POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro entre Assistência Social e Saúde: Saneamento e Pobreza Capacitação 2013 Dia 20/03/2013.
Advertisements

Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Conferência de Assistência Social – ano 2013
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Política de Assistência Social
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Centro de Referência de Assistência Social
TEMA: CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECIAS “Missão Institucional” “Garantir a promoção e defesa dos direitos e a assistência.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Da Descentralização da Gestão e Instâncias de Pactuação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
No Sistema Único de Assistência Social Marcos Regulatórios Ana Carina do Prado Ávila Verbisck Gestora de ações sociais- Psicóloga CAGSUAS- SUPAS - SETAS/MS.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Oficina sobre Vínculo SUAS – 09/06/2009 VÍNCULO SUAS.
Controle Social da Política de Assistência Social Reunião Ampliada do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul – CEAS/MS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública

Normativas da Política de Assistência Social de MS Constituição Federal, 1988; N° 8.742, de 7 de dezembro de 1993 (LOAS) e de 06 de julho de 2011; Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 (Pessoa com Deficiência); N° 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA); N° de 01 de outubro de 2003 (IDOSO); Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004); Norma Operacional Básica (NOB/SUAS/2012)

POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS Visa estabelecer diretrizes gerais para nortear as linhas de atuação com centralidade na família e promover meios para melhoria de condições de vida das populações excluídas;

POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS Determina a estrutura para o desenvolvimento das ações do SUAS de forma integrada às políticas setoriais, voltada à diminuição das desigualdades e garantia dos mínimos sociais, visando à universalização dos direitos.

A POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS : A POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS : Pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite de MS (CIB/MS), que se constituem como espaços de interlocução de gestores, instâncias diferenciadas dos Conselhos e responsáveis por pactuar procedimentos de gestão; Aprovada pelo Conselho Estadual de Assistência Social de MS (CEAS/MS) – que é o órgão estadual de deliberação colegiada e de caráter permanente, normativo e fiscalizador da Política Estadual da Assistência Social.

POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS Finalidade: desenvolvimento de ações sociopolíticas com as organizações dos usuários, visando ampliar a participação popular e o controle social.

POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS Objetiva redimensionar, normatizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social em MS, em consonância com o sistema descentralizado e participativo, denominado SUAS.

REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DE MS REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DE MS

SUMÁRIO PEAS/MS 1- APRESENTAÇÃO 2- INTRODUÇÃO 3- ANÁLISE SITUACIONAL Aspectos históricos Demografia

SUMÁRIO PEAS/MS 3- Continuação ANÁLISE SITUACIONAL Famílias e indivíduos; Pessoas com deficiência; Populações tradicionais: indígenas, comunidades quilombolas e comunidades negras, ribeirinhos, fronteiriços, agricultores familiares, acampados, assentados, catadores de material reciclável, condição análoga à de escravo e ciganos; Aglomerados subnormais.

SUMÁRIO PEAS/MS SUMÁRIO PEAS/MS 4- POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 4.1- PRINCÍPIOS 4.2- DIRETRIZES 4.3- OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivos Específicos 4.4- USUÁRIOS 4.5- ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MS E AS PROTEÇÕES AFIANÇADAS Proteção Social Básica Proteção Social Especial Proteção Especial de Média Complexidade Proteção Especial de Alta Complexidade

SUMÁRIO PEAS/MS 5- GESTÃO DA POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA PERSPECTIVA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS 5.1- SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL 5.2- VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL Informação Monitoramento Avaliação 5.2- GESTÃO DO TRABALHO 5.3- CONTROLE SOCIAL 5.4- FINANCIAMENTO

ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública GESTÃO MUNICIPAL DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS

METAS A SETAS tem como uma das metas prioritárias estabelecidas no Pacto de Aprimoramento da Gestão da Assistência Social em Mato Grosso do Sul, o apoio técnico aos municípios. Considerando o início do novo mandato municipal, momento de desafios, mudanças e reorganização da Gestão Municipal, apresenta a Cartilha: Gestão Municipal da Política de Assistência Social no Sistema Único de Assistência Social.

OBJETIVO Oferecer as informações básicas sobre os aportes legais que norteiam a execução da Política de Assistência Social; Conceitos e orientações essenciais para o desenvolvimento de ações que garantam o atendimento adequado aos usuários desta Política; Elemento importante para a implementação do modelo de gestão, na perspectiva do SUAS.