Programa de Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares Prodesc.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCURSO DE PROTÓTIPOS
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Projetos Descentralizados
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Cadastro de Ações de Formação
Recursos humanos e materiais
1.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
CURRICULO +.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Projeto de Apoio à Aprendizagem
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
Fases da Transformação
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
* CONSELHOS ESCOLARES * PROJETO IMIGRAÇÃO ITALIANA * PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO Profª. Josimarie Júlio – Supervisora de Ensino DER ITU - 12/03/2012.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Algumas questões: Quem são nossos alunos do Ensino Médio em relação a:
1 Programa de Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus.
Transcrição da apresentação:

Programa de Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares Prodesc

Abordagem quantitativa, relativa à aprovação de projetos

Aspectos Gerenciais 1- Objetivo: Propor uma alternativa metodológica, que viabilize os objetivos a serem alcançados, propostos no plano de ação da Unidade Escolar ou de uma determinada disciplina ou área do conhecimento,...

através da implementação de projetos pedagógicos com foco de atenção na dualidade do trabalho docente e discente.

2- Prioridades: Os projetos deverão priorizar atividades estritamente curriculares e não aquelas de caráter pontual, de cunho assistencialista, ou aquelas que se configurem como eventos, tais como: concursos, festivais, campeonatos, jogos, passeios. Aspectos Gerenciais

3- Caracterização dos projetos: Os projetos a serem elaborados serão analisados a partir dos seguintes perfis: Aspectos Gerenciais

Projetos alternativos para alunos com defasagem na aprendizagem, utilizando o material disponível no link “Práticas Pedagógicas”; Implementação de ações referentes à Educação Especial;

Implementação de ações pedagógicas referentes às Escolas de Tempo Integral; Implementação de ações pedagógicas referentes às Escolas Indígenas; Implementação de ações referentes ao estudo e pesquisa da memória escolar;

Apoio financeiro aos projetos das “Disciplinas Eletivas” das Escolas de Ensino Integral; Implementação de ações pedagógicas referentes aos CELs; Implementação de ações pedagógicas referentes às Unidades de Ensino da Fundação CASA.

4- Dinâmica de aprovação de projetos Projetos demandados pela Unidade Escolar. Aspectos Gerenciais

Unidade Escolar Diretoria de Ensino CGEB/COFI Elaboração: Corpo Docente Análise: Professor Coordenador Parecer: Diretor ou Vice Triagem: Diretor do NP ou PCNP responsável pelo Prodesc Análise: PCNP da área ou disciplina descrita no projeto Diretor do Núcleo de Finanças (obrigatório) Parecer: Dirigente de Ensino Parecer: Equipe do Prodesc na CGEB Repasse: COFI

4- Dinâmica de aprovação de projetos Projetos demandados pela Diretoria de Ensino. Aspectos Gerenciais

Diretoria de Ensino CGEB COFI Elaboração: Núcleo Pedagógico Análise: Supervisor de Ensino responsável pelo NP Parecer: Dirigente de Ensino Triagem: Equipe do Prodesc na CGEB Análise: Pedagógica: Técnico do currículo na CGEB Financeira: Equipe de gerenciamento do Prodesc Parecer: Equipe do Prodesc Repasse

5- Recomendações Os projetos do Prodesc não são destinados à formação docente, seu público-alvo é única e exclusivamente composto por alunos. Aspectos Gerenciais

Para os projetos que possuem uma pesquisa de campo, evitar o envolvimento de todos os alunos da escola num mesmo dia e em local distante e com vários dias de duração, pois atividades assim organizadas acabam elevando os custos e, consequentemente, provável desaprovação.

Vale lembrar que materiais permanentes, como filmadoras, câmeras fotográficas comuns ou digitais, filmes, DVDs, carrinhos de mão, livros didáticos e paradidáticos, para acervo de biblioteca, e mobiliários não poderão ser adquiridos.

Não deverão ser contratados especialistas para ministrar aulas de longa duração; autoriza-se somente a contratação de especialistas para oficinas, sendo vedada a contratação de palestrantes; e materiais que ofereçam perigo aos participantes (formicida, defensivos agrícolas) não devem ser adquiridos (esse tipo de aquisição exige termo de responsabilidade emitido por um técnico profissional habilitado).

Não se autoriza o pagamento de diárias para pernoite em hotéis, pousadas etc., tanto para alunos quanto para professores.

Somente são autorizadas despesas de transporte e serviços, no caso para alimentação e para as pesquisas de campo realizadas na região geográfica do Estado de São Paulo.

Não se autoriza a liberação de recursos para a realização de pequenas reformas e/ou melhoria da aparência do prédio escolar.