Gerenciamento Financeiro de seu Acordo Cooperativo Pretoria, África do Sul 30 de novembro – 3 de dezembro de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Advertisements

SIAFI SISTEMA INTEGRADO DE ADMINSTRAÇÃO FINANCEIRA - SIAFI
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
ANÁLISE DOS BALANÇOS EXERCÍCIO 2012 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Ações da CGOV/SECONT para emissão do Relatório e Parecer Conclusivo Giovani Loss Pugnal – Contas de Governo Fevereiro/2016 SECONT NA ESTRADA
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Procedimentos de Aprovisionamento da USAID Pretoria, África do Sul 30 de novembro – 3 de dezembro de 2009.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Comissão do Concurso PresidênciaDGP Medicina do trabalho Assessoria de Segurança DGEControladoria Início Publica o resultado final do concurso no Diário.
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
0 ABONO PARA FALHAS. 1.CONCEITO 2.QUEM PODE AUFERIR? 3.MONTANTE PECUNIÁRIO 4. ATRIBUIÇÃO DO ABONO ABONO PARA FALHAS Programa.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor Tributário Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
Orçamento Público – Thiago Ribeiro de Oliveira
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Gestão Estratégica de Custos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES. MEDIDA PROVISÓRIA
SUBGRUPO nº 1 – RECEITAS POR COMPETÊNCIA ANDAMENTOS DOS TRABALHOS Expositor: José Valter Cavalcante.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Engº Eduardo Ulisses Perobelli Chefe do Departamento de Compras.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
BALAN Ç O OR Ç AMENT Á RIO 2012 RECEITASDESPESAS PrevisãoExecuçãoDiferença PrevisãoExecuçãoDiferença RECEITAS CORRENTES , , ,57.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
As Variações do Patrimônio Líquido
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
Contexto Econômico Manutenção do Saldo de Dívidas da União com Bancos Públicos (
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADES 6 Gastos Governamentais (Visão Geral) Prof. Abimael de Jesus Barros Costa Universidade de Brasília (UnB) Faculdade.
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL DESPESA EXECUTADA NO 1º QUADRIMESTRE DE 2012.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
PLANO DE TRABALHO EM PERÍCIA CONTÁBIL
Desde 2007 ARARAQUARA. O CONCEITO Entidade sem fins lucrativos Gerenciada por alunos, com o apoio e assistência de professores do Curso da área de atuação.
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
RESPONSABILIDADES PELO SISTEMA CONTROLE INTERNO CONTROLE INTERNO Ronaldo Ribeiro de Oliveira Auditor Público Externo Secretário-Chefe da Consultoria Técnica.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
PROF. ROGER MÜLLER apres1 DAGEE GESTÃO DE CUSTOS II.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
RELATÓRIO DA CONTROLADORIA ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO DEZEMBRO 2015.
Relatório Financeiro para seu Acordo Cooperativo Pretoria, África do Sul 30 de novembro - 3 de dezembro de 2009.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento Financeiro de seu Acordo Cooperativo Pretoria, África do Sul 30 de novembro – 3 de dezembro de 2009

PADRÕES DO GERENCIAMENTO FINANCEIRO Requerimentos Administrativos para Subvenções e Acordos com Organizações Sem Fins Lucrativos - Circular OMB A Os destinatários devem relatar dados financeiros para dados de desempenho e desenvolver informações de custu unitário sempre que praticável (ORÇAMENTAÇÃO)

PADRÕES DO GERENCIAMENTO FINANCEIRO Requerimentos Administrativos para Subvenções e Acordos com Organizações Sem Fins Lucrativos - Circular OMB A Os sistemas de gerenciamento financeiro dos destinatários devem fornecer o seguinte:  Revelações precisas, atuais e completas dos resultados financeiros de cada projeto federalmente patrocinado  Comparação de gastos com valores do orçamento para cada adjudicação (COMPARAÇÃO ORÇAMENTÁRIA)  Controle e resposabilidade efetivos para todos os fundos, propriedade e outros ativos. Os destinatários devem salvaguardar adequadamente todos os ativos e assegurar que eles sejam usados unicamente para propósitos autorizados.

