Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Advertisements

Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.

A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTISMO João Pessoa - PB Outubro/2010
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Ministério da Previdência Social 9º Encontro de Mulheres Pague Menos Fortaleza, 25 de julho de 2009.
Ministério da Previdência Social SIMPLES NACIONAL O empreendedor individual, a micro e a pequena empresa Pernambuco, 22 de outubro de 2009.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
PLANO NACIONAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO OFICINA – AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS NOVEMBRO/2005.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Sistema Único de Saúde - SUS
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
SAÚDE DO TRABALHADOR CGST/DSAST Secretaria de Vigilância em Saúde
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SUS O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988 com o seguinte lema: “A saúde é direito de todos e dever do Estado” SUS: conjunto de ações e serviços de.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE MEDICINA São Luís - MA 2011.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência Érika Pisaneschi Assessora Técnica

Ministério da Saúde Painel: Concessão de Órteses e Próteses para Pessoas com Deficiência Brasília / Junho 2006 Câmara dos Deputados

Ministério da Saúde DADOS CENSITÁRIOS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

Ministério da Saúde CENSO DEMOGRÁFICO IBGE ,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência ou de incapacidade (limitação para atividade). Isso significa que 14,5 % da população brasileira beneficiam-se das leis e dos programas relacionados à melhoria da qualidade de vida deste segmento.

Ministério da Saúde POPULAÇÃO PORTADORA DE DEFICIÊNCIA – –Deficiência Visual – 48,1% – –Deficiência Motora/Física – 26,9% – –Deficiência Mental – 8,3% – –Deficiência Auditiva – 16,7% n n incapaz de ouvir – n n grande dificuldade – n n alguma dificuldade – CENSO DEMOGRÁFICO IBGE

Ministério da Saúde CENSO DEMOGRÁFICO IBGE Deficiência / Limitação Incapaz Grande Dificuldade Alguma Dificuldade Mental Visual Auditiva Física (*) - Tetra/Para/Hemiplegia Amputação Motora (*) – Subdivisão adotada neste Censo para comparação com o de 1991.

Ministério da Saúde SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS

Ministério da Saúde SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS Princípios 1. A Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado; 2. Descentralização com comando único em cada esfera de governo: municipal, estadual e federal; 3. A organização dos Serviços pautada na Universalização do Atendimento, na Equidade dos Serviços e na Integralidade da Assistência; 4. A participação da População no Controle Social do Sistema.

Ministério da Saúde Financiamento Responsabilidade comum dos três níveis de governo Vinculação de receitas dos três níveis para o sistema Repasses de Recursos Financeiros Federais Convênios Remuneração por prestação de serviços Transferências direta do Funda Nacional de Saúde aos Fundos estaduais e municipais. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

Ministério da Saúde LEGISLAÇÃO – –Constituição Federal – –Lei Orgânica da Saúde (nº 8080/90) – –Lei nº 7853/1989 – –Decreto nº 3298/1999 – –Lei nº 10098/2000 – –Decreto nº 5296/2004

Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência

Ministério da Saúde POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PPD Propósito Reabilitar a pessoa com deficiência na sua capacidade funcional e desempenho humano de modo a contribuir para a sua inclusão em todas as esferas da vida social; Proteger a saúde da pessoa com deficiência; Prevenir agravos que determinem o aparecimento de deficiências.

Ministério da Saúde POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PPD Diretrizes 1. Promoção da qualidade de vida 2. Prevenção de deficiências 3. Assistência integral à saúde 4. Ampliação e fortalecimento de mecanismos de informação 5. Capacitação de recursos humanos 6. Organização e funcionamento dos serviços

Ministério da Saúde A ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO Redes hierarquizadas saúde e reabilitação Rede de Serviços de Reabilitação Física Rede de Serviços Atenção à Saúde Auditiva Serviços de Atenção Saúde - Deficiência Mental e Autismo * Serviços de Atenção à saúde - Deficiência Visual * Serviços de Atenção à Saúde – Ostomia * Serviços de Atenção à Saúde - Distrofia Muscular Progressiva * Serviços de Atenção Saúde - Osteogênesis Imperfecta

Ministério da Saúde A ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO

Ministério da Saúde Repasses de Recursos Financeiros Convênios – –Recursos conveniados para a implantação de Redes de Reabilitação e capacitação de recursos humanos – –R$ ,00 – –Emendas Parlamentares – –2005 : R$ ,18 (90 Emendas) – –2004: R$ ,99 (109 Emendas) levar em conta a necessidade de cobertura de áreas carentes

Ministério da Saúde SITUAÇÃO ATUAL DO FORNECIMENTO DE ÓRTESES E PRÓTESES NO BRASIL

Ministério da Saúde TIPOS DE ÓRTESES E PRÓTESES FORNECIDAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Próteses ortopédicas Próteses mamárias Próteses auditivas Próteses oftalmológicas Bolsas de colostomia e urostomia Outras ajudas técnicas.

