Estudantes Universitários da Geração Y Aluna: Tany I. S. Marin Docente: Profa. Dra. Silvia P. C. Casa Nova Pós-Graduação FEA/USP Disciplina: Metodologia.

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Transcrição da apresentação:

Estudantes Universitários da Geração Y Aluna: Tany I. S. Marin Docente: Profa. Dra. Silvia P. C. Casa Nova Pós-Graduação FEA/USP Disciplina: Metodologia do Ensino na Contabilidade

Quem são os integrantes da geração Y? Chamados de Geração Y ou Geração 2.0 ou Millennials ou “Nativos Digitais” são:  Nascidos entre 1982 e 2002;  Filhos de pais dedicados a carreira;

Quem são os integrantes da geração Y?  Criados com cuidados, nutridos e programados para inúmeras atividades desde muito cedo;  Injeções de autoconfiança.

Características da Geração Y  Geração da tentativa e erro;  Impacientes;  Tecnologia na veia;  Liberdade com os pais e;  Necessidade de ter voz ativa.

Características da Geração Y: Geração da tentativa e erro  Lidam muito bem com as mudanças;  Utiliza o erro como processo de aprendizagem: não tem problema em falhar, em recomeçar, aprender com os erros;  Sentem dificuldade em planejar;  Querem ter liberdade para experimentar coisas novas;  Gostam do improviso.

Características da Geração Y: Impacientes  Carregam uma ansiedade muito grande por aprendizagem;  Nível de ambição alto: de querer ter sucesso;  Não conseguem esperar muito tempo para obter um resultado;  Impaciência para seguir os rituais do mundo corporativo. Depoimento de um aluno do último ano do curso de graduação em Ciências Contábeis: “eu mesmo troco de trabalho a cada seis meses”

Características da Geração Y: Tecnologia na veia Fonte: Pew Research Center, Janeiro 2010.

Características da Geração Y: Tecnologia na veia

Não existe distância, tudo rápido e ao alcance!

Características da Geração Y: Liberdade com os pais  Altas doses de aprovaçao;  Não enfrentam uma barreira no relacionamento com os pais;  Cresceram ouvindo que são especiais.

Características da Geração Y: Necessidade de ter voz ativa  Querem ser incluídos no processo de decisão;  Não querem seguir seus líderes, seja o professor ou o chefe, querem participar com eles;  Sentem a necessidade de saber que suas idéias são levadas em conta;  Não estão comprometidos com uma marca e sim com seus projetos. Em entrevista à Revista Você S/A, a presidente do grupo Foco, Eline Kullock diz: “eles sempre foram incluídos em casa, não adianta...”

O que motiva a geração Y? Os principais fatores que motivam os membros da geração Y, em igual ou maior proporção do que o pacote de remuneração:  Odyssey: proporcionar uma gama de experiências, deixar expandir “asas” e liberar para curtos períodos sabaticos.  Significado, proposito e desafio: proporcionar tarefas desafiadoras, que vao expandir a mente. Os genY querem desafiar a si próprios. Depoimento de um aluno do último ano do curso de graduação em Ciências Contábeis: “aluno USP não quer ficar fazendo trabalho operacional” e “gostamos dos professores que puxam”.

O que motiva a geração Y?  Diversidade: trabalhar assumindo diferentes papéis e junto a seus colegas.  Causa: a maioria dos genY querem que seus empregadores ofereçam algum tipo de retorno à comunidade, aonde estão inseridos ou em qualquer parte do globo.

O desafio: capacitar líderes para Geração Y Atualmente o mercado sofre um apagão por líderes preparados para lidar com esses talentos inquietos. As competências destes líderes devem ser:  Inspirar pelos valores e pelo exemplo e não pelo cargo ou hierarquia;  Liderança generosa, compartilhada e não de seguidores;  Liderar fora da empresa;  Estar em linha com a causa dos seus talentos. O membro da geração Y precisa se inspirar no líder para que ele mereça o seu respeito e admiração.

Fontes de consulta: Herodoto Barbeiro entrevista César Souza no Congresso de RH. orativo_100829&OAS_sitepage=cbn%2Fcolunas%2Fmundocorporativo%2Fplayer Entrevista completa 30 minutos, conteúdo utilizado referente aos primeiros 12 minutos. orativo_100829&OAS_sitepage=cbn%2Fcolunas%2Fmundocorporativo%2Fplayer What motivates gen Y and boomer talent. HarvardBusiness. Aproximadamente 10 minutos Entenda a geração Y. Editora Abril – Revista Você S/A. Aproximadamente 5 minutos OBRIGADA!