RAÇAS OVINAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Animais Marinhos
Advertisements

Visão Empresarial da Caprinovinocultura
CURSO DE BOAS PRÁTICAS PECUÁRIAS
Autores: Diogo Simão Francisco Valente Pedro Gil
SENÁRIO DA OVINOCULTURA EM GOIÁS
RAÇAS E LINHAGENS DE AVES PARA CORTE
RELEVO O relevo é o conjunto das irregularidades que a superfície terrestre apresenta.
ANIMAIS DÁLMATAS Escola E . B .2 ,3 de Castro Marim
O CAVALO PURO LUSITANO TRABALHO ELABORADO POR: Anabela Barros
Cão Serra da Estrela O cão Serra da Estrela Das oito raças de cães portugueses o cão "Serra da Estrela" distingue-se pela sua corpulência (65 a 72 cm.
CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Doscente: Prof. Dra. Adriana Pires Neves AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO.
Kelly Pazolini Letícia Reis Pollyana H. Almeida Rafaele C. Negri
APTIDÃO LEITEIRA RAÇAS LEITEIRAS
Pecuária Leiteira Aula 1 – Introdução
MELHORAMENTO GENÉTICO E VARIEDADES.
UNESP IBILCE – São José do Rio Preto
Bergamácia Brasileira
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Dorper, o surgimento da raça
Índice de Desempenho das Raças Registradas no Brasil
RAÇAS LEITEIRAS RAÇAS LEITEIRAS.
Jéssica Faversani Maicon Sgarbossa Moira Schmeng Ricardo Carnieletto
Pecuária Leiteira Aula 2 – Raças
Programa de Melhoramento Genético – EMBRAPA Gado de Corte
Ovinos Douglas Junior Bertoncelli Gabrielli Fiorentin Dedordi
Prof. Eduardo Brum Autores: Ângelo, Édna, Luis Carlos , Renata Tarouco
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
1 Hereditariedade Ligada aos Cromossomas Sexuais OuHeterossomas.
RAÇAS EQÜINAS- 2.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
PUBERDADE Profa. Adriana Pires Neves UNIPAMPA REPROLAB – UFRGS.

Ciências da Natureza 5º ano
Distribuição da Vegetação Brasileira
TIPOS DE CLIMA.
É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar.
ESPÉCIES PISCÍCULAS NO GRANDE LAGO DE ALQUEVA. ESPÉCIES PÍSCICOLAS GASTRONOMIA A PESCA.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo Especialista em Docência Universitária Mestre em Ecologia e Produção Sustentável.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
SISTEMA DE PRODUÇÃO A PASTO: Uso de suplementação em pastagens
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
BOI EUROPEU (Bos taurus taurus)
Origem "A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro,
RAÇAS EQÜINAS. CONCEITO --grupo de animais ou população, originada em um pequeno centro criatório onde se deu sua uniformização. - Os criadores geralmente.
Bubalinocultura MGA.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Ciências da Natureza – 5º ano Variedades de regimes alimentares.
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível I JI e 1º ciclo.
A distribuição da população a nível mundial
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Diversidade nas plantas
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Elefantes TEXTO DIFERENÇAS ARTE E O MARFIM PRESERVAÇÃO FIXAR E CÁLCULO.
Pesos e medidas Profa. Sandra Otoni.
Crescimento VARIAÇÃO: Genética Ambiente Sexo Idade/Tempo NORMAL?
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
VARIÁVEL É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. As variáveis podem ser: Qualitativas: Seus valores são expressos por atributos. Ex: cor da.
Coelhos Coelhos E CADA ANIMAL, UM LOCAL. O NOSSO COELHO
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
# Invernos extremamente frios e bastante longos # Inexistência de Verão # Amplitudes térmicas anuais elevadíssimas # só existe, na prática, uma estação:
RAÇAS DE CAPRINOS.
2 aula – Características e raças de ovinos e caprinos
Transcrição da apresentação:

RAÇAS OVINAS

Ovinos para corte

SUFFOLK

RAÇA SUFFOLK ORIGEM - condados de Suffolk, Norfolk e Cambridge ASPECTO GERAL - grande desenvolvimento corporal, de constituição robusta e de conformação para produção de carne; corpo comprido e musculoso, as extremidades desprovidas de lã e revestidas de pelos negros e brilhantes.

capacidade de adaptação a diferentes climas APTIDÕES – capacidade de adaptação a diferentes climas necessita de alimentação de boa qualidade e em quantidade Prolífera, com índices de nascimento de até 165% Parto fácil, principalmente por causa do formato longo e estreito da cabeça dos cordeiros. Cordeiros com grandes ganhos de peso variando de 250 até 600 gramas ao dia. Rendimento de carcaça de 45 a 48%, de boa conformação e boa cobertura de gordura Os cordeiros nascem inteiramente pretos, e vão branqueando até os 4 a 5 meses de idade. O peso dos machos adultos atinge e ultrapassa os 180 Kg e das fêmeas os 90 kg.

ILE DE FRANCE

RAÇA ILE DE FRANCE ORIGEM - França ASPECTO GERAL - grande formato, constituição robusta e conformação harmoniosa, típica do animal produtor de carne. APTIDÕES - Produz uma carcaça pesada e de muita qualidade, muito precoce. Os cordeiros têm muito bom ganho de peso: aos 60 dias pesam em torno de 20 a 23kg. dos 10 aos 30 dias de idade têm ganho de peso diário médio de 242g dos 30 aos 70 dias têm ganho diário médio de 287g O peso das ovelhas varia de 80kg a 120 kg e dos carneiros de 110 a 160kg. Muito prolífera, atingindo médias de nascimentos de 160%, produzindo cordeiros em diferentes épocas do ano.

TEXEL

RAÇA TEXEL ORIGEM - Holanda. ASPECTO GERAL - é a menor das raças de corte; tamanho médio, tendendo para grande, muito compacto, com massas musculares volumosas e arredondadas, constituição robusta vigor, vivacidade e aptidão predominantemente para produção de carne. Atualmente é considerada uma raça de carne e lã, apesar de uma carcaça de ótima qualidade e peso produz ainda apreciável quantidade de lã.

APTIDÕES - Rústica e sóbria, produzindo bem no sistema extensivo e semi-intensivo. Produz uma ótima carcaça, com gordura muito reduzida. Precoce e em condições de pastagens, entre os 30 e 90 dias de idade, os cordeiros machos têm ganhos de peso médio diário de 300g e as fêmeas de 275 gramas. Aos 70 dias de idade, machos bem formados atingem 27kg e as fêmeas 23kg. Prolífera, pois atinge índices de nascimento de 160%, tendo atingido na França índices de 190 e até 200%. Os carneiros atingem pesos de 110 a 120kg e as fêmeas adultas 80 a 90 kg.

HAMPSHIRE DOWN

RAÇA HAMPSHIRE DOWN ORIGEM – Inglaterra ASPECTO GERAL - Ovino de tamanho grande, conformação harmoniosa e constituição robusta, compacto e musculoso, produtor de carne, um animal que denota vivacidade, agilidade e desembaraço. APTIDÕES - Raça especializada na produção de carne, com carcaça de boa qualidade e de boa capacidade de adaptação aos diferentes meios e regimes de criação Precoce: os cordeiros quando bem alimentados atingem 35 Kg de peso vivo aos 3 ou 4 meses, com rendimentos de carcaça de 45 a 50% com pesos de 14 a 18 Kg As fêmeas são prolíferas, atingindo índices de nascimento de 140%.

POLL DORSET

RAÇA POLL DORSET ORIGEM - Nova Zelândia ASPECTO GERAL - tamanho médio, tendendo para grande, de constituição robusta, evidenciando vigor, e aptidão predominante para produção de carne. É considerada uma raça de carne e lã, apesar de uma carcaça de ótima qualidade e peso, produz ainda lã em quantidade razoável e de boa qualidade.

