Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Advertisements

Capítulo 16 Gerência dos Canais de Marketing.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Prof. Paulo Henrique B. Florencio
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Marketing Administração de Canais de Distribuição
Capítulo 8 Distribuição
Fundamentos da Formação de Preços
Canais, Pontos de Venda e Distribuição
Comportamento do Comprador Organizacional
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA PRAÇA – PONTO DISTRIBUIÇÃO
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Administração de Preços e Administração da Distribuição
Marketing Capítulo 16 O Varejo Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter
Gerência dos Canais de Marketing.
Como os Intermediários Melhoram a Eficiência do Canal
Princípios de Marketing, 12/E
DISTRIBUIÇÃO Ana Virgínia.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Comportamento compra–Empresa ● As organizações empresariais não se limitam a vender. Elas também compram vastas quantidades de matérias-primas, componentes.
M A R K E T I N G REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL ERA MÍNIMO Os Primeiros Produtores Vendiam Seus Produtos Diretamente aos Consumidores.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Prof Fabio Uchôas de Lima 6 - Distribuição. DISTRIBUIÇÃO Poucos fabricantes vendem seus produtos diretamente para os consumidores finais. Entre eles há.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
CANAIS DE MARKETING – Capítulo 16 (Kotlher)
Tópicos Especiais de Administração - TEA
Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
Administrando a Comunicação de Marketing
TI APLICADA AO M ARKETING (CRM) OBJETO DE ESTUDO : T EC -S CREEN ( FABRICANTE DE TINTAS ARTÍSTICAS )
ESTRATÉGIAS DE PREÇO. PAPEL DO PREÇO NA ESTRATÉGIA DO PRODUTO O preço transmite uma informação ao consumidor. O fabricante usa o preço para comunicar.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 15 Atacado e Distribuição Física Marketing.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
- Orçamento de Produção
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
CICLO DE VIDA PRODUTO LILIANE CABRAL.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Canais de Distribuição
Princípios de marketing
Canais de distribuição Prof. Ney Fragoso. Canal de distribuição: conceito É uma rede ou sistema organizado de instituições que executam todas as funções.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
Administração de Marketing
Transcrição da apresentação:

Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing

Churchill&Peter © Editora Saraiva Como os Intermediários Melhoram a Eficiência do Canal Slide 14-1 Figura 14.1 Contatos de vendas sem um intermediário Contatos de vendas com um intermediário Fabricantes de capacetes CiclistasFabricantes de capacetes Ciclistas Loja de motocicletas Intermediário

Churchill&Peter © Editora Saraiva Canais Comuns para Bens de Consumo Slide 14-2 Figura 14.2 Consumidores Varejistas Atacadistas Agentes Canal direto Produtor Canais indiretos

Churchill&Peter © Editora Saraiva Fatores a Avaliar ao Selecionar um Canal de Distribuição Slide 14-6a Figura 14.6 Características do Cliente Características do Produto Características dos Intermediários Número Dispersão geográfica Preferências de canal Comportamento de compra Uso de tecnologia Custo unitário Perecibilidade Volume Padronização Necessidade de instalação e manutenção Disponibilidade Disposição de comercializar o produto Mercado servido por eles Funções de distribuição realizadas Potencial de conflitos e de cooperação Outras ofertas de produtos Condição financeira Pontos fortes e fracos

Churchill&Peter © Editora Saraiva Slide 14-6b Figura 14.6 Características dos Concorrentes Características Ambientais Características Organizacionais Número e tamanho Estratégias de distribuição Condições financeiras Tamanho de linhas e compostos de produtos Objetivos, estratégias e orçamentos Pontos fortes e fracos Condições econômicas Questões políticas Leis, regulamentações e ética Mudanças culturais e sociais Mudanças tecnológicas Tamanho e participação de mercado Condição financeira Tamanho de linhas e compostos de produtos Capacidade de realizar funções de distribuição Objetivos, estratégias e orçamento Experiência de canal Pontos fortes e fracos Fatores a Avaliar ao Selecionar um Canal de Distribuição

Churchill&Peter © Editora Saraiva Níveis de Cobertura de Mercado Slide 14-7 Tabela 14.2 NívelObjetivo Exemplos Automóveis Audi, relógios Rolex Trabalhar com um único intermediário para um produto que demande recursos ou posicionamento especiais; distribuir bens de luxo com eficiência. Exclusiva Seletiva Número de intermediários na área comercial Intensiva Trabalhar em íntima associação com intermediários que satisfaçam certos critérios; distribuir produtos de compra comparada com eficiência Dar suporte a venda de massa; distribuir bens de conveniência com eficiência Um Alguns Muitos Computadores Compaq; cosméticos vendidos apenas em salões de beleza, como a linha L’Anza Coca-Cola, canetas Bic, creme dental Colgate

Churchill&Peter © Editora Saraiva Questões Políticas, Legais e Éticas Slide Contrato de Exclusividade Restrição imposta por um fornecedor a um cliente proibindo-o de comprar certo tipo de produto de qualquer outro fornecedor. Territórios de vendas fechadosO produtor especifica uma área geográfica e designa um intermediário para servi-la. Essa estratégia objetiva aumentar o esforço do intermediário e sua capacidade de comercializar o produto. Contrato CasadoAcordo pelo qual o vendedor vende um determinado produto apenas se o comprador também comprar outro produto especificado.