Ministério da Saúde Situação Atual – Região Norte UFPopulaçãoPróteses / 2005 OrtopédicasAuditivasVisuaisOstomizados AM RR AP PA TO AC RO

Ministério da Saúde Situação Atual – Região Nordeste UFPopulaçãoPróteses / 2005 OrtopédicasAuditivasVisuaisOstomizados MA CE RN PB PE AL SE PI BA

Ministério da Saúde Situação Atual – Região Centro Oeste UFPopulaçãoPróteses / 2005 OrtopédicasAuditivasVisuaisOstomizados MS MT DF GO

Ministério da Saúde UFPopulaçãoPróteses / 2005 OrtopédicasAuditivasVisuaisOstomizados RS SC PR Situação Atual – Região Sul

Ministério da Saúde Situação Atual – Região Sudeste UFPopulaçãoPróteses / 2005 OrtopédicasAuditivasVisuaisOstomizados SP RJ MG ES

Ministério da Saúde Distrofia Muscular Progressiva - Aparelhos Respiratórios   Minas Gerais   Maranhão   São Paulo Ajudas Técnicas

Ministério da Saúde GASTOS COM ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS Deficiência Mental R$ ,05 Deficiência Física e Visual (com órteses/próteses)..... R$ ,78 Deficiência Auditiva (com aparelhos auditivos) R$ ,22 Implante Coclear (com prótese) R$ ,86 Fisioterapia R$ ,99 Total R$ ,90 No ano de 2005 foram concedidos em torno de 4 milhões de órteses e próteses incluindo bolsas de colostomia com recursos federais.

Ministério da Saúde FORTALECIMENTO DA POLÍTICA - DESAFIOS - Estratégias 1- Financiamento Construção de parâmetros que devem ser pactuados para a devida cobertura e financiamento de serviços de reabilitação. Aporte de recursos financeiros com a contribuição dos fundos municipais e estaduais de saúde. Atualmente todo o recurso é do orçamento federal. 2- Política estadual/municipal de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência Adoção de responsabilidades pactuadas frente às necessidades de saúde e reabilitação das pessoas com deficiência incluindo as órteses e próteses. Os planos e projetos de saúde devem ter como base estudos epidemiológicos ou dados censitários.

Ministério da Saúde 3- Habilidade Gestão local Necessidade de capacitação de gestores em políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. 4- Estruturação das Redes A atenção à saúde da pessoa com deficiência deve obedecer aos critérios de descentralização e hierarquização de serviços. Inserção da reabilitação na comunidade em municípios com organização de serviços de retaguarda reabilitação. Maior cobertura assistencial no Norte do país e em áreas rurais. 5- Recursos humanos capacitados Capacitação de profissionais Atenção Básica (estratégia Saúde da Família e agentes comunitários de saúde. Necessidade de capacitação de ortesistas e protesistas. FORTALECIMENTO DA POLÍTICA - DESAFIOS -

Ministério da Saúde 6- Controle e Participação Social Participação efetiva nos Conselhos de Saúde e Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência nos estados e municípios. Ampliar o conhecimento das pessoas com deficiência sobre seus direitos no campo da saúde. 7- Articulação intersetorial Fortalecimento da retaguarda da Saúde no Processo de Inclusão das Pessoas com deficiência no Ensino Regular. Parceria com a Assistência Social na identificação e definição de estratégias no atendimento de pessoas com deficiência e sua família. Parcerias para (re)inserção pessoa com deficiência no mercado de trabalho 8- Política Nacional de Órteses e Próteses Isenção impostos importação; incentivo produção nacional; normas garantia qualidade FORTALECIMENTO DA POLÍTICA - DESAFIOS -

Ministério da Saúde Érika Pisaneschi AT Saúde da Pessoa com Deficiência/DAPE/SAS/MS End: Esplanada dos Ministérios, Bloco G, sala 619 Tel: (0xx61) / /