 Procedimentos por escrito para determinar a racionalidade, alocabilidade e permissibilidade dos custos de acordo com as provisões dos princípios e condições de custo Federais da adjudicação (POLÍTICAS ESCRITAS)  A política de gerenciamento de caixa da tesouraria é limitar o caixa disponível (adiantamentos) às necessidades de desembolso imediata do destinatário (geralmente 30 dias).  Resgistros contábeis incluindo registros contábeis de custo que são apoiados pela documentação fonte. (DOCUMENTAÇÃO ADEQUADA) PADRÕES DO GERENCIAMENTO FINANCEIRO Requerimentos Administrativos para Subvenções e Acordos com Organizações Sem Fins Lucrativos - Circular OMB A-110

Descobertas Pré-Adjucação  Levantamentos Pré-Adjucação – primeiro passo para ver se o subvencionado está pronto para receber fundos  Melhor resolver antes da auditoria formal – como descobertas em levantamentos de pré-adjucação que permanecem na primeira auditoria formal poderiam ter implicações no programa.  Importante inspecionar sua adjucação para assegurar quando ser tratada

Estamos todos no mesmo barco…. Quais foram algumas das descobertas de pré-adjucação? Gerenciamento Financeiro (Número de Organizações) 1.Criar/Atualizar Política Financeira - Apresentar sistema contábil formal/Controles internos (4) 2.Utilizar registros diários (3) 3.Separar conta bancária para fundos da Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) e despesas (4) 4.Gerenciamento de Caixa Seguro e Conta Bancária (3) 5.Criar/Atualizar Política de Viagem (3)

Estamos todos no mesmo barco…. Quais foram algumas das descobertas de pré-adjucação? Gerenciamento Financeiro (Número de Organizações) 1.Atualizar registos contábeis/Corrigir erros contábeis (3) 2.Envolver funcionário financeiro experiente/Ter conta sem signatário (2) 3.Aprimoramentos requeridos para procedimentos de desembolso de caixa - verificação de vagamento, autorização de registro, registro de caixa, etc (2) 4.Aprimoramentos no processo de Auditoria 5.Implementar Software contábil Pastel 6.Compensação de itens vencidos com bancos locais

1.Criar/Atualizar Política de compra (5) 1.Criar/Atualizar Registro de Ativos Fixos (7) Estamos todos no mesmo barco…. Quais foram algumas das descobertas de pré-adjucação? Gerenciamento Financeiro (Número de Organizações)

1.Criar/Atualizar política de RH - Folhas de assiduidade/Apontamento/Procedimentos de licença/Organograma/Regras e responsabilidades explícitas (8) 2.Folhas de assiduidade para diferentes programas (3) 3.Deduzir assistência social e PAYE Estamos todos no mesmo barco…. Quais foram algumas das descobertas de pré-adjucação? Gerenciamento Financeiro (Número de Organizações)

PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADE DE PARCEIROS LOCAIS COM QUAIS QUESTÕES VOCÊ OU SUA ORGANIZAÇÃO DESEJARIA QUE UMA POLÍTICA FINANCEIRA LIDASSE?

11 Políticas e Procedimentos Financeiros Visão Geral do Departamento financeiero -Regras e Responsabilidades -Controles Internos – Separação de tarefas Método Contábil – Caixa ou Apuração Contas Bancárias Gerenciamento de Caixa Pequeno Política de Compra/Aprovisionamento Procedimento de Pagamento Custos Razoáveis, Permissíveis, Alocáveis Custos Não Permissíveis Signatários Autorizados Receitas de Caixa Receitas de Bens e Serviços Viagem e Por Diens Adiantamento Salárias do Pessoal Adiantamentos de Fundo do Pessoal ou Adiantamentos para trabalho/treinamentos Gerenciamento de Ativos Fixos Preparação e Aprovação de Orçamento Folha de Pagamento Política de Auditoria Relatório Financeiro Relatórios Financeiros Mensais Relatórios Externos Doadores/Relatório Anual

Dúvidas?