APTIDÕES - Rústica e sóbria, produzindo bem no sistema extensivo e semi-intensivo. Produz uma ótima carcaça, com gordura muito reduzida. Precoce e em condições de pastagens, entre os 30 e 90 dias de idade, os cordeiros machos têm ganhos de peso médio diário de 300 g e as fêmeas de 275 gramas. Aos 70 dias de idade machos bem formados atingem 27kg e as fêmeas 23kg. Prolífera, pois atinge índices de nascimento de 160%, tendo atingido na França índices de 190 e até 200%. Os carneiros atingem pesos de 110 a 120kg e as fêmeas adultas 80 a 90 kg, já tendo ultrapassado tais pesos.

SANTA INÊS

RAÇA SANTA INÊS ORIGEM - provavelmente originária do cruzamento da raça Bergamácia com ovelhas crioulas e Morada Nova selecionada no nordeste brasileiro devido seu comportamento no pastejo, semelhante ao do caprino, aceitando o pastejo em vegetação arbustiva adaptou-se muito bem àquela região. ASPECTO GERAL - deslanados, de grande porte, mochos, com pelagem variada; machos adultos com peso médio de 90 a 100 Kg e as fêmeas adultas 60 a 70 Kg. APTIDÕES – Produtora de carne e pele; fêmeas prolíferas e boas criadeiras, com freqüentes partos duplos e excelente capacidade leiteira. Adapta-se bem a ambientes com bons recursos forrageiros.

MORADA NOVA

RAÇA MORADA NOVA ORIGEM - Nativa do Nordeste brasileiro, no vale do Rio Jaguaribe, Ceará, adaptou-se muito bem na região da caatinga, quente e seco, visto o seu pequeno porte, ausência de lã e hábitos alimentares ASPECTO GERAL - Animais deslanados, mochos, de pelagem vermelha ou branca; machos adultos com 40/60 kg, fêmeas adultas com 30/50 kg. APTIDÕES - Produção de carne e peles de alta qualidade; ovelhas muito prolíferas, rústicas que se adaptam às regiões mais áridas; desempenha importante função social fornecendo alimentos protéicos às populações rurais destas regiões.

DORPER

RAÇA DORPER ORIGEM – África do Sul ASPECTOS GERAIS – ovino simétrico, bem proporcional ou balanceado, parecendo robusto e musculoso; temperamento calmo, com aparência vigorosa. APTIDÕES – carne e pele. No mercado internacional a pele do dorper é conhecida como Cape Glovers.

BARRIGA NEGRA

Barriga Negra

Barriga Negra Aspecto Geral - Animais possantes e imponentes, com corpo aparentemente anguloso, com ar selvagem. Embora o Barriga-Negra de Barbados seja mocho, a tendência é introduzir chifres no Barriga-Negra brasileiro. Aptidões - Carne e pele. Peso médio - Fêmeas: 43- 55 kg . Machos: 55- 70 kg .

Cabeça Negra Persa

Cabeça Negra Persa Aspecto geral - É a maior raça de ovelhas de garupa gorda. Os animais podem ser semilanados (lã grosseira) ou deslanados. Ambos os sexos são mochos. Cabeça negra, com barbela. Aptidões - Carne e pele. Peso - Fêmeas: 40-60 kg. Machos: 55-75 kg.

Cabugi

Cabugi Aspecto Geral - Ovino tropical, deslanado, mocho em ambos os sexos, de porte médio, excelente conformação corporal, precoce, prolífero, altamente rústico, surgido na região semi-árida do Nordeste brasileiro. Os músculos supranasais e das ganachas estão normalmente contraídos, dando uma aparência de animal silvestre desconfiado. Quando muito gordos, podem apresentar almofada nasal de gordura. Aptidões - Carne e pele. Peso - Fêmeas: 40-50 kg. Machos: 60-80 kg.

