Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Advertisements

Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Aplicação do Find Risk: The Diabetes Risk Score
Estudo de coorte retrospectivo
MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador:
EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE EM ARACAJU/SE NO PERÍODO DE 1984 A 2006
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A ÁREA DE SAÚDE NOÇÕES BÁSICAS
PREVALÊNCIA DE DOENÇA VASCULAR EXTRACRANIANA EM PACIENTES NEFROPATAS
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS:
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Projeto de pesquisa Natal 2006
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
Suzana E Tanni, Paula A B de Camargo, Nathalie I Iritsu, Massaki Tani e Irma Godoy A divulgação sobre os riscos do tabagismo mudou o conhecimento dos fumantes.
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
Abuso de álcool e drogas no transtorno bipolar: aspectos clínicos e tratamento Fabiano G. Nery Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) - Depto de Psiquiatria.
1/10 Avaliação da estrutura do resumo de 67 temas livres Maceió 2007 Aldemar Araujo Castro.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO AGOSTO/2007 BELO HORIZONTE Dr. Antônio Dórea.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores Fernando Martins Carvalho.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
PROJETO: TREINAMENTO DE MULTIPLICADORES DE GINÁSTICA HARMÔNICA
LEVANTAMENTO DA MORBIMORTALIDADE EM IDOSOS COM FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL EM TUBARÃO/SC Área de conhecimento: Medicina Fernanda Carolina Exterhötter Branco,
UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT.
Estratégias de Enfrentamento nos Distúrbios da Voz
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
O desafio em ajudar o paciente a parar de fumar
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise dos resultados da implantação do Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (MS/INCA) em Unidade de Saúde (SUS) de Curitiba- Pr Luci Bendhack.
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Autores: Lília Paula de Souza Santos Fábio Silva de Carvalho
Lídia Andrade Lourinho
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem AUTO-EXAME DAS MAMAS E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES.
Medidas de Saúde Coletiva
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
O Estudo Platino e sua implicção em políticas de Saúde Pública
ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLCA CPI DA PEDOFILIA
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
ESQUIZOFRENIA.
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.
PERCEPÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE ESTOMIZADOS ACERCA DA AUTONOMIA DO CUIDADO Sandra de Nazaré Costa Monteiro Manuela Costa Melo Joyce Silva Santos Ivone.
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DIABÉTICAS INSULINODEPENDENTES DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA LARISSA FLÔR ARAÚJO MICHELLE.
CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos,
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
CUSTOS DO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas, Florene Vale dos Anjos, Jennifer.
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM SERVIDORES PÚBLICOS Introdução Os transtornos mentais estão em contínuo aumento no mundo moderno. As doenças mentais causam mais.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
PREVENTIVO DO CÂNCER GINECOLÓGICO: CONHECIMENTO E ADESÃO DAS MULHERES À REALIZAÇÃO DO EXAME (PUIC) Área de conhecimento: Ciência da Saúde Curso de Enfermagem.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania Departamento de Administração Penal Gerência de Apoio Psiquiátrico DIAGNÓSTICO DO.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Medidas de Ansiedade e Depressão através do questionário HAD em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Transcrição da apresentação:

Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes. Autores: Thuani Mª N. Campanha, Luana R. Bernardes, Patrícia C. B. de Rezende, Valdir Campos. Universidade Federal do Espirito Santo - UFES. Palavras chave: alcoolismo, tabagismo, instrumentos de avaliação, comorbidades. Introdução: O consumo de álcool e tabaco estão associados a complicações clínicas, psicológicas e sociais. Os questionários AUDIT e FAGERSTROM, por serem de fácil e rápida aplicação, podem ser utilizados como instrumentos de rotina para rastreamento de casos com problemas relacionados ao uso de álcool e dependência de tabaco e adoção de medidas preventivas. Objetivos: O objetivo deste estudo é verificar a utilidade de instrumentos de avaliação, a prevalência dos problemas relacionados ao uso de álcool, dependência de tabaco, fatores sócio-demográficos e a variabilidade nas patologias entre os pacientes internados na unidade de clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes – HUCAM - UFES, para propiciar dados e futuras intervenções na população em estudo. Métodos: O estudo foi realizado no período de 06 a 10 de agosto de 2015 e foram incluídos 26 pacientes internados na unidade de clínica médica. Foram excluídos pacientes menores de idade, Após serem convidados a participarem do estudo, os pacientes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam a um questionário com dados sócio-demográficos. Em seguida foram aplicados os questionários AUDIT e FAGERSTRÖM como instrumentos de identificação de problemas com o consumo de álcool e tabaco, respectivamente. Foi utilizado como banco de dados e instrumento de análise estatística o aplicativo SPSS – Statiscal Package for the Social Sciences. A pesquisa foi conduzida de acordo com a Resolução CNS 466/12 e aprovada pelo comitê de ética em pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFES. Resultados: Foram entrevistados 26 pacientes, sendo 42,3% do sexo masculino e 57,7% do sexo feminino, sendo: 50% dos pacientes na faixa etária de mais de 60 anos, 50% casados, 46,2% com ensino fundamental incompleto. As internações ocorreram devido a patologias nas áreas de: cardiologia (23,1%), pneumologia (19,2%), Hematologia (19,2%), gastroenterologia (11,5%), infectologia (15,4%), Clínica Médica (7,7%) e reumatologia (3,8%). A grande maioria dos pacientes apresentam mais de duas comorbidades clínicas. Do total da amostra do estudo: o AUDIT foi posiitivo para 26,9%, sendo que a frequência ocorreu apenas no sexo masculino, e o FAGERSTROM foi positivo para 19,2% dos pacientes internados, sendo que no sexo masculino a frequência foi de 27,3% e no sexo feminino de 13,3%. As doenças mais prevalentes foram: pneumopatia crônica, bronquectasias, tuberculose e HAS. Conclusões: As internações ocorreram em patologias pulmonares e cardíacas, sugerindo que tanto o álcool quanto o tabaco podem estar contribuindo para o agravamento das patologias e repetidas internações hospitalares, já que estas substâncias acometem, principalmente, estes sistemas orgânicos. Os questionários AUDIT e FAGERSTRÖM, por serem de fácil e rápida aplicação, podem ser utilizados como instrumentos de rotina para rastreamento de casos com problemas relacionados ao uso de álcool e dependência de tabaco e adoção de medidas preventivas. Referências -FIGLIE, N.B. et al. The frequency of smoking and problem drinking among general hospital inpatients in Brazil - using the AUDIT and Fagerström questionnaires. São Paulo Med J/Rev Paul Med, 118(5): , FIGLIE, N.B. et al. AUDIT identifica a necessidade de interconsulta específica para dependentes de álcool no hospital geral? J. bras. Psiq.46 (11): ,1997. Distribuição por setor de internação. Resultados dos instrumentos 15,4% 3,8% 11,5% 19,2% 7,7% 19,2% 23,1%

Medidas de Ansiedade e Depressão através do questionário HAD em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes. Autores: Thuani Mª N. Campanha, Luana R. Bernardes, Patrícia C. B. de Rezende, Ronaldo de Oliveira. Jr., Valdir Campos. Universidade Federal do Espirito Santo - UFES. Palavras chave: ansiedade, depressão, escala de avaliação.. Introdução: A depressão está comumente associada a doenças clínicas e essa associação predispõe a um aumento de morbidade e de mortalidade. A escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD) possui sete itens de múltipla escolha para avaliação de ansiedade e sete para avaliação de depressão, sendo desenvolvida com a finalidade de ser aplicada em pacientes não-psiquiátricos com morbidades clínicas Objetivos: O presente estudo objetiva verificar a prevalência da ansiedade e depressão entre os pacientes internados na unidade de clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado com uma amostra de 26 pacientes, entrevistados entre os dias 06 e 10 de agosto de Os concordantes e em condições assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam a um questionário com dados sócio-demográficos e ao questionário HAD como instrumentos de identificação de ansiedade e depressão. Foi utilizado como banco de dados e instrumento de análise estatística o aplicativo SPSS – Statiscal Package for the Social Sciences. A pesquisa foi conduzida de acordo com a Resolução CNS 466/12 e aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da UFES. Referências -BOTEGA, N.J. et al. Transtornos do humor em enfermaria de clínica médica e validação de escala de medida (HAD) de ansiedade e depressão. Rev. Saúde Pública, 29(5), ROY, A. et. al. Depression Among Alcoholics. Archives Of General Psychiatry, 48, , TENG, C.T.; HUMES, E.C.; DEMETRIO, F.N..Depressão e comorbidades clínicas. Rev. Psiq. Clín. 32 (3); , 2005 Conclusão:. A depressão tem sido associada a doenças clínicas crönicas e morbimortalidade. Neste estudo a ansiedade foi mais prevalente, o que pode indicar possíveis fatores associados ao enfrentamento do adoecimento e hospitalização. A utilização de um instrumento simples como o HAD pode auxiliar a equipe assistencial no diagnóstico precoce, abordagem psicossocial e tratamento dos distúrbios de ansiedade e depressão. Prevalência de depressão por sexo. Prevalência de ansiedade por sexo. Resultados: A maioria dos pacientes é do sexo feminino (57,7%), com mais de 60 anos (50%), casados (50%), com ensino fundamental incompleto (46,2%). Do total da amostra do estudo: 34,6% reuniram critérios da escala HAD para ansiedade (46,7% nas mulheres e 18,2% nos homens) e 15,4% reuniram critérios para HAD para depressão (18,2% nos homens e 13,3% nas mulheres). Tanto a ansiedade como a depressão foram mais prevalentes em paciente com idade acima de 61 anos. % %