunos têm, fora da escola, com a informática. - Investigar o uso do computador nas salas de aula da EJA, se ocorre e como ocorre. - Saber se o professor tem o devido preparo para orientar seus alunos ao utilizar as ferramentas da informática. - Identificar se o professor instiga os alunos a pesquisarem e buscarem informações através da internet. - Descobrir se os alunos da EJA vêem a necessidade de buscar uma integração no mundo informatizado.
HIPÓTESES - A EJA proporciona a inclusão tecnológica de seus alunos. - O professor da EJA tem os conhecimentos necessários para orientar e incentivar seus alunos a utilizarem a informática. - Os alunos da EJA já utilizam ferramentas da informática como parte de seu cotidiano. - Os alunos da EJA reconhecem a necessidade de se atualizarem dentro do mundo informatizado.
FUNDAMENTACAO TEÓRICA - Inclusão social através das novas tecnologias - Necessidade de operar equipamentos complexos - Letramento digital para a formação do cidadão. - Usar a tecnologia não como um fim, mas como meio, como uma ferramenta na alfabetização e letramento. - Buscar um caminho de oportunidades iguais para todos. “inclusão social, na atual sociedade implica leitura crítica e letramento digital, dando novas perspectivas à educação libertadora de Paulo Freire” (SOARES, 2006, p. 149).
7.1. INSTRUMENTO DA COLETA DE DADOS: Questionário a ser aplicado com os alunos e professora da referida turma da EJA Questionário para o aluno: 1 – Nome: ________________________________________________ 2 - Idade: _______ Profissão: __________________ 3 – Você tem contato com a informática? ( ) Sim ( ) Não Onde? ( ) Trabalho ( ) Em casa ( ) Casas do ramo (lan house) ( ) Escola Vê esse contato como suficiente? ( ) Sim ( ) Não Se não, vê a necessidade ou gostaria de integrar-se ao mundo informatizado? ( ) Sim ( ) Não 5 – A EJA tem contribuído com sua inclusão digital, lhe oportunizando experiências ou contato com a mesma? ( ) Sim ( ) Não Se sim, como? ( ) pesquisas ( ) trabalhos em sala de aula ( ) outros______________
Questionário ao Professor: 1 – Você utiliza o computador no seu dia-a-dia? ( ) Sim ( ) Não 2 – Você se considera apto a orientar seus alunos da EJA para o uso do computador? ( ) Sim ( ) Não 3 – Você utiliza o computador nas suas aulas da EJA? ( ) Sim ( ) Não 4 – A escola disponibiliza a sala de informática para o uso da EJA? ( ) Sim ( ) Não 5 - Vê a necessidade de incentivar seus alunos da EJA a interagirem com a informática? ( ) Sim ( ) Não
DELIMITACAO DO UNIVERSO Turma da EJA III da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, do Município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. OBJETIVOS/DATAS 07 a 10 de junho/ a 17 de Junho/ a 24 de Junho/ a 30 de Junho/2010 Conhecer qual o contato que os alunos têm, fora da escola, com a informática. X Investigar o uso do computador nas salas de aula da EJA, se ocorre e como ocorre. X Saber se o professor tem o devido preparo para orientar seus alunos ao utilizar as ferramentas da informática. X Identificar se o professor instiga os alunos a pesquisarem e buscarem informações através da internet. X Descobrir se os alunos da EJA vêem a necessidade de buscar uma integração no mundo informatizado. X Comparar os resultados colhidos com as hipóteses levantadas X Elaborar um plano de ação para uma intervenção pedagógica através das ferramentas tecnologicas nas aulas da EJA. X Avaliação do Projeto X CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas, 2ª ed. São Paulo: Cortez, LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional: políticas, histórias e propostas, Porto Alegre: Artes Médicas, SOARES, Suely Galli. Educação e comunicação: o ideal de inclusão pelas tecnologias de informação otimismo exacerbado e lucidez pedagógica, São Paulo: Cortez, he&id=36 integrados/Informatica%20EJA.pdf/view Social/pagina1.htmlhttp:// Social/pagina1.html.