Somalis

APTIDÕES - Produção de carne e pele. Fêmeas prolíferas. ADAPTAÇÃO - Animais rústicos, adaptam-se bem às condições climáticas da região semi-árida.

Ovinos para lã

MERINO

RAÇA MERINA ORIGEM – Espanha é uma das raças ovinas mais antigas, sendo a que produz lã mais fina e valiosa. ASPECTO GERAL – animal imponente, bom desenvolvimento corporal e constituição robusta; grande volume de lã. APTIDÕES - lã fina de grande qualidade e valor industrial; elevado grau de rusticidade e se adapta bem em regiões pobres, de clima desfavorável; 80% para a produção de lã fina e 20% para carne.

IDEAL

RAÇA IDEAL ORIGEM – Austrália ASPECTO GERAL – porte médio, bem constituído, com velo de grande volume; conformação bem equilibrada; rústico. APTIDÕES – lã de boa qualidade e valor industrial; em boas condições de alimentação produz um bom cordeiro para o abate.

Romney Marsh

O país de origem do Romney Marsh é a Inglaterra (condado de Kent). A bibliografia cita como aptidão racial do Romney Marsh, 40% lã e 60% carne, os animais são rústicos e apresentam uma boa adaptabilidade em campos baixos e úmidos (Marsh = pântano, charco).

CORRIEDALE

RAÇA CORRIEDALE ORIGEM - Nova Zelândia ASPECTO GERAL – médio porte e altivo, com velo pesado. APTIDÕES – velo pesado, uniforme e com carater; cobre bem todo o corpo, com exceção das virilhas; mechas longas, bem constituídas e definidas; lã branca, de bom toque e lubrificada;

CRIOULA

RAÇA CRIOULA ORIGEM – Sul do Brasil ASPECTO GERAL – tamanho pequeno a médio; com aguçado instinto de defesa, de bom manejo; cara e as extremidades descobertas; APTIDÕES – lã para artesanato e tapeçaria industrial; carne magra, com maciez e sabor diferenciados; pele de qualidade industrial superior, resistente e suave; variedade natural das cores e acentuado comprimento das mechas (pelegos); puberdade precoce.

LEICESTER

RAÇA LEICESTER (BORDER) ORIGEM – Inglaterra APTIDÕES – Carne e lã; O peso do velo das fêmeas adultas varia de 3,5 a 6 Kg com um rendimento de 65 a 80 por cento. O comprimento varia de 12,5 a 25cm com um diâmetro de 30,0 a 38,5 mícrons. O macho adulto pesa em torno de 102-147 Kg e o peso da ovelha varia de 79-124 Kg.

KARAKUL

RAÇA KARAKUL ORIGEM – Ásia Central ASPECTO GERAL – tamanho médio, pouco pesado, vigoroso, alerta, conformação angulosa. Traseiro mais alto e volumoso e cauda gorda. Corpo coberto por pelos compridos com lã mais curta. APTIDÕES – rústica, adapta a diferentes climas, com exceção dos muito úmidos. Especializada na produção de peles. Carne isenta de gordura, muito saborosa.

Ovinos para leite

RAÇA INGAZEIRA ORIGEM – Brasil ASPECTO GERAL – mocho, de grande porte, tronco forte, quartos dianteiros e traseiros grandes e musculosos. APTIDÕES – carne, pele e leite.

RAÇA LACAUNE ORIGEM – França ASPECTO GERAL – tamanho mediano, cabeça estreita, semilanada, úbere saliente. APTIDÕES – leite e carne. Produção de queijo Roquefort.

SERRA DA ESTRELA

RAÇA SERRA DA ESTRELA ORIGEM – Portugal ASPECTOS GERAIS – animal mediano, com úbere saliente APTIDÕES - produção de leite, sendo também apreciável a produção de carne através do borrego de leite