COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
A Rejeição nas Organizações
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Psicologia e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Função Aplicação de pessoas:
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Desenvolveu uma teoria acerca das relações interpessoais: Entende que as atitudes que uma pessoa desenvolve, relativamente a outras, são reguladas por.
CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
PSICOLOGIA Profª Dinamara Selbach 201E
Freud e a Psicanálise.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Afinal, o que é PASTORAL da COMUNICAÇÃO?
O MÉTODO PSICANALÍTICO
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
A Contribuição dos Fatores Motivacionais para a Qualidade
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Curso de Gestão de Empresas
Frustração no ambiente de trabalho
Faça uma analogia com o corpo Humano.
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Professora Andréia Vicente
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Abordagem Contingencial da Administração
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
GRUPOS NA PERSONALIDADE
GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Clima organizacional e proposta para melhora do ambiente
Cultura Organizacional
Sigmund Freud ( ).
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Gestão Estratégica de Pessoas
Mecanismos de defesa Sandra Silva.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
Desenvolvimento Interpessoal
Introdução ao processo de aprendizagem
Desenvolvimento Organizacional - DO
Profª Elizangela Felipi
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Abordagem Contingencial da Administração
Relações Humanas Relações Humanas existem desde os primórdios da raça humana. O homem é uma unidade social, então as Relações Humanas se fazem presentes.
MOTIVAÇÃO.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
Somos todos seres sociais
Conceito de Projeção Aula 1- Avaliação psicológica II
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE

Em muitos estudos e pesquisas chegamos à conclusão de que mesmo aquilo que não podemos ver também influencia diretamente na dinâmica e vida organizacional. A busca do funcionamento de uma organização recebe influência permanente daquilo que podemos ver e aquilo que não podemos ver no ambiente em que vivemos, ou na cultura organizacional. Mesmo aquilo que não se manifesta concretamente em uma organização constitui a cultura desta organização, influenciando sua estrutura e funcionamento. A importância está na construção de uma habilidade de compreender as influências do comportamento humano e sua interação grupal na composição do comportamento e dinâmica organizacionais.

O Comportamento Aparente se refere a todos os aspectos do ambiente e da organização que podemos observar: Como os recursos, a tecnologia, o mobiliário, os equipamentos e as estruturas organizacionais. A interação entre as pessoas também é observada e estas relações constituem a cultura organizacional. Em seu livro “Desenvolvimento Organizacional, Foguel aponta que nas relações dos grupos aflora muito mais as conversas sobre os interesses da empresa, esses conteúdos que dizem respeito ao formal e ao concreto da cultura organizacional são aceitos e ficam no claro, no visível. Foguel cita a ilustração apresentada por Stanley Herman(pronunciada na conferência em Vancouver, Canadá 1970), o desenho de um iceberg, denominado “iceberg organizacional” onde todo o aparente da organização seria o topo do iceberg, ou seja, que está acima do nível da água, portanto é o que parece, é aceito.

Já o que está imerso ou “escondido” na parte inferior do iceberg seria o subjacente, ou o não aparente, a sombra da organização. Observe que o comportamento subjacente é a maior parte que constitui a cultura organizacional. Que muitas vezes não é trabalhada ou não é aceita. Incluem-se nesta definição as atitudes, valores, sentimentos, desrespeito, normas grupais, interações, mecanismos de defesa, motivações e desejos. Assim fica compreensível o fato de que este lado inconsciente influencia diretamente a cultura e funcionamento de uma organização.

“Iceberg Organizacional” Missão, Metas, Visão, Objetivos, Tecnologia Tarefas, Mercado, Estrutura, Normas, Finanças, Relacionamento Interpessoal. Atitudes, Valores, Sentimentos, Emoções, Raiva, Medo, Desespero, Alegria, Competência Interpessoal, Interações, Mecanismos de Defesa, Motivações e Desejos Inconscientes, Modalidades Emocionais, Fantasias e impulsos Reprimidos.

O inconsciente é então um depósito de desejos e impulsos que foram reprimidos a favor de viver em harmonia com seus semelhantes e construindo assim a história familiar e social do sujeito. À medida que amadurece o homem vai sublimando ou canalizando estes impulsos para que atuem de forma aceita pelo mundo externo. Freud o pai da psicanálise, citado por Morgan[1], “considera ser a essência da sociedade a repressão do indivíduo e a essência do indivíduo a repressão de si próprio”. Ou seja, os limites impostos pelo mundo externo vão moldando os comportamentos aceitáveis e conseqüentemente cada indivíduo aprende a reprimir seus impulsos que foi assimilando ao longo de sua vida quais serão prejudiciais a si e ao este meio externo. Perceba que esta concepção, remete ao entendimento de o passado influencia o presente através do inconsciente, enfatizando assim a importância de se estudar e analisar estas questões subjacentes tanto em nível da dinâmica de uma organização quanto ao indivíduo enquanto pessoa e profissional.

E a conscientização pelas pessoas desta influência seria a sua liberdade. Freud e seus seguidores criaram formas de auto conhecimento que levam as pessoas a entenderem como na relação com o mundo exterior surgem dimensões ocultas internas. Como as organizações são criadas ou fundadas e mantidas ou preservadas por seres humanos, é evidente que as estruturas ocultas ou subjacentes das pessoas que constituem estes grupos através dos relacionamentos interpessoais, influenciam diretamente esta organização. Portanto podem favorecer melhor entendimento desta organização.