TIPOS DE AMOSTRAGEM juliana.schivani @ifrn.edu.br Profª Juliana Schivani TIPOS DE AMOSTRAGEM @ifrn.edu.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACS Análise, representação e redução de dados..
Advertisements

Estatística Marco Antônio.
ESTATÍSTICA.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Matemática Financeira
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Esquematicamente, temos:
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
III - Amostragem Prof. Herondino.
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
ESTASTÍSTICA APLICADA
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Prof: Wildson Cruz Blog:
Matemática Financeira
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ESTATÍSTICA.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Profª Juliana Schivani TABELAS.
Profª Juliana Schivani MÉTODO ESTATÍSTIC O.
Estatística Prof. Augusto Santana. Conceito e Aplicação O Que é Estatística? É a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada.
Introdução à Bioestatística
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
O Método Estatístico: Da amostragem ao tratamento dos dados.
Módulo 1 Estatística Básica.
FATORAÇÃO Prof.ª Juliana Schivani FATORAÇÃO Fatorar uma expressão algébrica é transformá-la em um produto de duas ou mais novas expressões mais simples.
Programa de Pós-Graduação em Educação Física Professor: Adriano Ferreti Borgatto, Dr. Colaboração: Jeovani Schmitt – Doutorando PPGEPS.
Distribuição de freqüências
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
Profª Juliana Schivani GRÁFICOS.
1 A AMOSTRAGEM NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dr. Roberto Morais.
Comentários acerca da apresentação da pesquisa quantitativa referente ao Estudo de Usuários.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Prof. Benedito C. Silva Itajubá
Estatística Prof. Augusto Santana. Noções Básicas de Excel Inserindo dados (idade, sexo, peso, altura, imc) Barra de menus Barra de ferramentas Nomear.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Prof. João Saturnino GRÁFICOS.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
VARIÁVEL É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. As variáveis podem ser: Qualitativas: Seus valores são expressos por atributos. Ex: cor da.
1 /15 Base de Dados RAIS Empregados 15/04/2013 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Introdução à Estatística Profª Ms. Ana Cássia Lira de Amorim Universidade de Cuiabá - UNIC Faculdade de Psicologia Disciplina: Estatística Aplicada a Psicologia.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS NO EXCEL
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Transcrição da apresentação:

TIPOS DE AMOSTRAGEM juliana.schivani @ifrn.edu.br Profª Juliana Schivani TIPOS DE AMOSTRAGEM @ifrn.edu.br

O MÉTODO ESTATÍSTICO Para realizar uma pesquisa estatística, recomenda-se: Definir o problema e o público alvo Coletar os dados Organizar os dados Interpretar e apresentar os resultados Tabelas e gráficos Criticar e analisar os dados Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA O que eu quero saber? Quais informações eu preciso? Quais as respostas que eu busco? Quais os possíveis motivos para cada resposta procurada? A quem eu devo perguntar? Como eu devo perguntar? Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

É utilizada uma fração da população PÚBLICO POPULAÇÃO AMOSTRA É o conjunto total de elementos portadores de uma característica comum. É utilizada uma fração da população ≠ AMOSTRAGEM ≠ CENSO Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

VARIÁVEIS DA COLETA DE DADOS QUANTITATIVA QUALITATIVA possui uma estrutura numérica Valores que não podem ser medidos, expressos por atributos: sexo, cor da pele, etc. DISCRETA CONTÍNUA números inteiros não negativos: idades. Assumem qualquer valor: peso, altura. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO Gênero No total, 5.791.290 pessoas se inscreveram para fazer o Enem, sendo 2.374.855 (41%) homens e 3.416.435 (59%) mulheres. Certificação 638.176 candidatos disseram que vão fazer o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Isenção A grande maioria não pagou a taxa de inscrição de R$ 35. Foram concedidas 4.029.757 (69,6%) isenções do pagamento. Outros 1.761.533 candidatos pagaram a inscrição. Cor/raça Na declaração de cor/raça, 2.421.459 candidatos (41,8%) se autodeclaram brancos. Outros 2.400.375 (41,4%) se autodeclararam pardos, seguidos por 694.158 candidatos da cor preta (12%), 132.323 de cor amarela (2,3%), e 35.756 indígenas (0,6%). Outros 107.219 candidatos (1,9%) não declararam a cor/raça. QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

A COLETA DOS DADOS Métodos probabilísticos Métodos não probabilísticos O conjunto de técnicas para coletar os dados de uma pesquisa é denominada de AMOSTRAGEM e ela pode ser de vários tipos: 1. ALEATÓRIA SIMPLES 2. ESTRATIFICADA 3. SISTEMÁTICA 4. POR CONGLOMERADOS 5. ACIDENTAL 6. INTENCIONAL 7. POR COTAS Métodos probabilísticos Métodos não probabilísticos Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

1. AMOSTRAGEM ALEATÓRIA SIMPLES Equivale a um sorteio lotérico. Pode ser realizada numerando-se a população e sorteando-se os que pertencerão à amostra. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

2. AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA A população é dividida em estratos homogêneos. Será selecionada uma amostra aleatória de cada estrato. Grau de instrução / nível de renda / sexo / faixa etária ... Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

3. AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA Os elementos são selecionados seguindo uma regra predefinida. Digamos que os elementos da população estão ordenados, e a regra é “pegar” 1 a cada 10 para a amostra. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

4. AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADOS A população (neste caso, muito extensa) é dividida em “miniaturas da população”. Será selecionada uma amostra aleatória de alguns desses conglomerados. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

5. AMOSTRAGEM ACIDENTAL Não probabilística, pois a amostra é formada por aqueles que “vão aparecendo”. Não se pode generalizar os resultados. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

6. AMOSTRAGEM INTENCIONAL O pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa. Ex: Pesquisa sobre um cosmético em um salão de beleza. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

7. AMOSTRAGEM POR COTAS É quando se estabelece uma cota de pessoas que devem ser entrevistadas com certa característica. Essa cota depende da representação dessas pessoas na população. Pesquisa sobre preferencia de modelo de carro. Entrevistar homens e mulheres com mais de 18 anos que vivem numa metropole. Irá sair e procurar pessoas assim. É geralmente usado em pesquisa de mercado e de opiniao (eleitoral). Se existem 47% de homens e 53% de mulheres numa população, uma amostra de 50 pessoas deve ter 27 mulheres e 23 homens. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

ORGANIZAR OS DADOS GRÁFICOS TABELAS linhas colunas frequênci a simples frequênci a em classes barras setores histograma pictogramas Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

Todos os dados, da forma como foram coletados, são chamados de DADOS BRUTOS. Ao organizá-los em uma ordem crescente, denomina-se de ROL. OBS: Não existe ROL com dados qualitativos. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

Massa corporal (kg) de 48 alunos de uma turma: DADOS BRUTOS: ROL: Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

ROL no EXCEL No Excel, insira os dados brutos numa coluna, com cabeçalho. Clique na primeira célula dessa coluna, referente ao cabeçalho. Na barra de ferramentas, clique em “dados” e depois em “filtro”. Surgirá uma seta no canto inferior direito da célula. Clicando nela, aparecerá várias opções de ordem dos dados, dentre elas, a crescente. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

TABELA DE FREQUÊNCIAS Um ROL possui inúmeros valores que, ora se repetem, ora não. Cada conjunto de valores iguais representa uma frequência absoluta (fa). Ao calcular a porcentagem dessa fa, temos a frequência percentual (f% ) ou frequência relativa (fr). Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

FREQUÊNCIA ABSOLUTA RELATIVA fr é o percentual de vezes que cada fa aparece em relação ao total da amostra n. fa é a quantidade de vezes que cada valor distinto aparece no ROL N -> 100% e fa -> fr % => fr . N = fa . 100 => fr = fa . 100/ N 𝑓 𝑟 = 𝑓 𝑎 ∙100 𝑛 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem